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domingo, 19 de abril de 2020

Bell P-39 Airacobra - Tank Buster?


O Bell P-39 Airacobra era um dos principais aviões de caça em serviço quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial.

Projetado pela Bell Aircraft, o P-39 possuía um arranjo inovador, com o motor instalado na fuselagem central, atrás do piloto e acionando um hélice através de um eixo longo. Foi também o primeiro caça equipado com um trem de aterrissagem triciclo, necessário para balancear o avião devido ao posicionamento do motor. 

Cockpit do P-39.
Ainda que a colocação do motor no centro da fuselagem tenha sido inovadora, o projeto do P-39 foi prejudicado pela ausência de um turbocompressor eficiente no seu motor Allison V-1710 V-12 refrigerado a líquido, impedindo-o de realizar missões em grandes altitudes. Por esse motivo foi rejeitado pela RAF para uso na Europa Ocidental, mas adotado pela URSS, onde a maioria dos combates aéreos ocorreu em altitudes médias e baixas, permitindo que os pilotos soviéticos coletassem o maior número de vitórias atribuídas a qualquer tipo de caça americano pilotado por qualquer força aérea, em qualquer conflito, em combates aéreos.

Aliás, a fama do P-39 como um "tank buster" é um mito. O P-39 foi usado para combates aéreos e ataque ao solo, em apoio à infantaria.

Como isso não aconteceu (exceto talvez em algumas poucas ocasiões), como o mito começou?

Certamente, aquele grande canhão disparando através do hélice sugeria a possibilidade de tal uso, embora as armas antitanques típicas fossem de calibre muito maior. 
Acredita-se que traduções ruins podem ter contribuído para a confusão. Uma operação aérea russa comum da guerra foi "prikrytiye sukhoputnykh voysk", traduzida literalmente como "cobertura de forças terrestres". 
Para os leitores ocidentais, essas palavras implicavam um apoio aéreo próximo, isto é, ataque a tropas e a tanques e apoio direto da infantaria. Mas pesquisas nos relatos disponíveis de fontes russas, indicam claramente que expressão em russo significava estabelecer superioridade aérea em uma área, protegendo as tropas no solo de bombardeios e ataques aéreos por aviões alemães.

P-39 na versão enviada à União Soviética.
O P-39 foi também usado pelos Franceses Livres e pela Royal Air Force.

P-39 - três vistas
Em 1940, o Reino Unido encomendou 675 unidades do P-39 na versão de exportação da Bell (P-400). Esta versão distinguia-se fundamentalmente pelo armamento composto por duas metralhadoras Browning de 12.7 mm no nariz, quatro metralhadoras Browning de 7,7 mm nas asas e o canhão M4 substituído por um canhão Hispano de 20 mm.

Primeiro lote de P-39 entregues à RAF em 1941.
Os Airacobra participaram em combates em todo o mundo, particularmente nos teatros do sudoeste do Pacífico, Mediterrâneo e na frente russa. Como o motor era equipado com um superalimentador de estágio único e velocidade única, o P-39 tinha um desempenho ruim acima de 17.200 pés (5.200 m) de altitude. Na Europa Ocidental e no Pacífico, o Airacobra mostrou-se ultrapassado como interceptador e o foi gradualmente relegado a outras missões em baixas altitudes, principalmente ataque ao solo. 

9.588 unidades de P-39 Airacobra foram fabricados de 1940 a 1944. Juntamente com o derivado P-63 Kingcobra, o P-39 foi uma das aeronaves de asa fixa de maior sucesso fabricado pela Bell.

No aeromodelismo escala radio-controlado, o P-39 é um protótipo bem interessante.

O kit para construir o modelo do Aircobra acima está disponível na Laser Cut Kits, da Austrália.
Na escala 1/4, tem envergadura de 2,60 m, comprimento de 2,28 m, peso entre 16 e 19 kg. O modelo é equipado com um motor elétrico Hacker A200 ou equivalente a gasolina.

4 comentários:

  1. A configuração triciclo mudou definitivamente e para melhor todo e qualquer projeto de trem de aterrisagem desde então. Encerrou a dificuldade do taxiamento de todas as aeronaves que eram obrigadas a descrever aqueles zig zags nos taxiamentos.

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  2. A foto acima não é de um aeromodelo, é o Airacobra real (Brooklyn Bum 2nd) que faz parte da coleção da Lewis Air Legends.

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    1. Obrigado, Arthur. Já fiz a correção no texto. Abraços.

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  3. Até aqui??? ��

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