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sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Embraer: Phenom 300E se torna o primeiro jato "single-pilot" a atingir Mach 0,80



O Phenom 300, da Embraer, jato executivo de maior sucesso da última década, se tornou ainda melhor graças a avanços de desempenho, conforto e tecnologia. Seguindo a tradição da Embraer de se esforçar constantemente para oferecer ainda mais valor aos clientes, o Phenom 300E é agora o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0.80, com uma cabine ainda mais silenciosa e atualizações na aviônica que incluem proteção contra o fenômeno conhecido como tesoura de vento (windshear) e um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista – a primeira tecnologia do tipo a ser desenvolvida e certificada na Aviação Executiva.

Buscando oferecer o melhor desempenho da categoria, o Phenom 300E agora oferece mais velocidade, tornando-se o jato executivo “single-pilot” mais veloz e com maior alcance do mundo. Com os avanços, o Phenom 300E passa a oferecer velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes nas condições NBAA IFR.

Em termos de conforto, o Phenom 300E agora conta com uma cabine ainda mais silenciosa, com trilhos para os assentos do piloto e copiloto cerca de 40% maiores, proporcionando mais espaço para as pernas no cockpit, além de uma nova opção de design interno premium, conhecida como Bossa Nova. No que diz respeito à redução de ruído, as melhorias minimizaram significativamente os ruídos na cabine de bordo, durante o embarque, e os ruídos de alta frequência.


Para oferecer tecnologia incomparável na categoria, o Phenom 300E está recebendo uma atualização aviônica que incluirá um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista, proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, FAA, Datacom e muitos outros sistemas. O sistema de alerta e prevenção de saídas de pista atuará como um “piloto adicional”, avisando quando a aproximação da aeronave for muito íngreme ou muito veloz, aumentando a consciência situacional. A Embraer patenteou essa tecnologia tornando-se o primeiro fabricante na Aviação Executiva a desenvolver e certificar uma tecnologia do tipo. A nova proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear) poderá alertar os pilotos sobre as condições de proteção contra o vento com maior antecedência, ajudando-os a preparar e manobrar a aeronave, a fim de minimizar condições adversas. Além disso, o Phenom 300E agora conta com conexão 4G via Gogo AVANCE L5.

Com essas melhorias, a premiada nova edição do interior Bossa Nova, originalmente lançada em 2018 para o os jatos Praetor 500 e Praetor 600, agora é também uma opção disponível para o Phenom 300E. O interior de estilo premium conta com materiais de fibra de carbono, costura sofisticada e coloração preto-piano. Inspirado nas famosas calçadas do Rio de Janeiro, o design do acolchoado personalizado é complementado pelos detalhes de costura e as cores exclusivas do divã. O interior mais recente e avançado da Aviação Executiva da Embraer, do Praetor 600 Bossa Nova, foi premiado como melhor design do ano no International Yacht & Aviation Awards 2019, em Veneza (categoria Design de Interiores VIP).


Originalmente lançado em 2005, o Phenom 300 entrou no mercado em dezembro de 2009 e detém mais de 50% de participação no segmento de jatos leves desde 2012. A aeronave está em operação em mais de 30 países e sua frota já acumula mais de 1 milhão de horas de voo. A Embraer investe continuamente na competitividade do Phenom 300E por meio de avanços em seu desempenho, conforto, tecnologia e eficiência operacional. Em outubro de 2017, o novo Phenom 300E foi divulgado e entrou em serviço apenas cinco meses depois. A aeronave, recentemente aprimorada, continuará sendo designada “E” (Enhanced).

Fonte: Embraer

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Ser Jovem . . .


SER JOVEM.....

A juventude não é um período da vida; é um estado de espírito, um efeito de vontade, uma qualidade de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, um gosto da aventura sobre o amor ao conforto.

Não é por ter vivido certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.

Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.

As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.

Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável: e depois?

É aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.

És tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto ao teu desânimo.

Serás jovem enquanto te conservares respectivo ao que é belo, bom e grande; respectivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.

E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo deboche, que Deus, então se apiede de tua alma de velho.

