A Harley-Davidson desenvolveu para as motocicletas das famílias Touring e CVO™ disponíveis no mercado brasileiro o sistema Reflex™ Defensive Rider System (RDRS), um novo conjunto de tecnologias projetadas para aprimorar a pilotagem e a experiência do proprietário.
Quando chegar o momento tão esperado de retornar às estradas
após a crise atual, o motociclista poderá comprovar a utilidade do sistema ao
pilotar em condições de estrada adversas e em situações de urgência. O sistema
usa as mais recentes tecnologias de controle eletrônico de frenagem e de motor,
otimizados para situações de condução em curvas.
Veja o vídeo explicativo do
sistema Reflex™ Defensive Rider System (RDRS):
DESCUBRA MAIS SOBRE O REFLEX™ DEFENSIVE RIDER SYSTEM (RDRS)
O Reflex™ Defensive Rider System (RDRS - sistema que aumenta
a segurança na pilotagem) é um novo conjunto de tecnologias projetadas para
combinar o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração,
a desaceleração e a frenagem. Auxiliando o motociclista a controlar o veículo
durante a aceleração ou a frenagem em retas ou curvas. Os sistemas podem ser
mais úteis aos motociclistas quando estiverem pilotando em estradas com
condições adversas e em situações de urgência. Os sistemas são eletrônicos e
utilizam o mais recente controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia
de gerenciamento motor. Os recursos do RDRS são oferecidos de série para os
modelos Touring e CVO disponíveis no mercado brasileiro.
DENTRE AS CARACTERÍSTICAS DO RDRS ESTÃO:
- Freios eletrônicos combinados e otimizados para curvas
(C-ELB - Cornering enhanced Electronic Linked Brake)
Este recurso aplica o freio em ambas as rodas quando o
motociclista usa o controle de freio manete (dianteiro) ou o freio do pedal
(traseiro) e pode ajudar muitos motociclistas a conseguirem melhor desempenho
de frenagem. O sistema de freios combinados eletrônicos (ELB) oferece maior
capacidade de resposta e proporciona mais estabilidade entre os freios
dianteiro e traseiro em uma grande variedade de aplicações de frenagem. Esse
sistema proporciona maior efetividade quando o motociclista aciona os freios
com mais intensidade e reduz ou elimina a combinação em frenagens leves e a
baixas velocidades. Quando combinado, o simples acionamento da alavanca de
freio dianteiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma
porcentagem da frenagem à parte traseira. O simples acionamento do pedal de
freio traseiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma
porcentagem da frenagem à pinça dianteira esquerda. O C-ELB leva em conta o
ângulo de inclinação da motocicleta e alterará a proporção da pressão durante a
frenagem entre os freios dianteiro e traseiro em uma curva, com o intuito de
melhorar a capacidade da motocicleta de manter a rota traçada pelo
motociclista.
- Sistema de freio antitravamento otimizado para curvas (C-ABS
- Cornering enhanced Antilock Brake System)
O sistema de freio antitravamento foi projetado para impedir
o travamento das rodas durante a frenagem e ajuda o motociclista a manter o
controle ao frear em situações de urgência. O sistema opera de forma
independente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e
para prevenir o travamento descontrolado delas. O C-ABS é uma variação do ABS
que leva em conta o ângulo de inclinação da motocicleta. A pressão dos freios
necessária para reduzir a derrapagem das rodas durante as curvas costuma ser
menor do que a pressão necessária em operações em linha reta.
- Sistema de controle de tração otimizado para curvas (C-TCS -
Cornering enhanced Traction Control System)
O C-TCS foi criado para evitar que a roda traseira perca a
aderência durante a aceleração em retas ou curvas. O C-TCS pode aumentar a
confiança do motociclista quando a tração disponível for prejudicada por um
tempo chuvoso, uma mudança brusca e inesperada na superfície ou ao pilotar em
uma via não asfaltada. O motociclista pode selecionar um dos dois modos de
controle de tração: o modo padrão é otimizado para superfícies secas; o modo
chuva é otimizado para superfícies molhadas. O sistema também pode ser
desativado. A ação do C-TCS também ocorre com base no ângulo de inclinação da
motocicleta.
