terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma Milha em Cada Cinco Milhas - Derrubando o Mito

A cada dia vemos mais motociclistas brasileiros rodando pelas rodovias americanas. Quase todas as vezes que falo com alguém sobre esta experiência, ouço o comentário de que as rodovias norte-americanas são construídas de forma a que uma milha em cada cinco milhas da estrada tem que ser uma reta, que seria usada como pista de pouso, em caso de guerra ou outra emergência do gênero.

Conhecendo a maior parte dos Estados Unidos e tendo rodado dezenas de milhares de milhas por lá (de carro ou de motocicleta), sei que esta afirmativa não é verdadeira. Mas sempre fiquei curioso em saber de onde vinha este mito, tão divulgado na internet, entre outras fontes.

Encontrei uma explicação, feita pelo historiador Richard F. Weingroff, que é funcionário da Federal Highway Administration - Office of Infrastructure (Administração Federal de Rodovias - Escritório de Infraestrutura).

O mito surgiu em função de um acordo operacional existente nas décadas de 1930 e 1940 entre a então Administração de Estradas Públicas e o Departamento de Aviação do Exército (ainda não existia a Força Aérea como orgão independente), para a construção de pistas de pouso por todo os Estados Unidos. As pistas foram construídas próximo de estradas, para facilitar o acesso. Nos postos de gasolina das proximidades eram estocados tambores com gasolina de aviação, para o caso de necessidade.

Foto montagem


As pistas variavam muito em seu comprimento. As menores tinham 46 m de largura e 1,200 m de comprimento. O comprimento aumentava em 150 m para cada 300 m de elevação acima do nível do mar. As pistas foram projetadas para acomodar os aviões de caça e os bombardeiros médios e pesados da época (B-17 e B-24).

Os benefícios do programa não eram destinados só para fins militares, pois poderiam ser usados por aviões comerciais, também, em caso de emergência.

Quando o Federal Highway Act de 1956 foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Pres. Eisenhower, a lei não tinha qualquer provimento para a construção de pistas de pouso/decolagem, nem mencionavam as retas de 1 milha a cada 5 milhas de rodovia. Da mesma forma, nenhuma outra lei federal foi aprovada, depois disso, fazendo qualquer menção a pistas para aeronaves.

Como a maioria das rodovias, fora das regiões urbanas, tem torres de transmissão de energia elétrica nas sua proximidades, a utilização de rodovias como pista de pouso emergencial cria um perigo inerente, tanto para os aviões como para os veículos que transitam por elas.

O resto, é puro mito.

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