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domingo, 29 de novembro de 2020

Boeing 747, meu Jumbo preferido.

 

Apresentação do primeiro B-747 em 30/9/1968

O Boeing 747 “Queen of the Skies” é um avião comercial e de carga de longo alcance fabricado pela Boeing Commercial Airplanes, em Seattle, nos Estados Unidos. Foi o primeiro avião “wide body”.

Depois de começar a operar o Boeing 707 em outubro de 1958, a Pan American Airways queria um jato duas vezes e meia maior, para reduzir o custo do assento em 30% e democratizar as viagens aéreas.

Em 1965, Joe Sutter, projetista da Boeing, deixou o programa de desenvolvimento do 737 para liderar uma equipe de 4.500 engenheiros e projetar o 747, o primeiro avião de corredor duplo do mundo.

Em abril de 1966, a Pan Am encomendou 25 aeronaves 747-100 e no final de 1966, a Pratt & Whitney concordou em desenvolver seu JT9D, um turbofan de bypass alto.

Em 30 de setembro de 1968, o primeiro 747 foi apresentado na nova  fábrica da Boeing em Everett, estado de Washington, construída sob encomenda para a fabricação do 747 e que ainda é  o maior edifício do mundo em volume (13.385.378 metros cúbicos em 399.480 metros quadrados).

O primeiro vôo ocorreu em 9 de fevereiro de 1969 e o 747 foi certificado pela FAA em dezembro daquele ano. Entrou em serviço com a Pan Am em 22 de janeiro de 1970; foi o primeiro avião apelidado de "Jumbo Jet".

O primeiro B-747 está no museu da Boeing, perto de Seattle, WA.

1.558 aeronaves Boeing 747 já foram entregues a 95 operadores em todo o mundo e a fábrica continua a construí-los.  

Cerca de 430 Jumbos continuam voando nos dias atuais, sendo a Atlas Air seu maior operador atual com 43 unidades em operação, seguido da UPS com 31 aeronaves.


Historicamente, o maior operador foi a Japan Airlines, com uma frota de 108 Boeing B-747, utilizados por 41 anos, até 2011.

A Varig operou 12 Boeing 747 em três versões entre 1981 e 1994.

Eu voei o 747 pela primeira vez em fevereiro de 1972 pela Delta Airlines, no trecho  de Dallas para Miami, em uma viagem de retorno para o Brasil.

O vídeo abaixo mostra uma sequencia de pousos e decolagens de 747s na Europa. Todas as filmagens foram feitas no ano de 2020.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

de Havilland DH-98 Mosquito: 80 anos do primeiro voo

                         

O de Havilland DH-98 Mosquito é uma aeronave de combate multiemprego bimotor, introduzida durante a Segunda Guerra Mundial. Incomum pelo fato de sua estrutura ser construída principalmente de madeira, foi apelidada de "Maravilha da Madeira" ("Wooden Wonder", em inglês). 

Em 1941, era uma das aeronaves operacionais mais rápidas do mundo.

O protótipo fez o primeiro voo em 25 de novembro de 1940 e entrou em serviço ativo na Royal Air Force (RAF) em 15 de novembro de 1941

Originalmente concebido como um bombardeiro rápido, o uso do Mosquito evoluiu muito durante o conflito sendo empregado em muitas funções: bombardeiro tático diurno de baixa a média altitude, bombardeiro noturno de alta altitude,  caça diurno ou noturno, caça-bombardeiro, ataque marítimo e foto-reconhecimento. 

Também foi usado pela British Overseas Airways Corporation como um transporte rápido para cargas pequenas e de alto valor entre países neutros, através do espaço aéreo controlado pelo inimigo. A tripulação era composta de piloto e navegador/bombardeador, sentados lado a lado. Um único passageiro podia viajar no compartimento de bombas da aeronave quando necessário.

O Mosquito voou com a RAF e outras forças aéreas aliadas na Europa. O Mosquito também foi operado pela RAF no teatro do sudeste asiático e pela Real Força Aérea Australiana durante a Guerra do Pacífico. 

