Quem sou eu

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Horário de Verão: decreto presidencial extingue a prática



O Presidente da República assinou nesta quinta-feira (25/4) o decreto que revoga o horário de verão. 

A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, a medida segue estudos que analisaram a economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado.

O Presidente Bolsonaro já havia anunciado no início do mês, em uma rede social, a decisão de acabar com o horário de verão neste ano. Neste período, que costumava durar entre outubro e fevereiro, parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em uma hora.

Na cerimônia desta quarta-feira para anunciar o decreto, o presidente informou que a área técnica do Ministério de Minas e Energia apresentou estudos sobre a economia de energia gerada pelo horário de verão. Segundo ele, o pessoal da área da Saúde também foi procurada para apontar como o horário afeta o relógio biológico das pessoas.

“As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era próximo das 15:00 horas, então não tinha mais a razão da permanência do horário, não economizava mais energia. E na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse.

"Justo anseio da população brasileira. Eu concordo que eu sempre reclamei do horário de verão. E tive a oportunidade, agora, atendendo às pesquisas que fizemos, que indicam que mais de 70% da população era favorável ao fim do horário de verão", afirmou o presidente.

Operação Jato de Areia: a primeira circumnavegação submersa faz 59 anos!


Globo terrestre mostrando a viagem de circumnavegação submerso do USS Triton em 1960.
A Operação Jato de Areia (Sandblast no original) foi o nome dada à primeira viagem de circumnavegação submersa da história, realizada pelo submarino atômico USS Triton (SSRN-586) da Marinha dos Estados Unidos, de 24 de fevereiro a 25 de abril de 1960.

USS Triton (SSRN-586)
Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Edward L Beach Jr, um veterano altamente condecorado da Segunda Guerra Mundial, o USS Tritonfez a circumnavegação submersa em 60 dias e 21 horas, percorrendo o total de 26.723 milhas náuticas (ou 49.491 km) em uma velocidade média de 18 nós (33 km/h).

CMG Edward L. Beach Jr.
No total do cruzeiro, o submarino ficou 89 dias e 9 horas debaixo do nível do mar, um recorde registrado no Guinness World Records e não superado até hoje.

A Operação Jato de Areia foi idealizada no início de 1960 e planejada para terminar antes da reunião agendada para maio (May 1960 Four Power Paris Summit), entre o presidente Dwight D. Eisenhower e o primeiro ministro soviético Nikita Khrushchev. A operação aumentou consideravelmente o prestígio militar americano, ao provar que a frota de submarinos dos EUA poderia chegar a qualquer parte do mundo sem ser detectada.

O USS Triton foi o maior e mais poderoso submarino construído no mundo, na época, sendo o primeiro a ser equipado com dois reatores nucleares, que permitiam ao navio a velocidade média de 25 nós (52 km/h) em qualquer situação, submerso ou na superfície. Nas provas de mar, antes de ser comissionado, o Triton atingiu velocidades “bem acima de 30 nós (56 km/h)”, como registrado no Diário de Bordo. A velocidade máxima nunca foi divulgada, como é praxe nos navios de guerra dos EUA.

A potência de seus reatores produziam 45.000 SHP, mas podiam chegar a 60.000 SHP, se necessário.

O Comandante Edward Beach, seu primeiro comandante, participou da Segunda Guerra Mundial lutando contra os japoneses no Oceano Pacífico. 

Serviu nos submarinos  USS Trigger e USS Tirante, em patrulhas contra os navios inimigos, até ser nomeado comandante do submarino USS Piper, posto que ocupou até o final da guerra. 

Capitão de Fragata Edward L. Beach Jr em 1945, como comandante do USS Piper.
Graduado pela turma de 1939 da Academia Naval de Anápolis, o Comandante Beach serviu no cruzador pesado USS Chester e no contratorpedeiro USS Lea, no período que antecipou a entrada dos Estados Unidos na guerra, a partir dos ataques a Pearl Harbor em 7/12/1941. Em setembro daquele ano o Tenente Beach havia sido voluntário para servir em submarinos e foi enviado para a Escola de Submarinistas na Base Naval de New London. Graduou-se como primeiro aluno da sua turma em dezembro, poucos dias depois dos ataques que levaram os EUA declarar guerra aos países do Eixo.