Autoria: General Douglas MacArthur (comandante das Forças Armadas Aliadas,no Pacífico, na Segunda Guerra Mundia), em 1945

Um dos maiores aeroportos de carga será construído na Região Metropolitana de Curitiba


Com 3.680  metros de pista, área total de 3,6 milhões de m2 e R$ 402 milhões de investimentos, o Aeroporto de Carga e Jatos Executivos J. Malucelli, será construído no município de Balsa Nova, região Metropolitana de Curitiba.

Situado a 50 quilômetros da capital, será um dos maiores do Brasil, com capacidade para receber aeronaves de grande porte, tipo classe F (A380 e Boeing 787 e 777x).

Airbus A-380
Boeing 777x


O projeto foi aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e a portaria número 491 do Ministério dos Transportes já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O novo aeroporto será edificado para cobrir deficiências no transporte de cargas aéreas, já que o Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, também região metropolitana de Curitiba é, limitado para pouso e decolagem de grandes aeronaves, explica o empresário paranaense Joel Malucelli, que o idealizou e construirá o novo completo aeroviário.

O atual aeroporto de Curitiba, necessita uma pista maior para aterrissagem e decolagem de grandes aeronaves de carga.  Para a construção da terceira pista, é necessário desapropriar mais de 200 residências, o que gera um custo muito alto de investimento. 

“Nossa intenção, no futuro, é transformar o Aeroporto de Carga J Malucelli em aeroporto comercial de passageiros, já que a região onde será edificado conta com uma população estimada de 700 mil habitantes”, prevê Malucelli.

Joel Malucelli vem desenvolvendo vários projetos, principalmente no ramo imobiliário, e o aeroporto comercial estava nos seus planos há vários anos. “Hoje só dependemos da aprovação do projeto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para darmos início à captação de recursos e de parceiros no exterior, através de fundos de investimentos, grandes empresas internacionais de logística aérea e bancos brasileiros de investimentos”, explica o empresário.

Segundo Malucelli, o município de Balsa Nova foi o escolhido para a realização do empreendimento por estar localizado próximo a Ponta Grossa (50 km) e Curitiba (50 km) dois grandes centros industriais que precisam de infraestrutura e logística para o transporte de seus produtos aos grandes centros do país e exterior, hoje feitos através de rodovias e do Porto de Paranaguá.

Região Metropolitana de Curitiba
Além do potencial industrial, principalmente do agronegócio, o empresário também aposta na aproximação – num raio de 200 km – com três Estados, cerca de 200 municípios e 70 grandes empresas.

O projeto do novo aeroporto está sendo desenvolvido pelo escritório de arquitetura PJJ Malucelli, com experiência nacional e internacional neste tipo de empreendimento, inclusive com as ampliações e reformas dos aeroportos de Curitiba e Guarulhos. Participa também do projeto, através de consultoria, a empresa CTA, sediada em Curitiba.

O aeroporto contará com 39 mil m2 de área construída, entre modernos complexos de armazenagem, hangar e terminal de passageiros. A pista terá 3.680 metros de comprimento por 63 m de largura. Também contará com via de acesso de 8 km, interligada com as rodovias BR-376 e BR-277.

Fonte: Paraná Portal

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Warbirds R/C Forever 2020: inscrições abertas


As inscrições estão abertas.

Lote 1 (até 29/2): R$80,00/piloto, mas se a inscrição for para 2 pilotos, o total fica em R$120,00.

Lote 2 (de 1/3 até 25/3): R$100,00/piloto.

Lote 3 (de 26 a 29/3): R$120,00/piloto.

O pagamento deverá ser feito diretamente na seguinte conta-corrente:
Flademir Cesarin
CPF 252.789.728-23
Banco Santander
Agência 4730
c/c: 01000399-2

Enviar o comprovante para o WhatsApp (16) 99174-6606.

Visitantes (não pilotos), com acesso aos boxes, fazem uma contribuição no valor de R$20,00/pessoa.

Este ano o evento será realizado no Clube Barbarense de Modelismo, na cidade de Santa Bárbara D'Oeste, SP.


Endereço:
Avenida Marginal , 10
Distrito Industrial I
Santa Bárbara d‘Oeste,SP 13450-000
Telefone: (19) 99638-5594 - (19) 99696-9552
Coordenadas da pista:
Latitude: -22.4624

Longitude: - 47.2608

Mais informações, veja aqui.
Veja a postagem sobre o evento de 2019, aqui.