Apesar da construção aeronáutica em madeira já ser considerada antiquada por alguns, a de Havilland acreditava que o sucesso com as técnicas de construção usadas para o DH-91 Albatross poderiam repetir-se no projeto de um bombardeiro rápido e leve, usando a técnica monocoque-sanduíche. 


Os argumentos a favor disso incluíam a rapidez na construção do protótipo, rápido desenvolvimento, minimização do tempo de construção do gabarito e emprego de uma categoria separada de força de trabalho. 

A fuselagem monocoque com compensado de três camadas (folha-balsa-folha) e as asas inteiras com revestimento de tecido aplicado com dope proporcionariam excelente desempenho aerodinâmico e baixo peso, combinados com resistência e rigidez. 


Ao apresentar seus argumentos, Geoffrey de Havilland, fundador e presidente da de Havilland financiou diretamente sua idéia até um estágio bem avançado do projeto, que foi um sucesso além de todas as expectativas. O bombardeiro inicial e as versões de foto-reconhecimento eram extremamente rápidas, enquanto o armamento das variantes subsequentes foi considerado bastante ofetivo.

A variante mais produzida, designada FB Mk VI (caça-bombardeiro modelo 6), era movida por dois motores Merlin Mk 23 ou Mk 25 acionando hélices hidromáticas de Havilland de três pás. 

O armamento fixo típico era composto de quatro metralhadoras Browning .303 e quatro canhões Hispano de 20 mm, enquanto a carga ofensiva consistia em até 910 kg de bombas, ou oito foguetes RP-3 não guiados.

A seção oval da fuselagem  é constituídao de um casco monocoque sem moldura construído em duas metades verticalmente separadas e formadas sobre um molde, com utilização de madeira balsa contrachapada. 

Em áreas geralmente menores, mas sujeitas a muito esforço, como em torno de aberturas e zonas de fixação, madeiras mais fortes, incluindo abetos de qualidade aeronáutica, substituíram o núcleo de balsa. As principais áreas da parede da fuselagem tinham apenas 14 mm de espessura. Juntamente com reforços em madeira de construção laminada, a cobertura compensada conferia grande rigidez e resistência à torção.

A construção da fuselagem em  metades separadas aceleraram a construção, permitindo o acesso de outros trabalhadores, conforme o trabalho progredia. Isto incluía a instalação de mecanismos de comando e cabeamento.

O acabamento final era uma cobertura de tecido aplicado com dope de vermelho, seguidas de dope de prata e pela tinta de camuflagem final.

As asas são totalmente construídas em madeira com uma única unidade estrutural em toda a envergadura, sem junta longitudinal central. Em vez disso, as longarinas iam de uma asa à outra.

No total 7.781 DH-92 Mosquito foram construídos e entregues, dos quais 6.710 durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos 1950 o Mosquito foi gradativamente substituído na RAF pelo jato English Electric Canberra e sua carreira foi encerrada definitivamente em 1963. 

Várias unidades ainda estão presentes em museus, principalmente na Inglaterra e nos EUA, com poucas aeronaves ainda em condição de voo.

Características

  • Tripulação: piloto e bambardeador/navegador
  • Comprimento: 13,56m
  • Envergadura: 16,51m
  • Altura: 5,31m
  • Peso vazio: 6.486kg
  • Peso máximo de decolagem: 11.340kg
  • Motorização 2xRolls-Royce Merlin 76, V-12 arrefecido a líquido, 1.710 hp. Um dos motores era equipado com um soprador para pressurização da cabine.
  • Hélice: tripá, velocidade constante
  • Velocidade máxima: 668 km/h a 28.000 pés.
  • Teto de serviço: 37.000 pés
  • Alcance máximo: 2.100 km
  • Armamento: até 1.800kg (quatro metralhadoras Browning .303 e quatro canhões Hispano de 20 mm, além de 910kg em bombas).

O DH-98 Mosquito é bastante apreciado por aeromodelistas que gostam de modelos militares da Segunda Guerra Mundial.