À bordo do USS Trigger, o então Tenente Beach participou da importante Batalha de Midway. 

Durante a guerra, o Comandante Beach executou  10 patrulhas submarinas nos três navios onde serviu (o último deles, como comandante). Por sua participação nas operações navais, o Comandante Beach recebeu a Cruz Naval, Estrela de Prata, Estrela de Ouro e Medalha de Mérito Naval, entre outras condecorações de guerra.

Características do USS Triton:
  • Classificação: Submarino Nuclear de Ataque (SSN)
  • Comprimento: 136,4 m
  • Boca: 11 m
  • Calado na superfície: 7,16 m
  • Deslocamento na superfício: 6.059 t
  • Deslocamento submerso: 8.898 t
  • Propulsão: 2xS4G reatores nucleares, duas caldeiras, duas turbina e dois hélices de 5 pás.
  • Velocidade: acima de 30 nós na superfície e acima de 27 nós submerso.
  • Autonomia: ilimitada
  • Profundidade máxima de prova: 210 m
  • Profundidade máxima estimada antes de implodir: 320 m
  • Tripulação: 159 Oficiais e Praças
  • Armamento: seis tubos de lançamento e 21 torpedos MK 60.
Na preparação para a missão, os oficiais do USS Triton começaram a suprir o navio, com apenas 12 dias de prazo para executar os preparativos. 

Rancho para alimentar a tripulação por um período de 120 dias e outros suprimentos foram colocados à bordo. 


Além da tripulação, outras técnicos embarcaram no USS Triton durante a Operação Jato de Areia:
  • Joseph B. Roberts, fotógrafo da National Geographic Magazine;
  • Dr. Benjamin b. Weybrew, psicanalista do Laboratório de Pesquisas Médicas da Força de Submarinos;
  • Michal Smalet, geofísico;
  • Gordon E. Wilkes, engenheiro civil;
  • Nicholas R. Mabry, oceanógrafo;
  • Eldon C. Good, engenheiro da Sperry Gyroscopic Company, monitor do Sistema de Navegação Inercial e
  • Frank E. McConnel, engenheiro mecânico e garantia do Estaleiro construtor.

O navio saiu de sua base em New London, no dia 16 de fevereiro para o período de preparação para a missão.
USS Triton deixando a Base Naval de New London em 16/2/1960.

Comandante Beach informando o objetivo da missão, no dia 17/2/1960
Centro de Informação de Combate (CIC) do USS Triton
O Comandante Beach no periscópio do USS Triton
Durante este período, as atividades a bordo do submarino eram marcadas por alguns dias típicos na semana:
  • Segunda e terça-feiras: rotina normal com treinamento e aulas.
  • Quarta-feira: rotina normal de navegação e descanso para os tripulantes de folga.
  • Quinta-feira: rotina normal com treinamento e aulas.
  • Sexta-feira: manutenção e conservação/limpeza do navio.
  • Sábado: rotina normal, com treinamentos na parte da tarde.
  • Domingo: rotina normal de navegação, descanso e atividades religiosas para os tripulantes de folga.
Segundo o relatório do Comandante Beach, o maior desafio para a tripulação eram as fainas normais de bordo, como remoção de lixo e a limpeza do navio. 

"Foram 84 dias de trabalho extenuante, só para manter o navio em condições perfeitas de funcionamento e limpeza," escrevei ele no seu relatório.

 Para a remoção de lixo sem emergir, o Triton era equipado com uma Unidade de Remoção de Lixo, um pequeno tubo de lançamento invertido, que lançava o lixo ensacado pela parte baixa do submarino.

A missão começou oficialmente no dia 24 de fevereiro de 1960, quando o USS Triton cruzou a linha do equador pela primeira vez.

Festividades do Rei Netuno, ao cruzar a linha do Equador.
Durante a Operação Jato de Areia, o USS Triton cruzou a linha do Equador quatro vezes.