Vejo vocês lá!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Clube Fênix de Radiomodelismo: nova pista para carros a controle-remoto



O Clube Fênix de Radiomodelismo, tradicional entidade dedicada à prática do aeromodelismo em Curitiba, iniciou a construção de uma pista para automodelismo rádio-controlado.

A pista foi projetada por Davilson Debastiani, reconhecido construtor de circuitos para a prática deste hobby, que está dirigindo os trabalhos na sede do Fênix em Campo Magro, PR.

As obras foram iniciadas nesta segunda-feira, 20/01/2020.


A sede do Clube Fênix esta situada em uma área rural no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, distante 16 km do Centro de Curitiba.


Vista da pista do Clube Fênix
Esta é a projeção da pista de automodelismo, em relação à área do Clube (não está em escala):


Atualização em 27/01/2020 (fotos de Enrique Broens):



segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Harley-Davidson reduz preço das motocicletas Sportster


A Harley-Davidson do Brasil anuncia que, a partir de 15 de janeiro de 2020, as motocicletas da família Sportster® comercializadas no Brasil passarão por redução nos preços.

Porta de entrada para o mundo Harley-Davidson no país, equipada com o motor Evolution® de 883 cm³ de cilindrada, muita atitude e pegada urbana, a Iron 883™ (ano/modelo 20/20) tem seu preço de R$ 43.900,00 por R$ 39.900,00.
Já a Iron 1200™, com acabamentos escurecidos, grafismo ousado e retrô no tanque de combustível, equipada com o motor Evolution® de 1.202 cm³ de cilindrada, ano/modelo 20/20, tem seu preço de R$ 47.400,00 por R$ 43.900,00.
Vale lembrar que durante todo o mês de janeiro de 2020 continuam valendo as condições especiais da Harley-Davidson do Brasil para a compra de diversas motocicletas da família Softail®. O destaque fica por conta da musculosa FXDR™ 114 (ano/modelo 19/19), equipada com o forte motor Milwaukee-Eight® 114, que entrega 16,11 kgf.m de torque a 3.500 rpm, filtro de ar esportivo, ousado escapamento 2 em 1, suspensão dianteira invertida, rodas e balança em alumínio. Quem utilizar uma motocicleta seminova no negócio contará com uma supervalorização de R$ 10 mil até o dia 31 de janeiro.
Aqueles que buscam uma motocicleta que ao mesmo tempo mostra sinais do desenho clássico da linha Touring e delineia uma forma compacta e contemporânea da família Softail®, podem aproveitar as condições do mês de janeiro de 2020 para a Sport Glide®. Clientes a fim de adquirir a motocicleta que apresenta a customização de fábrica, permitindo mudar o estilo de acordo com o uso da motocicleta, seja em viagens longas, uso diário a trabalho ou em passeios, terão valorização de R$ 5 mil na troca da seminova.
Quem estiver interessado na Harley-Davidson® Fat Bob™ 114, ano/modelo 19/19 e 19/20, também desfrutarão de condições únicas na troca da motocicleta usada, Durante todo o mês de janeiro de 2020 os clientes terão uma valorização de R$ 5 mil no modelo anterior, tudo isso para tornar mais fácil a realização do sonho de possuir uma Harley-Davidson única.
A Harley-Davidson® Fat Boy® 114, ano/modelo 19/19 e 19/20, aclamada estrela internacional de cinema, também está com oportunidades únicas até o dia 31 de janeiro. Quem utilizar uma motocicleta seminova na compra da H-D Fat Boy® 114, conta com valorização de R$ 5 mil.
As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para test ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede. Para agendar, basta acessar o site https://testrides.harley-davidson.com/pt_BR e se inscrever. Para consultar a loja Harley-Davidson mais próxima, acesse https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/find-a-dealer.html.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil

USS Doris Miller (CVN-81), novo super porta-aviões é nomeado



O Secretário da Marinha dos Estados Unidos, Thomas B. Modly, nomeará hoje o futuro super porta-aviões da Classe Gerald R. Ford, em uma cerimônia na Base Naval de Pearl Harbor, Hawaii.