Harley-Davidson: mitos e lendas

 

Como acontece com qualquer grande instituição, a história da Harley-Davidson contém várias lendas. Acontece que nem tudo o que você ouviu é necessariamente verdade.

Por exemplo, os fundadores originais da H-D foram creditados com a declaração de que eles começaram a empresa para “tirar o trabalho do ciclismo”. Essa declaração não apenas implica que a Harley-Davidson inventou a motocicleta, mas não há evidências de que ela tenha sido dita ou escrita. As motocicletas já haviam se estabelecido como meio de transporte em 1903, como os fundadores sabiam.

Algumas pessoas dizem que a Harley-Davidson começou como uma empresa de bicicletas que, eventualmente, passou a produzir motocicletas. Na verdade, William S. Harley e Arthur Davidson começaram com motocicletas que deveriam ser diferentes das bicicletas motorizadas. A Harley-Davidson produziu bicicletas, mas no futuro, de 1917 a 1921.

O próprio Museu da Harley-Davidson em tempos mais recentes encontrou-se no meio do que se tornou uma verdadeira lenda quando adquiriu a famosa “motocicleta de Elvis” (Harley KH 1956 de Elvis Presley). “Relatórios” abundam sobre a moto sendo descoberta em vários celeiros por toda a América, com os Arquivos competindo contra celebridades com bolsos cheios pela motocicleta. Na verdade, a motocicleta foi dada por Presley a seu amigo Fleming Horne, que decidiu que a Motor Company deveria ficar com ela. Um acordo foi fechado e, em 1995, a motocicleta encontrou seu lar permanente nos Arquivos do Museu da Harley-Davidson.

Outro mito persistente é que a Fat Boy de 1990 recebeu o nome das duas bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, Fat Man e Little Boy, e que os sete detalhes amarelos no motor representavam os sete anéis de ignição de ouro ou as próprias explosões atômicas. A Harley-Davidson nunca seria tão insensível a ponto de nomear um modelo inspirada em algo assim (bombas atômicas). A verdade é que, com seus pneus gordos, tanque de gasolina proeminente e paralamas completos, combinados com suas rodas diferenciadas, ela simplesmente parece gorda. Por isso o nome Fat Boy (“menino gordo”).

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

Saiba mais sobre a mistificação desta lenda urbana nesta postagem:

Harley-Davidson FLSTF Fat Boy - A História e a Lenda

sábado, 21 de novembro de 2020

Museu da Harley-Davidson fecha por causa do Covid-19

 

A Direção do Museu Harley-Davidson da cidade de Milwaukee, Wisconsin,  anunciou nesta sexta-feira, 20 de novembro, que estará fechado ao público pelo menos até 3 de janeiro.

Funcionários do museu informaram que a decisão foi tomada depois de avaliarem o plano contingência da Prefeitura e o aumento de casos de COVID-19 na região.

A situação será monitorada e uma data de reabertura em 2021 será anunciada no devido tempo.

Hangar 9 OV-10 Bronco 30cc ARF

 

A Horizon Hobby anunciou a pré-venda do mais novo aeromodelo ARF da Hangar 9: o OV-10 Bronco 30cc.

Projetado para dois motores 30-35cc a combustão ou o equivalente elétrico, o aeromodelo parece ser um futuro campeão de vendas da marca.

O protótipo

O North American Rockwell OV-10 Bronco é um avião turboélice leve de observação e ataque utilizado pela Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais dos EUA.

Foi desenvolvido na década de 1960 como uma aeronave especial para combate contra-insurgência e uma de suas missões principais era controle aéreo avançado.

Ele pode carregar até 1.450 quilos de munições externas e/ou cargas internas como páraquedistas ou macas e sobrevoar um ponto por três horas ou mais.

A aeronave foi inicialmente concebida no início dos anos 1960 por meio de uma colaboração informal entre W.H. Beckett e K.P. Rice, ambos pilotos dos Fuzileiros Navais, que serviam na Naval Air Weapons Station em China Lake, Califórnia. O conceito original era uma aeronave de apoio aéreo robusta, simples e integrada com operações terrestres avançadas. Na época, o Exército americano ainda estava fazendo experiências com helicópteros armados e a Força Aérea não estava interessada em apoio aéreo aproximado.

