quinta-feira, 28 de abril de 2011

Museu da TAM – São Carlos, SP


O Museu Asas de um Sonho, mais conhecido como Museu da TAM, está localizada na cidade  de São Carlos, SP, e é o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada.
O museu é o resultado do sonho do comandante Rolim Adolfo Amaro (fundador da TAM Linhas Aéreas, falecido em 2001e de seu irmão João Francisco Amaro.

 Inaugurado em Novembro de 2006 com um acervo original de  32 aeronaves, o museu está instalado em área do Centro Tecnológico da TAM, anexo ao Aeroporto de São Carlos.

Entre os destaques estão o Lockheed Super H Constellation da Panair do Brasil, o primeiro a fazer viagens transcontinentais, réplicas do14-bis e do Demoiselle, o caça alemão Messerschmitt Bf 109 e o caça Republic P-47 Thunderbolt, utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB (“Senta a Pua”) na Segunda Guerra Mundial.
Me 109 da Luftwaffe, pintado para operação no deserto do Sahara

Rô Tarnovski em frente do Fairchild PT-19. Aviões idênticos foram usados na antiga Escola de Aeronáutica dos Afonsos, precursora da Academia da Força Aérea.
Estão também em exposição os holandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100 (primeiro jato da empresa), que foram utilizados pela TAM no seu início como linha aérea.
Fokker 100 - primeiro jato operado pela TAM
A idéia do museu começou em 1996, depois que os irmãos Amaro terminaram a restauração de um antigo Cessna 195. Eles decidiram comprar algumas aeronaves clássicas e mantê-las nas proximidades de São Paulo, com a finalidade de usá-las nos finais de semana, com amigos.
Cessna 195 - primeiro avião restaurado pelos irmãos Amaro
A partir daí começou a pequena coleção que se  tornou um museu representativo da memória da aviação brasileira e mundial, mantido pela Educação Assistência e Cultura (Eductam) uma associação sem fins lucrativos, fundada pela TAM em 23 de dezembro de 1991, para administrar os programas sociais da empresa.
CAP 4 - "Paulistinha", da Marinha. Estas aeronaves de treinamento primário, projetadas e construídas pela antiga Companhia Aeronáutica Paulista, foram responsáveis pela formação de milhares de pilotos brasileiros.
Apesar de ser bastante recente, o Museu esteve em obras a partir de Julho de 2008, expandindo sua antiga área coberta de 9,5 mil m²  para mais de 20 mil m².
Lockheed Super H Constellation, da Panair do Brasil, referência em vôos transcontinentais.
Reaberto em Junho de 2010, o espaço conta com 96 aeronaves expostas, entre elas o hidroavião Jahu, o caça Mirage III, o monomotor brasileiro Regente (que fará parte de uma Galeria dos Aviões Brasileiros), entre muitos outros.
Embraer AT-26 Xavante, avião de ataque ao solo, anti-guerrilha e de treinamento avançado, utilizado pela FAB durante décadas.
O Comte. Rolim Amaro era também um apaixonado por motocicletas, especialmente as Harley-Davidson. 

O Centro Tecnológico da TAM é utilizado na manutenção dos jatos da empresa, prestando serviços idênticos para outras empresas aéreas.
Um Airbus A319 da Lan - Chile, em manutenção no Centro Tecnológico da TAM.
Veja mais fotos aqui.
Atualização em 31/1/2016. O Museu fechou as portas e não tem prazo para reabrir. Veja a notícia aqui.

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