O homenageado será o Taifeiro de Segunda Classe e herói da Segunda Guerra Mundial, Doris Miller,

"Ao selecionar esse nome, prestamos uma homenagem a todos os marinheiros, do passado e do presente, homens e mulheres, de todas as raças, religiões e origens," disse o Secretário Thomas B. Modly.

Este será o segundo navio nomeado em homenagem a Miller, o primeiro porta-aviões homenageando um afro-americano e o primeiro a ser nomeado em homenagem a um marinheiro alistado.

Taifeiro de 2ª Classe Doris Miller
Na manhã de 7 de dezembro de 1941 Miller estava recolhendo roupas de cama no encouraçado USS West Virginia (BB-48) em Pearl Harbor, quando o ataque das forças japonesas começou. 

Quando soou o alarme de guarnecer postos, dirigiu-se à sua estação de batalha - um paiol de munições para baterias antiaéreas - apenas para descobrir que a explosão de um torpedo havia destruído o paiol. Miller foi enviado à ponte de comando para ajudar o comandante do navio, o Capitão de Mar e Guerra Mervyn S. Bennion, que estava mortalmente ferido.

O Comandante Bennion, entretanto, recusou-se a ser removido da ponte de comando (ele continuou a comandar as ações do navio, mas faleceu em seguida. Por sua valentia em combate o Comandante Bennion recebeu, postumamente, a Medalha de Honra do Congresso, a maior condecoração militar americana).  

Diante da recusa do seu Comandante em ser removido, Miller operou uma metralhadora antiaérea Browning de calibre 50 que estava próxima, atirando até ficar sem munição. É importante notar que o taifeiro Miller nunca havia recebido treinamento para operar este armamento.

Miller, em seguida, ajudou a remover muitos outros marinheiros feridos quando foi dada a ordem de abandonar o navio, em perigo de naufrágio devido a seus próprios incêndios e ao óleo em chamas na água ao seu redor, proveniente do encouraçado USS Arizona (BB-33), que havia explodido. 

No total, o USS West Virginia  foi atingido por sete torpedos lançados pelos aviões japoneses e perdeu 150 membros de sua tripulação de 1.500 pessoas. O navio, entretanto, voltou a flutuar após reparos provisórios, foi colocado em dique seco e totalmente recuperado, continuando a lutar na Guerra do Pacífico, tendo participado em todas as batalhas importantes do conflito. Foi dado baixa do serviço ativo em 1947.

Doris Miller foi interpretado pelo ator Cuba Godding Jr no premiado filme "Pearl Harbor" de 2001, que teve Ben Affleck e Josh Hartnett nos papéis principais.

As ações de Miller durante o ataque renderam a ele uma citação do então secretário da Marinha Frank Knox e a medalha Navy Cross, a segunda maior condecoração naval, que lhe foram apresentados pessoalmente pelo almirante Chester Nimitz, comandante da frota do Pacífico dos EUA, na época.

Almirante Chester Nimitz entrega a Navy Cross a Doris Miller
"Doris Miller defendeu tudo o que é bom em nossa nação e sua história merece ser lembrada e repetida onde quer que nossos tripulantes estejam hoje", disse Modly. 

Em 1943, Miller morreu a bordo do porta-aviões USS Liscome Bay (CVE  56) quando o navio foi atingido por um torpedo e afundou no Butaritari Atoll, nas Ilhas Gilbert.

O USS Doris Miller, quarto navio da Classe Ford, terá sua construção iniciada em 2023 e deverá entrar em serviço na Marinha dos Estados Unidos em 2028.

Porta-avião da Classe Gerald R. Ford
O futuro USS Doris Miller e outros porta-aviões  da classe Ford serão o principal meio avançado da Marinha dos Estados Unidos em resposta a crises e ajuda humanitária, além do poder de ataque decisivo nas principais operações de combate. O porta-aviões e seu o grupo de ataque fornecerão presença direta, resposta rápida, resistência e capacidade de ação em várias missões ao longo de sua vida útil de 50 anos.

Fonte: Departamento de Defesa dos EUA

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Dia Nacional do Fusca - Autódromo Internacional de Curitiba


Pela primeira vez o Autódromo Internacional de Curitiba vai sediar um evento em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. Milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil são esperadas para curtir a programação, que tem duração de 10 horas e acontece neste domingo, dia 19/01/2020.

