Militares da Guarda Costeira dos EUA fazendo a abordagem |
Navios da Marinha dos EUA apreenderam cerca
de 1.400 fuzis AK-47 e 226.600 cartuchos de munição em um navio de pesca
apátrida (sem bandeira) no norte do Mar da Arábia, em uma abordagem de rotina no dia 20 de dezembro, segundo comunicado 5ª Frota da Marinha americana.
Os navios de patrulha da Marinha dos EUA, USS Tempest e USS Typhoon, encontraram as armas durante uma busca realizada por pessoal da Guarda Costeira dos EUA, de acordo com regras do direito internacional. As armas e munições ilícitas foram posteriormente transportadas para o contratorpedeiro USS O’Kane, onde aguardam a disposição final.
USS Tempest |
Os cinco tripulantes da embarcação se identificaram como cidadãos iemenitas e serão devolvidos ao Iêmen.
Depois de remover a tripulação e a carga ilícita, foi determinado que o navio apátrida era um perigo para a navegação comercial e afundado a tiros de canhão.
As forças navais dos EUA realizam regularmente operações de segurança marítima no Oriente Médio para garantir o livre fluxo do comércio legítimo e interromper o transporte de carga ilícita que muitas vezes financia o terrorismo e outras atividades ilegais. Os navios de guerra da Marinha dos EUA operando na região da 5ª Frota apreenderam aproximadamente 8.700 armas ilícitas em 2021.
O cruzador USS Monterey apreendeu dezenas de mísseis guiados antitanque de fabricação russa, milhares de rifles de assalto chineses Tipo 56 e centenas de metralhadoras PKM, rifles de precisão e lançadores de granadas propelidos por foguete de um navio sem bandeira, em trânsito no Mar da Arábia em maio.
Convés do USS Monterey e as armas apreendidas |
USS Winston S. Churchill |