No dia 25 de abril de 1960, o USS Triton cruzou a linha do Equador pela última vez nesta missão, encerrando a viagem de circumnavegação submerso.

No dia 10 de maio, navegando no litoral do Estado de Delaware, o Comandante Beach deixou o USS Triton, a bordo de um helicóptero da Marinha, e transportado para a Casa Branca, em Washington.
Na Casa Branca ele acompanhou o Presidente Eisenhower quando este anunciou o feito inédito. Presente ao ato estava o Vice-Almirante Hyman G. Rickover, considerado o “Pai da Marinha Nuclear”.

O Comandante Beach retornando ao USS Triton.
Naquela mesma tarde o Comandante Beach retornou ao USS Triton, também por helicóptero.
No dia seguinte, 11 de maio, o USS Triton atracou no cais da Base Naval de Groton, Connecticut, completando sua missão.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Harley-Davidson faz parceria com equipe da Formula E



A equipe Envision Virgin Racing, da Fórmula E, anunciou que a Harley-Davidson, uma das marcas de motocicletas mais icônicas do mundo, firmou um patrocínio de longo prazo com a equipe. Esse patrocínio reflete o compromisso e o entusiasmo da Harley-Davidson em liderar o espaço de mobilidade de veículos elétricos (VE), em rápida evolução, e o entusiasmo em compartilhar, com um público global crescente, experiências novas e grandiosas de performance utilizando a energia elétrica.

A Envision Virgin Racing é uma das equipes fundadoras e de maior sucesso na Fórmula E – a primeira competição de corrida totalmente elétrica do mundo e uma das que mais crescem no automobilismo. Durante seu tempo no campeonato, a equipe conquistou mais de 700 pontos, oito vitórias impressionantes e 23 pódios, e, recentemente, se tornou o primeiro time a ter registrado vitórias em todas as cinco temporadas até o momento. No próximo fim de semana, a equipe embarca em sua próxima corrida em Paris, onde está atualmente em segundo lugar no campeonato de equipes.

Na primavera de 2019, a primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson, a LiveWire®, estará disponível para venda em alguns mercados internacionais. É o primeiro de um amplo portfólio de veículos elétricos da empresa; e é uma prova positiva do compromisso declarado da Harley-Davidson de liderar a eletrificação do motociclismo, oferecendo uma linha completa de  veículos elétricos de duas rodas para o mais jovem dos pilotos, até o piloto que está procurando por uma experiência premium e de alta performance com uma moto elétrica.

Marc McAllister, vice-presidente de Planejamento de Produto e Portfólio da Harley-Davidson, disse: “Os veículos elétricos estão na vanguarda das futuras conversas de mobilidade em todo o mundo, e esse futuro está acontecendo agora. Estamos muito entusiasmados com a parceria com a Envision Virgin Racing, um dos principais proponentes da Fórmula E – a mais alta forma de automobilismo de propulsão elétrica. A paixão, o profissionalismo e o comprometimento da equipe com a emoção dos veículos elétricos combinam com os nossos e será um momento incrivelmente emocionante trabalhar com eles”.

Sylvain Filippi, diretor administrativo da Envision Virgin Racing, disse: “Estamos muito satisfeitos em receber uma marca tão icônica como a Harley-Davidson em nosso portfólio de parceiros. Como nós, a Harley-Davidson compartilha nossa paixão pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta e mobilidade sustentável, e entre nós podemos agora ajudar a mostrar isso em duas e quatro rodas”.

Ele ainda acrescentou: “A Harley-Davidson também é a quarta grande parceria para a equipe nos últimos 12 meses após o anúncio da Stanley Black & Decker no Paris E-Prix no ano passado, Audi Sport no outono e Genpact em dezembro.”

