O Bell P-39 Airacobra era um dos principais aviões de caça em serviço quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial.
Projetado pela Bell Aircraft, o P-39 possuía um arranjo inovador,
com o motor instalado na fuselagem central, atrás do piloto e acionando um hélice através de um eixo longo. Foi também o primeiro caça equipado com um
trem de aterrissagem triciclo, necessário para balancear o avião devido ao posicionamento do motor.
Cockpit do P-39. |
Ainda que a colocação do motor no centro da fuselagem tenha
sido inovadora, o projeto do P-39 foi prejudicado pela ausência de um
turbocompressor eficiente no seu motor Allison
V-1710 V-12 refrigerado a líquido, impedindo-o de realizar missões em grandes
altitudes. Por esse motivo foi rejeitado pela RAF para uso na Europa
Ocidental, mas adotado pela URSS, onde a maioria dos combates aéreos ocorreu em
altitudes médias e baixas, permitindo que os pilotos soviéticos coletassem o maior número de vitórias atribuídas a qualquer tipo de caça americano pilotado por qualquer força aérea, em qualquer conflito, em combates aéreos.
Aliás, a fama do P-39 como um "tank buster" é um mito. O P-39 foi usado para combates aéreos e ataque ao solo, em apoio à infantaria.
Como isso não aconteceu (exceto
talvez em algumas poucas ocasiões), como o mito começou?
Certamente, aquele grande canhão disparando
através do hélice sugeria a possibilidade de tal uso, embora as armas
antitanques típicas fossem de calibre muito maior.
Acredita-se que traduções
ruins podem ter contribuído para a confusão. Uma operação aérea russa comum da
guerra foi "prikrytiye sukhoputnykh voysk", traduzida literalmente como "cobertura de forças terrestres".
Para os leitores ocidentais, essas
palavras implicavam um apoio aéreo próximo, isto é, ataque a tropas e a tanques
e apoio direto da infantaria. Mas pesquisas nos relatos disponíveis de fontes
russas, indicam claramente que expressão em russo significava estabelecer superioridade aérea em uma área, protegendo as tropas no
solo de bombardeios e ataques aéreos por aviões alemães.
P-39 na versão enviada à União Soviética. |
O P-39 foi também usado pelos Franceses Livres e pela Royal Air Force.
P-39 - três vistas |
Primeiro lote de P-39 entregues à RAF em 1941. |
9.588 unidades de P-39 Airacobra foram fabricados de 1940 a 1944. Juntamente com o derivado P-63 Kingcobra, o P-39 foi uma das aeronaves de asa fixa de maior sucesso fabricado pela Bell.
No aeromodelismo escala radio-controlado, o P-39 é um protótipo bem interessante.
Na escala 1/4, tem envergadura de 2,60 m, comprimento de 2,28 m, peso entre 16 e 19 kg. O modelo é equipado com um motor elétrico Hacker A200 ou equivalente a gasolina.
A configuração triciclo mudou definitivamente e para melhor todo e qualquer projeto de trem de aterrisagem desde então. Encerrou a dificuldade do taxiamento de todas as aeronaves que eram obrigadas a descrever aqueles zig zags nos taxiamentos.
ResponderExcluirA foto acima não é de um aeromodelo, é o Airacobra real (Brooklyn Bum 2nd) que faz parte da coleção da Lewis Air Legends.
ResponderExcluirObrigado, Arthur. Já fiz a correção no texto. Abraços.
ExcluirAté aqui??? ��
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