Os participantes que forem até o autódromo poderão conferir as atrações como passeio na pista, praça de alimentação, venda de peças, sorteio de brindes, espaço recreativo para crianças, espaço pet e cobertura fotográfica.


Os ingressos serão vendidos na entrada do evento. Os organizadores  também pedem a doação de alimentos (não obrigatório) a ser destinado à instituições filantrópicas.

O custo da entrada é de R$10,00 para visitantes sem carro ou R$50,00 por carro, incluindo o motorista e 1 acompanhante; em caso de acompanhantes adicionais, acréscimo de R$10,00 cada. 

O DNF acontece neste domingo, 19 de Janeiro, das 07:00 às 17:00 horas, no Autódromo Internacional de Curitiba,  Av. Iraí, 16 – Weissópolis, Pinhais.

domingo, 12 de janeiro de 2020

Aeromodelismo: minha história no hobby - parte 2

Na minha oficina. Niterói, RJ, 1985.
Construindo o F4U Corsair, kit da Royal Products.

CONTINUAÇÃO . . . (veja a parte 1, aqui)

Daí evoluímos para modelos mais avançados, como estes abaixo, com 4 canais:

Sig Kadet Mark II - O.S. 40
SIG Kougar - O.S 40 FSR
AT-6 Racer - construído de planta da MAN

Graupner Monsun - O.S 40 FSR
Cada vez mais hábil na pilotagem, eu e o Marcus começamos a construir modelos para competições. Para mim, escalas. Para ele, acrobáticos.

Beechcraft Staggerwing, kit da Byron. Motor Zenoah G-38

PT-17 Stearman, construído de plantas do Nick Ziroli. Motor Saito 5 cilindros.

Ryan STA, kit da Byron. Motor ST 3000 e depois Zenoah G-23.

Motor Zenoah G-62.

Sig Spacewalker 1/3 Escala. Motor Zenoah G-38.

Marcus, com 12 anos, e seu Gangster com motor O.S. 40

Marcus e seu Magic, na pista da UFA, em Niterói, RJ.
Continua . . .

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Novo painel de instrumentos no meu Extra 300 LP


Estou muito satisfeito com o desempenho do meu Extra 300LP, da GoldWing Models.

Com ajuda do mestre Flábio Pereira, foram instalamos dois painéis de instrumentos no aeromodelo, de forma a mostrá-lo com mais realismo.





Este painel foi um trabalho bem simples do Flábio, a meu pedido. Como o Extra 300LP não é um aeromodelo Escala, não era necessário um painel no padrão que o Flábio normalmente constrói.

Quem estiver interessado em cockpits incrivelmente bem detalhados, entre em contato com o Flábio Pereira:


Telefone: (41) 99619-5172.

Veja o detalhamento do seu trabalho, nesta postagem sobre o Florida Jets 2019, aqui.

Veja mais sobre meu Extra 300LP aqui.

sábado, 4 de janeiro de 2020

Empoderamento feminino

Capitão de Mar e Guerra Rosemary Bryant Mariner
A Comandante Rosemary Bryant Mariner foi a primeira mulher na Marinha dos EUA a ocupar um posto de combate como aviadora naval.


Serviu na U.S. Navy durante 24 anos, indo para a reserva em 1997 com mais de 3.500 horas de vôo em 15 tipos de aeronaves militares, incluindo o A-7 Corsair.

Durante sua carreira naval, ela serviu em 17 missões a bordo de porta-aviões da Marinha Americana.


1º Tenente Rosemary Mariner em 1976

Durante a Operação Desert Storm, na Guerra do Golfo, ela comandou o 34th Tactical Electronic Warfare Squadron, pilotando o EA-6B Prowler.
 
Capitão de Fragata Rosemary Mariner em 1991
Depois de ir para a reserva, ela trabalhou no Center for the Study of War and Society e foi professora de História na Universidade do Tennessee de 2002 a 2016.

Ela faleceu em Janeiro de 2019, depois de uma batalha de 4 anos contra um câncer no ovário.

Isto, sim, é empoderamento feminino!