Para mais informações sobre a Envision Virgin Racing, visite https://envisionvirginracing.com/,

Fonte: Harley-Davidson do Brasil

sábado, 20 de abril de 2019

CAAB: Visitando o Clube de Aeromodelismo Alberto Bertelli


O CAAB-Clube de Aeromodelismo Alberto Bertelli é uma entidade de prática de aeromodelismo rádio-controlado, situado na cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Originalmente fundado em Maricá nos anos 1970, foi alguns anos depois transferido para a sua atual localização, às margens da rodovia BR-101 no trecho conhecido como Niterói-Manilha.

O CAAB tem uma pista asfaltada de 140 m x 10 m, com ampla área de escape gramada.

CAAB-Clube de Aeromodelismo Alberto Bertelli
Os associados do clube, do qual meu filho Marcus Roque faz parte, promoveram um churrasco para me receber nesta primeira visita. Vários dos membros do CAAB são amigos aeromodelistas com o qual convivi durante os 20 anos que pratiquei o esporte na região de Niterói, até minha transferência para o exterior no final de 1995.



Arno Vath, eu e meu filho Marcus.
 Encontrei-me com meu amigo de 40 anos, Arno Vath, um dos atuais diretores e várias vezes presidente do CAAB, além do José Antonio Salvaya e o Francesco Nazzardelli, aeromodelistas de longa data e ex-colegas da União Fluminense de Aeromodelismo-UFA.

Com minha querida Rô, filho, nora, netos e amigos, novos e antigos!
Fly Baby, modelo em escala do avião experimental projetado
por Peter M. Bowers em 1962.



O aeromodelo tem 2,13 m de envergadura, pesa 5 kg e é acionado
por um motor DLE 20cc.



Agradeço à diretoria e associados do CAAB pela hospitalidade. Foi um dia de muitas alegrias.

Com certeza voltarei a visitá-los!

quarta-feira, 10 de abril de 2019

McDonnell Douglas F-4 Phantom : O adeus do último esquadrão operacional

McDonnell Douglas F-4 Phantom II - United States Air Force
O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é um jato supersonico interceptor e caça-bombardeiro, originalmente desenvolvido para a Marinha dos EUA pela McDonnell Aircraft.
Entrou em serviço em 1960.


Demonstrando sua adaptabilidade para vários tipos de missões, foi adotado também pelo Corpo de Fuzileiros Navais e pela Força Aérea dos Estados Unidos. Em meados dos anos 1960 já era o avião militar mais importante do arsenal americano.


O F-4 Phantom é um caça bem grande com velocidade acima de Mach 2.2. Carrega mais de 8 toneladas em armas em nove pontos externos, incluindo mísseis ar-ar e ar-solo, além de vários tipos de bombas.

Inicialmente, como outros interceptadores daquela época, foi desenvolvido sem um canhão interno. Mais tarde teve incorporado um canhão rotativo M61 Vulcan. A partir do início de sua carreira, em 1959, registrou 15 recordes mundiais de desempenho em voo, incluindo máxima velocidade absoluta e máxima altitude absoluta.


Características gerais:
·         Tripulação: 2
·         Comprimento: 19.2 m
·         Envergadura: 11.7 m
·         Altura: 5 m
·         Peso vazio: 13,757 kg
·         Peso máximo: 18,824 kg
·         Peso máximo de decolagem: 28,030 kg
·         Maximum landing weight: 36,831 lb (16,706 kg)
·         Propulsão: 2 turbojatos General Electric J79-GE-17A 
Desempenho
·         Velocidade máxima: Mach 2.23 (2,370 km/h) a 40,000 pés (12,000 m)
·         Velocidade de cruzeiro: 508 nós (940 km/h)
·         Alcance em combate: 367 milhas náuticas (680 km)
·         Alcance em deslocamento: 1,457 milhas náuticas (2,699 km)
·         Teto de serviço: 60,000 ft (18,000 m)
·         Razão de subida: 41,300 ft/min (210 m/s)
·         Razão de planeio: 8.58
·         Distância de decolagem: 4,490 pés (1,370 m) com 53,814 libras (24,410 kg)
·         Distância de pouso: 3,680 pés (1,120 m) com 36,831 libras (16,706 kg)

O F-4 foi usado intensivamente durante a Guerra do Vietnã. Durante sua carreira foi utilizado como caça principal para a Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais e tornou-se muito importante nas missões de ataque ao solo e reconhecimento aéreo.