A aeronave-conceito deveria operar a partir de bases aéreas avançadas, usando estradas como pistas. A velocidade seria de muito lenta a subsônica média, com tempos de espera muito mais longos do que um jato puro. Motores turboélice eficientes dariam melhor desempenho do que motores a pistão. As armas deviam ser montadas na linha central para obter uma mira eficiente. Os dois idealizadores preferiam metralhadoras que podiam lançar projéteis explosivos com menos recuo do que os canhões e um peso por cartucho menor do que os foguetes. A fuselagem deveria ser projetada para evitar o contra-ataque.


Beckett e Rice desenvolveram uma plataforma básica atendendo a esses requisitos e, em seguida, construiram um protótipo de fibra de vidro em uma garagem. William  Beckett, que havia ido para a reserva dos Fuzileiros Navais, foi trabalhar na North American Aviation para vender a idéia da aeronave.

Logo depois as Forças Armadas dos EUA lançaram uma licitação para o projeto de uma Aeronave de Reconhecimento Armado Leve. Onze propostas foram recebidas, incluindo: uma versão do Grumman Model 134R baseado no OV-1 Mohawk utilizado pelo Exército, Goodyear GA 39, Beechcraft PD-183, Douglas D-855, Convair Model 48 Charger, Lockheed CL-760 e a North American Aviation/Rockwell NA-300. 

O modelo NA-300 foi o escolhido, tornando-se o OV-10 Bronco.


O OV-10 Bronco fez seu primeiro voo em 16/7/1965 e entrou em serviço ativo na U.S.Air Force, U.S.Navy e U.S.Marine Corps em outubro de 1969, sendo amplamente utilizado na Guerra do Vietnam.

Deu baixa do serviço ativo nos Estados Unidos em 1995, mas continuou a ser usado por vários outros países e também pela NASA, que o utilizou como plataforma de estudos e ensaios até 2009.

O aeromodelo

O avião da Hangar 9 foi desenvolvido como um aeromodelo militar em escala gigante de baixo peso e excelente característica de voo, construído em balsa e compensado leves cortados a laser e de montagem rápida (a Hangar 9 estima em 20 horas de trabalho). 

Um trem de pouso retrátil elétrico, também em escala, encontra-se disponível.






Características do Hangar 9 OV-10 Bronco 30cc
:

Peso: entre 20 e 25 kg

Rádio: mínimo 12 canais

Comprimento: 2,87 m

Envergadura: 2,74 m em três seções.

Motorização: dois motores 30-35cc à combustão ou elétricos 120-180 brushless com 6 baterias 12s de 5.000 mAh ou maiores.

Preço: US$1.600,00 para o kit e US$2.000,00 com o trem retrátil incluído, ambos sem motorização.

Vídeos:

Dois excelentes vídeos foram disponibilizados no YouTube pela Hangar 9, que mostram os detalhes do aeromodelo e suas características de voo. 



Fiquei impressionado!

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Força Aérea Brasileira prepara-se para celebrar os 80 anos da AFA

 

A Força Aérea Brasileira vai comemorar em 2021 os 80 anos da Academia da Força Aérea, onde são formados os oficiais-aviadores, intendentes e de infantaria de guarda do Comando da Aeronáutica.


A AFA teve suas origens na Escola de Aeronáutica inaugurada em 25 de março de 1941 no Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Em 1971 foi transferida para as novas instalações na cidade de Pirassununga, SP.

A AFA tem uma área total construída de 215.000 metros quadrados.

Em preparação para as comemorações, a AFA já pintou dois aviões de treinamento usados na formação dos oficiais-aviadores, um T-25 Universal e um T-27 Tucano:







Veja também: AFA tem a primeira mulher instrutora de T-27

Harley-Davidson do Brasil realiza o projeto Rider Challenge

                         

A Harley-Davidson® do Brasil comunica com satisfação a todos a realização do projeto Harley-Davidson® Rider Challenge, que tem como objetivo principal engajar e estimular os motociclistas a voltarem para a estrada, sempre de forma segura. O Rider Challenge oferecerá a “desculpa perfeita” para motociclistas ao redor do país saírem com suas motocicletas em busca de diversão e aventura.

