A Horizon Hobby anunciou a pré-venda do mais novo aeromodelo ARF da Hangar 9: o OV-10 Bronco 30cc.
Projetado para dois motores 30-35cc a combustão ou o equivalente elétrico, o aeromodelo parece ser um futuro campeão de vendas da marca.
O protótipo
O North American Rockwell OV-10 Bronco é um avião turboélice
leve de observação e ataque utilizado pela Força Aérea, Marinha e Fuzileiros
Navais dos EUA.
Foi desenvolvido na década de 1960 como uma aeronave
especial para combate contra-insurgência e uma de suas missões principais era controle
aéreo avançado.
Ele pode carregar até 1.450 quilos de munições externas e/ou cargas internas como páraquedistas ou macas e sobrevoar um ponto por três horas ou mais.
A aeronave foi inicialmente concebida no início dos anos 1960 por meio de uma colaboração informal entre W.H. Beckett e K.P. Rice, ambos pilotos dos Fuzileiros Navais, que serviam na Naval Air Weapons Station em China Lake, Califórnia. O conceito original era uma aeronave de apoio aéreo robusta, simples e integrada com operações terrestres avançadas. Na época, o Exército americano ainda estava fazendo experiências com helicópteros armados e a Força Aérea não estava interessada em apoio aéreo aproximado.
A aeronave-conceito deveria operar a partir de bases aéreas
avançadas, usando estradas como pistas. A velocidade seria de muito lenta a
subsônica média, com tempos de espera muito mais longos do que um jato puro.
Motores turboélice eficientes dariam melhor desempenho do que motores a pistão.
As armas deviam ser montadas na linha central para obter uma mira eficiente. Os
dois idealizadores preferiam metralhadoras que podiam lançar projéteis
explosivos com menos recuo do que os canhões e um peso por cartucho menor do
que os foguetes. A fuselagem deveria ser projetada para evitar o contra-ataque.
Beckett e Rice desenvolveram uma plataforma básica atendendo a esses requisitos e, em seguida, construiram um protótipo de fibra de vidro em uma garagem. William Beckett, que havia ido para a reserva dos Fuzileiros Navais, foi trabalhar na North American Aviation para vender a idéia da aeronave.
Logo depois as Forças Armadas dos EUA lançaram uma licitação para o projeto de uma Aeronave de Reconhecimento Armado Leve. Onze propostas foram recebidas, incluindo: uma versão do Grumman Model 134R baseado no OV-1 Mohawk utilizado pelo Exército, Goodyear GA 39, Beechcraft PD-183, Douglas D-855, Convair Model 48 Charger, Lockheed CL-760 e a North American Aviation/Rockwell NA-300.
O modelo NA-300 foi o
escolhido, tornando-se o OV-10 Bronco.
O OV-10 Bronco fez seu primeiro voo em 16/7/1965 e entrou em serviço ativo na U.S.Air Force, U.S.Navy e U.S.Marine Corps em outubro de 1969, sendo amplamente utilizado na Guerra do Vietnam.
Deu baixa do serviço ativo nos Estados Unidos em 1995, mas continuou a ser usado por vários outros países e também pela NASA, que o utilizou como plataforma de estudos e ensaios até 2009.
O aeromodelo
O avião da Hangar 9 foi desenvolvido como um aeromodelo militar em escala gigante de baixo peso e excelente característica de voo, construído em balsa e compensado leves cortados a laser e de montagem rápida (a Hangar 9 estima em 20 horas de trabalho).
Um trem de pouso
retrátil elétrico, também em escala, encontra-se disponível.
Peso: entre 20 e 25 kg
Rádio: mínimo 12 canais
Comprimento: 2,87 m
Envergadura: 2,74 m em três seções.
Motorização: dois motores 30-35cc à combustão ou elétricos 120-180 brushless com 6 baterias 12s de 5.000 mAh ou maiores.
Preço: US$1.600,00 para o kit e US$2.000,00 com o trem retrátil incluído, ambos sem motorização.
Vídeos:
Dois excelentes vídeos foram disponibilizados no YouTube pela Hangar 9, que mostram os detalhes do aeromodelo e suas características de voo.
Fiquei impressionado!
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