O F-4 Phantom continuou a fazer parte do poder aéreo dos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980, sendo gradualmente substituído por aeronaves mais modernas, na década de 1990: F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon na U.S.Air Force e F-14 Tomcat e F/A-18 Hornet na U.S.Navy e no U.S.Marine Corps.

Atuou como avião de reconhecimento e de ataque a defesas anti-aéreas durante a Guerra do Golfo em 1991, deixando o serviço ativos nos EUA em 1996. 

Foi o único avião a ser usado simultaneamente pelos dois esquadrões de demonstração aérea americanos: USAF Thunderbirds (F-4E) e o U.S.Navy Blue Angels (F-4J).


O F-4 foi operado também pelas forças armadas de outras 11 nações.

A produção do F-4 Phantom durou de 1958 a 1981, com 5.195 aeronaves fabricadas e entregues.

Durante o ano de 2018 o já idoso F-4 ainda era usado em serviço ativo no Irã, Japão, Coréia do Sul, Grécia e Turquia. Recentemente o F-4 foi usado contra as forças do Estado Islâmico, no Oriente Médio.

Em fevereiro de 2019 o F-4 Phantom deu baixa do serviço ativo nas Forças Armadas de Defesa do Japão.
O último esquadrão a operá-lo, o 352 Squadron, fez uma demonstração ao público numa base aérea ao norte de Tóquio, como uma cerimônia de despedida.

Vale a pena ver o vídeo:


O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é, sem a menor dúvida, um dos mais bonitos caças da era do jato.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Ministério oficializa proposta de 10 anos de validade para CNH


O governo oficializou a decisão de mudar o prazo de validade da carteira do motorista, atualmente em cinco anos, e também de aumentar a quantidade de pontos para que o motorista perca a habilitação por excesso de infrações.

Será proposto o aumento de 5 para 10 anos no prazo de validade para a renovação da CNH, para motoristas até 50 anos. A partir daí a renovação voltará a ser feita de 5 em 5 anos.

O Ministério da Infraestrutura enviará ao Palácio do Planalto uma proposta de projeto de lei que trata dessas alterações. De lá, o documento seguirá até a próxima sexta-feira para a avaliação do Congresso.

O governo pretende aumentar para 40 pontos o limite que define a suspensão do documento para dirigir. Atualmente o condutor pode perder a carteira se acumular 20 pontos ou mais ao longo de 12 meses, conforme o peso das infrações cometidas no trânsito.

O ministro informou que a medida também acelerará o processo de suspensão em casos de infrações mais graves, como dirigir sob o efeito de álcool.

domingo, 7 de abril de 2019

Imperial War Museum Duxford - 2019 Flying Legends Airshow Trailer

Supermarine Spitfire Mk Ia - N3200-QV -19-Sqn.-RAF
O Museu Imperial da Guerra (Imperial War Museum - IWM) é um conjunto de 5 museus e sítios históricos, cobrindo os conflitos armados desde a Grande Guerra (1914-1918) até hoje. Os locais e artefatos da coleção do Museu contam a história das vidas envolvidas nas guerras e como os conflitos moldaram o mundo como vivemos hoje.

Os museus são: IWM London, IWM North em Manchester e o IWM Duxford em Cambridgeshire.  Além desses, há duas experiências históricas em Londres. A Sala de Guerra de Churchill no Whitehall e o HMS Belfast, permanentemente atracado no rio Tamisa.

O Imperial War Museum foi fundado durante a Primeira Guerra Mundial para preservar e relatar as histórias do todos os povos, não somente da Grã-Bretanha, mas de todas as nações do Império Britânico. O trabalho continua até os dias de hoje, cobrindo 100 anos de experiência através da Comunidade Britânica de Nações.

O IWM Duxford está preparando um grande evento para 2019: The 2019 Flying Legends Airshow.