- Sistema de controle de antiderrapagem (DSCS) e sistema de
controle de antiderrapagem otimizado para curvas (C-DSCS - Cornering enhanced
Drag-torque Slip Control System)
O DSCS é projetado para reduzir a derrapagem excessiva da
roda traseira durante a desaceleração, que costuma ocorrer quando o
motociclista diminui bruscamente a marcha ou desacelera em estradas com
superfícies escorregadias ou molhadas. Ao detectar uma derrapagem excessiva na
roda traseira durante a desaceleração, o DSCS ajustará a entrega do torque do
motor para ajustar melhor a roda traseira à velocidade na estrada. A ação do
DSCS nos modelos equipados com o C-DSCS também auxilia em curvas, com base no
ângulo de inclinação detectado.
- Assistente de Frenagem para Ladeiras (VHC* - Vehicle Hold
Control)
Quando ativado, o VHC aplica e mantém a força de frenagem e
impede que a motocicleta se movimente após o motociclista soltar os controles
de freio. A principal função do VHC é impedir que a motocicleta se mova ao ser
parada; por exemplo, em uma placa de pare em uma montanha, no semáforo em uma
inclinação ou em uma descida íngreme ao sair de um estacionamento. O VHC é
projetado para facilitar a pilotagem com confiança, minimizando o número de
controles necessários para uma partida tranquila. O sistema aplica pressão ao
freio até o motociclista acionar o acelerador e a embreagem para sair do lugar.
O VHC também pode ser acionado quando a motocicleta for parada em uma
superfície plana e o motociclista quiser manter sua posição sem aplicar pressão
na alavanca de freio.
O motociclista aciona o VHC aplicando momentaneamente
pressão extra na alavanca de freio dianteiro ou no pedal de freio traseiro
depois que a motocicleta parar completamente. Se o motociclista tiver
dificuldade de parar e mantiver a pressão no freio depois de parar, o VHC
também pode ser acionado sem que seja necessário aplicar mais pressão. Uma
lâmpada indicadora do VHC se acenderá para confirmar a ativação ao
motociclista, e o sistema ABS manterá a pressão sobre o freio depois que o
comando da alavanca for solto. O VHC será desativado automaticamente quando o
motociclista começar a se movimentar depois de uma parada ou caso acione e
solte o freio dianteiro ou traseiro.
O VHC não deve ser usado como freio de estacionamento, já
que será desativado se o motociclista abaixar o cavalete lateral (em modelos
com sensor de cavalete lateral, não disponível em todos os mercados), colocar a
motocicleta em ponto morto nos modelos sem sensor de cavalete lateral ou se o
motor for desligado. Na maioria das situações, após cinco minutos, a lâmpada
indicadora pisca e o VHC será liberado se não houver nenhuma ação do
motociclista.
*A Harley-Davidson alerta que o VHC não deve ser usado como
substituto do freio de estacionamento em nenhuma hipótese.
- Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS - Tire
Pressure Monitoring System)
O TPMS alerta o motociclista de que a pressão de ar dos
pneus está baixa. É importante manter uma pressão de ar adequada nos pneus em
prol do desempenho do veículo e da vida útil do pneu. O TPMS indica a pressão
atual dos pneus dianteiro e traseiro na tela do Boom!™ Box GTS (ou no odômetro
dos modelos Road King®) e exibe um indicador para alertar o motociclista quando
a pressão do pneu estiver baixa e precisar ser verificada.
O TPMS é um recurso do RDRS e também está disponível como
acessório à parte no catálogo de peças e acessórios originais Harley-Davidson
para modelos Touring 2020 (exceto no Japão) com equipamentos ou rodas originais compatíveis com o sensor TPMS.
Acesse o link a seguir para todos os detalhes a respeito do
sistema Reflex™ Defensive Rider System (RDRS):
https://www.harley-davidson.com/br/pt/content/reflex-defensive-rider-systems.html