Em parceria com as concessionárias Harley-Davidson participantes do projeto, a Harley-Davidson do Brasil promoverá o desafio de pilotar para oito destinos pelo Brasil. Cada concessionária participante terá seu conjunto de destinos, preparados com todo o conhecimento de quem está acostumado a rodar pelas estradas brasileiras em busca de novos lugares, histórias e aventuras.

Os participantes inscritos receberão em suas casas um passaporte da campanha, com passo a passo e espaço para informações e carimbos. Eles deverão percorrer as rotas e fotografar este passeio em um ponto específico do roteiro proposto. A fotografia retirada deverá ser postada dentro do prazo informado no instagram do participante, marcando a @harleydavidsondobrasil e utilizando a #desafioharleybrasil. Será possível acompanhar todas as informações dos próximos passos nas redes socias da @harleydavidsondobrasil e do @harleychallengebr.

As fotos servirão de comprovante para que os participantes possam carimbar seus passaportes na concessionária participante selecionada. Uma vez que os oito desafios sejam concluídos, a Harley-Davidson do Brasil selecionará as cinco melhores fotos dos motociclistas que cumpriram os oito desafios e que estejam com os passaportes carimbados pelas concessionárias participantes selecionadas por eles. Estas cinco fotos finalistas serão publicadas no Instagram da @harleydavidsondobrasil , no qual a foto que receber o maior número de curtidas no tempo determinado receberá como prêmio uma motocicleta Harley-Davidson® Low Rider® S zero-quilômetro.

Processo de participação

As inscrições para o Harley-Davidson® Rider Challenge deverão ser feitas no site da Harley-Davidson do Brasil (por meio do link https://freedom.harley-davidson.com/pt_BR-Rider-Challenge) a partir de 16 de novembro de 2020. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 7 de dezembro de 2020, com o primeiro desafio previsto para acontecer em 14 de dezembro de 2020. O término dos desafios será no dia 18 de abril de 2021, com as cinco melhores fotos selecionadas até 30 de abril de 2021. A votação dos finalistas ocorrerá entre os dias 3 e 13 de maio de 2021, com o grande vencedor anunciado no dia 14 de maio de 2021. O processo de inscrição solicitará dos participantes informações de um endereço completo. O passaporte da campanha Rider Challenge será enviado para o endereço indicado. Neste documento os participantes terão detalhes da campanha, datas importantes e poderão completar suas informações e carimbar os desafios feitos.

É importante destacar que o Harley-Davidson Rider Challenge será aberto para motociclistas de todo o Brasil, sejam eles donos de motocicletas H-D, ou não, mostrando aos apaixonados pelo motociclismo o verdadeiro espírito Harley-Davidson.

As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde. Para registrar seu interesse, acesse o site https://testrides.harley-davidson.com/pt_BR e inscreva-se.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Graupner mz-32 e mz-16: nova atualização sendo testada

                       

Notícias dos Estados Unidos indicam que a equipe da Grauper está testando a versão Beta da nova atualização do firmware dos transmissores mz-32 e mz-16 (versão 1.0.40).

Um spoiler já é conhecido: a tela que mostra os modelos configurados no rádio terá este aspecto:


E quando você fizer a escolha do modelo que vai voar, a tela de abertura ficará assim:


O que será ainda melhor é que poderemos ter a fotografia real do nosso modelo carregada no cartão SD do rádio e mostrada nas telas.

Bacana, né?

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Warbirds RC Forever já tem data para 2021

 

Um dos melhores eventos de aeromodelismo militar rádio-controlado do Brasil já tem data para o próximo ano: de 18 a 21 de março. O local ainda não está definido.

Devido à pandemia, o encontro de 2020 foi concelado, mas promete voltar com todo gás no próximo ano.

Veja como foi no ano passado, aqui.