O vídeo a seguir é uma pequena amostra do que poderá ser visto em Duxford:




sábado, 6 de abril de 2019

Harley-Davidson: novos motores serão lançados


Novo motor Harley-Davidson, totalmente arrefecido a líquido.
A Harley-Davidson está trabalhando no projeto de um novo motor com arrefecimento líquido, que deve equipar uma nova família de motocicletas médias, incluindo a versão de linha da Harley-Davidson Pan America, Harley-Davidson Custom 1250 e a Harley-Davidson Streetfighter.

O desenho do motor, arquivado no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia (European Union Intellectual Property Office), revela bastante detalhes sobre o novo motor, que deve equipar vários modelos a serem lançados entre 2020 e 2022. O novo motor é um V-Twin de 60°, totalmente refrigerado a líquido, compacto e com a transmissão acoplada.



As imagens arquivadas mostram pontos de fixação atrás da transmissão e nos dois lados dos cabeçotes, sugerindo que o motor faça parte da estrutura do chassi. Os desenhos não indicam o volume cilíndrico, mas a H-D já anunciou que o tamanho dos motores vai variar entre 500 cc e 1250 cc. Eles não mostram os tradicionais tuchos e terão duplo comando de válvulas.

Harley-Davidson Pan America, deve ser lançada no mercado em 2020
Desenho da Harley-Davidson Streetfigher

Harley-Davidson Custom 1250, no estilo bobber.
O conceito original nas imagens indicam que cada motor será um pouco diferente dos outros.

A Custom 1250, por exemplo, terá cabeçote em dois tons. Já a Streetfighter 975 também virá em dois tons, mas com cores diferentes.  

Pelo o que se deduz, pelo menos três novos modelos de motocicletas estão sendo finalizadas. A primeira será a Harley-Davidson Pan America Adventure Tourer, provavelmente lançada no segundo semestre do próximo ano, como sendo modelo 2021. A seguir virá a Streetfighter e depois a Custom 1250.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Warbirds RC Forever 2019


O evento foi realizado na pista da ALA - Associação Limeirense de Aeromodelismo, em Limeira, SP, entre os dias 28 e 31 de Março.

Foi minha primeira participação no evento e, com certeza, participarei da próxima edição, em 2020.

Apesar da distância (535 km), a viagem é bem tranquila em rodovias duplicadas por todo o percurso.

Eu e minha querida co-piloto Rô Roque, saímos de Curitiba no dia 27/3 às 08:00 e às 15:30 já estávamos na pista.

O clube estava muito bem preparado para receber os aeromodelistas, que vieram do Sul, de Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outras origens, além do estado de São Paulo, é claro.


O pit de pilotagem fica muito próximo à pista,
o que deveria ser modificado, na minha opinião.
As duas áreas de montagem e pernoite dos aviões são bastante amplas.


A pista (220x18m) fica orientada quase no sentido norte-sul geográfico, o que cria o inconveniente do sol nos olhos no final da tarde. Mas isto, com certeza, não inibiu os pilotos!

A oportunidade foi excelente para rever amigos antigos e fazer novas amizades:

Eduardo Diniz - Belo Horizonte, MG
Eu e Dino diGiorgio, Fort Pierce, Florida
Dino e Rogério Araújo - S. J. dos Campos, SP
Fernando Garbo (Americana, SP) e Mario Knoll (Valinhos, SP)
Flademir Cesarin, São Carlos, SP, um dos organizadores.

Fernando Caveira, São Paulo, SP
Rogério Araújo, Túlio Brandão, eu, Rô, Rodrigo Costa e Manuela Melo
Eu e Túlio Brandão, analisando o novo Graupner mz-16
O evento temático apresentou uma extensa gama de aviões militares, de todas as épocas:



























Estes excelentes vídeos do canal Aeromodelismo é Assim, demonstram bem a amplitude do evento.




Esta foi a quarta edição do Warbirds RC Forecer (o primeiro foi em 2016).
Segundo os organizadores, mais de 100 pilotos e acima de 150 aeromodelos participaram.

Para quem gosta de aeromodelismo escala militar, é um grande evento. Recomendo.