O Museu Asas de um Sonho, mais conhecido como Museu da TAM, está localizada na cidade de São Carlos, SP, e é o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada.
O museu é o resultado do sonho do comandante Rolim Adolfo Amaro (fundador da TAM Linhas Aéreas, falecido em 2001) e de seu irmão João Francisco Amaro.
Inaugurado em Novembro de 2006 com um acervo original de 32 aeronaves, o museu está instalado em área do Centro Tecnológico da TAM, anexo ao Aeroporto de São Carlos.
Entre os destaques estão o Lockheed Super H Constellation da Panair do Brasil, o primeiro a fazer viagens transcontinentais, réplicas do14-bis e do Demoiselle, o caça alemão Messerschmitt Bf 109 e o caça Republic P-47 Thunderbolt, utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB (“Senta a Pua”) na Segunda Guerra Mundial.
Me 109 da Luftwaffe, pintado para operação no deserto do Sahara |
Rô Tarnovski em frente do Fairchild PT-19. Aviões idênticos foram usados na antiga Escola de Aeronáutica dos Afonsos, precursora da Academia da Força Aérea. |
Estão também em exposição os holandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100 (primeiro jato da empresa), que foram utilizados pela TAM no seu início como linha aérea.
Fokker 100 - primeiro jato operado pela TAM |
A idéia do museu começou em 1996, depois que os irmãos Amaro terminaram a restauração de um antigo Cessna 195. Eles decidiram comprar algumas aeronaves clássicas e mantê-las nas proximidades de São Paulo, com a finalidade de usá-las nos finais de semana, com amigos.
Cessna 195 - primeiro avião restaurado pelos irmãos Amaro |
A partir daí começou a pequena coleção que se tornou um museu representativo da memória da aviação brasileira e mundial, mantido pela Educação Assistência e Cultura (Eductam) uma associação sem fins lucrativos, fundada pela TAM em 23 de dezembro de 1991, para administrar os programas sociais da empresa.
Apesar de ser bastante recente, o Museu esteve em obras a partir de Julho de 2008, expandindo sua antiga área coberta de 9,5 mil m² para mais de 20 mil m².
Lockheed Super H Constellation, da Panair do Brasil, referência em vôos transcontinentais. |
Reaberto em Junho de 2010, o espaço conta com 96 aeronaves expostas, entre elas o hidroavião Jahu, o caça Mirage III, o monomotor brasileiro Regente (que fará parte de uma Galeria dos Aviões Brasileiros), entre muitos outros.
Embraer AT-26 Xavante, avião de ataque ao solo, anti-guerrilha e de treinamento avançado, utilizado pela FAB durante décadas. |
O Comte. Rolim Amaro era também um apaixonado por motocicletas, especialmente as Harley-Davidson.
O Centro Tecnológico da TAM é utilizado na manutenção dos jatos da empresa, prestando serviços idênticos para outras empresas aéreas.
Um Airbus A319 da Lan - Chile, em manutenção no Centro Tecnológico da TAM. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário