"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
Quem sou eu
▼
sexta-feira, 26 de abril de 2019
quinta-feira, 25 de abril de 2019
Horário de Verão: decreto presidencial extingue a prática
O Presidente da República assinou nesta quinta-feira (25/4) o decreto que revoga
o horário de verão.
A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do
Planalto. Segundo o presidente, a medida segue estudos que analisaram a
economia de energia no período e como o relógio biológico da população é
afetado.
O Presidente Bolsonaro
já havia anunciado no início do mês, em uma rede social, a decisão de acabar
com o horário de verão neste ano. Neste período, que costumava durar
entre outubro e fevereiro, parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em
uma hora.
Na
cerimônia desta quarta-feira para anunciar o decreto, o presidente informou que
a área técnica do Ministério de Minas e Energia apresentou estudos sobre a
economia de energia gerada pelo horário de verão. Segundo ele, o pessoal da área da Saúde também foi procurada para apontar como o horário afeta o relógio
biológico das pessoas.
“As
conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era próximo das 15:00 horas, então não tinha mais a razão da permanência do horário, não
economizava mais energia. E na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas,
mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse.
"Justo
anseio da população brasileira. Eu concordo que eu
sempre reclamei do horário de verão. E tive a oportunidade, agora, atendendo às
pesquisas que fizemos, que indicam que mais de 70% da população era favorável ao
fim do horário de verão", afirmou o presidente.
Operação Jato de Areia: a primeira circumnavegação submersa faz 59 anos!
Globo terrestre mostrando a viagem de circumnavegação submerso do USS Triton em 1960. |
A Operação
Jato de Areia (Sandblast no original) foi o nome dada à primeira viagem de circumnavegação
submersa da história, realizada pelo submarino atômico USS Triton (SSRN-586) da
Marinha dos Estados Unidos, de 24 de fevereiro a 25 de abril de 1960.
USS Triton (SSRN-586) |
Sob o
comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Edward L Beach Jr, um veterano altamente condecorado da Segunda Guerra Mundial, o USS Tritonfez a circumnavegação submersa em 60 dias
e 21 horas, percorrendo o total de 26.723 milhas náuticas
(ou 49.491 km) em uma velocidade média de 18 nós (33 km/h).
CMG Edward L. Beach Jr. |
No total do
cruzeiro, o submarino ficou 89 dias e 9 horas debaixo do nível do mar, um
recorde registrado no Guinness World Records e não superado até hoje.
A Operação
Jato de Areia foi idealizada no início de 1960 e planejada para terminar antes
da reunião agendada para maio (May 1960 Four Power Paris Summit), entre o
presidente Dwight D. Eisenhower e o primeiro ministro soviético Nikita
Khrushchev. A operação aumentou consideravelmente o prestígio militar
americano, ao provar que a frota de submarinos dos EUA poderia chegar a
qualquer parte do mundo sem ser detectada.
O USS
Triton foi o maior e mais poderoso submarino construído no mundo, na época,
sendo o primeiro a ser equipado com dois reatores nucleares, que permitiam ao
navio a velocidade média de 25 nós (52 km/h) em qualquer situação, submerso ou
na superfície. Nas provas de mar, antes de ser comissionado, o Triton atingiu
velocidades “bem acima de 30 nós (56 km/h)”, como registrado no Diário de
Bordo. A velocidade máxima nunca foi divulgada, como é praxe nos navios de
guerra dos EUA.
A potência
de seus reatores produziam 45.000 SHP, mas podiam chegar a 60.000 SHP, se
necessário.
O
Comandante Edward Beach, seu primeiro comandante, participou da Segunda Guerra
Mundial lutando contra os japoneses no Oceano Pacífico.
Serviu nos submarinos USS Trigger e USS Tirante, em patrulhas
contra os navios inimigos, até ser nomeado comandante do submarino USS Piper, posto que ocupou até o final da guerra.
Capitão de Fragata Edward L. Beach Jr em 1945, como comandante do USS Piper. |
Graduado pela turma de 1939 da Academia Naval de
Anápolis, o Comandante Beach serviu no cruzador pesado USS Chester e no
contratorpedeiro USS Lea, no período que antecipou a entrada dos Estados Unidos
na guerra, a partir dos ataques a Pearl Harbor em 7/12/1941. Em setembro
daquele ano o Tenente Beach havia sido voluntário para servir em submarinos
e foi enviado para a Escola de Submarinistas na Base Naval de New London. Graduou-se como primeiro aluno da sua turma em dezembro,
poucos dias depois dos ataques que levaram os EUA declarar guerra aos países do
Eixo.
À bordo do
USS Trigger, o então Tenente Beach participou da importante Batalha de Midway.
Durante a guerra, o Comandante Beach executou 10 patrulhas submarinas nos três navios onde
serviu (o último deles, como comandante). Por sua participação nas operações
navais, o Comandante Beach recebeu a Cruz Naval, Estrela de Prata, Estrela de
Ouro e Medalha de Mérito Naval, entre outras condecorações de guerra.
Características
do USS Triton:
- Classificação: Submarino Nuclear de Ataque (SSN)
- Comprimento: 136,4 m
- Boca: 11 m
- Calado na superfície: 7,16 m
- Deslocamento na superfício: 6.059 t
- Deslocamento submerso: 8.898 t
- Propulsão: 2xS4G reatores nucleares, duas caldeiras, duas turbina e dois hélices de 5 pás.
- Velocidade: acima de 30 nós na superfície e acima de 27 nós submerso.
- Autonomia: ilimitada
- Profundidade máxima de prova: 210 m
- Profundidade máxima estimada antes de implodir: 320 m
- Tripulação: 159 Oficiais e Praças
- Armamento: seis tubos de lançamento e 21 torpedos MK 60.
Na preparação para a missão, os oficiais do USS Triton começaram a suprir o navio, com apenas 12 dias de prazo para executar os preparativos.
Rancho para alimentar a tripulação por um período de 120 dias e outros suprimentos foram colocados à bordo.
Além da
tripulação, outras técnicos embarcaram no USS Triton durante a Operação Jato de
Areia:
- Joseph B. Roberts, fotógrafo da National Geographic Magazine;
- Dr. Benjamin b. Weybrew, psicanalista do Laboratório de Pesquisas Médicas da Força de Submarinos;
- Michal Smalet, geofísico;
- Gordon E. Wilkes, engenheiro civil;
- Nicholas R. Mabry, oceanógrafo;
- Eldon C. Good, engenheiro da Sperry Gyroscopic Company, monitor do Sistema de Navegação Inercial e
- Frank E. McConnel, engenheiro mecânico e garantia do Estaleiro construtor.
O navio saiu de sua base em New London, no dia 16 de fevereiro para o período de preparação para a missão.
USS Triton deixando a Base Naval de New London em 16/2/1960. |
Comandante Beach informando o objetivo da missão, no dia 17/2/1960 |
Centro de Informação de Combate (CIC) do USS Triton |
O Comandante Beach no periscópio do USS Triton |
Durante este período, as atividades a bordo do submarino eram marcadas por alguns dias típicos na semana:
- Segunda e terça-feiras: rotina normal com treinamento e aulas.
- Quarta-feira: rotina normal de navegação e descanso para os tripulantes de folga.
- Quinta-feira: rotina normal com treinamento e aulas.
- Sexta-feira: manutenção e conservação/limpeza do navio.
- Sábado: rotina normal, com treinamentos na parte da tarde.
- Domingo: rotina normal de navegação, descanso e atividades religiosas para os tripulantes de folga.
Segundo o relatório do Comandante Beach, o maior
desafio para a tripulação eram as fainas normais de bordo, como remoção de lixo
e a limpeza do navio.
"Foram 84 dias de trabalho extenuante, só para manter o
navio em condições perfeitas de funcionamento e limpeza," escrevei ele no seu relatório.
Para a remoção de lixo
sem emergir, o Triton era equipado com uma Unidade de Remoção de Lixo, um
pequeno tubo de lançamento invertido, que lançava o lixo ensacado pela parte
baixa do submarino.
A missão começou oficialmente no dia 24 de fevereiro de 1960, quando o USS Triton cruzou a linha do equador pela primeira vez.
Festividades do Rei Netuno, ao cruzar a linha do Equador. |
Durante a Operação Jato de Areia, o USS Triton cruzou a linha do Equador quatro vezes.
No dia 25
de abril de 1960, o USS Triton cruzou a linha do Equador pela última vez nesta
missão, encerrando a viagem de circumnavegação submerso.
No dia 10
de maio, navegando no litoral do Estado de Delaware, o Comandante Beach deixou
o USS Triton, a bordo de um helicóptero da Marinha, e transportado para a Casa
Branca, em Washington.
Na Casa
Branca ele acompanhou o Presidente Eisenhower quando este anunciou o feito
inédito. Presente ao ato estava o Vice-Almirante Hyman G. Rickover, considerado
o “Pai da Marinha Nuclear”.
O Comandante Beach retornando ao USS Triton. |
Naquela
mesma tarde o Comandante Beach retornou ao USS Triton, também por helicóptero.
No dia
seguinte, 11 de maio, o USS Triton atracou no cais da Base Naval de Groton,
Connecticut, completando sua missão.
terça-feira, 23 de abril de 2019
Harley-Davidson faz parceria com equipe da Formula E
A equipe
Envision Virgin Racing, da Fórmula E, anunciou que a Harley-Davidson, uma
das marcas de motocicletas mais icônicas do mundo, firmou um patrocínio de
longo prazo com a equipe. Esse patrocínio reflete o compromisso e o entusiasmo
da Harley-Davidson em liderar o espaço de mobilidade de veículos elétricos
(VE), em rápida evolução, e o entusiasmo em compartilhar, com um público global
crescente, experiências novas e grandiosas de performance utilizando a energia
elétrica.
A Envision
Virgin Racing é uma das equipes fundadoras e de maior sucesso na Fórmula E – a
primeira competição de corrida totalmente elétrica do mundo e uma das que mais
crescem no automobilismo. Durante seu tempo no campeonato, a equipe conquistou
mais de 700 pontos, oito vitórias impressionantes e 23 pódios, e, recentemente,
se tornou o primeiro time a ter registrado vitórias em todas as cinco
temporadas até o momento. No próximo fim de semana, a equipe embarca em
sua próxima corrida em Paris, onde está atualmente em segundo lugar no
campeonato de equipes.
Na primavera de 2019, a primeira motocicleta elétrica da
Harley-Davidson, a LiveWire®, estará disponível para venda em alguns mercados
internacionais. É o primeiro de um amplo portfólio de veículos elétricos da
empresa; e é uma prova positiva do compromisso declarado da Harley-Davidson de
liderar a eletrificação do motociclismo, oferecendo uma linha completa de veículos elétricos de duas rodas para o mais
jovem dos pilotos, até o piloto que está procurando por uma experiência premium
e de alta performance com uma moto elétrica.
Marc McAllister, vice-presidente de Planejamento de Produto
e Portfólio da Harley-Davidson, disse: “Os veículos elétricos estão na
vanguarda das futuras conversas de mobilidade em todo o mundo, e esse futuro
está acontecendo agora. Estamos muito entusiasmados com a parceria com a
Envision Virgin Racing, um dos principais proponentes da Fórmula E – a mais
alta forma de automobilismo de propulsão elétrica. A paixão, o profissionalismo
e o comprometimento da equipe com a emoção dos veículos elétricos combinam com
os nossos e será um momento incrivelmente emocionante trabalhar com eles”.
Sylvain Filippi, diretor administrativo da Envision Virgin
Racing, disse: “Estamos muito satisfeitos em receber uma marca tão icônica como
a Harley-Davidson em nosso portfólio de parceiros. Como nós, a Harley-Davidson
compartilha nossa paixão pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta e
mobilidade sustentável, e entre nós podemos agora ajudar a mostrar isso em duas
e quatro rodas”.
Ele ainda acrescentou: “A Harley-Davidson também é a quarta
grande parceria para a equipe nos últimos 12 meses após o anúncio da Stanley
Black & Decker no Paris E-Prix no ano passado, Audi Sport no outono e
Genpact em dezembro.”
Para mais
informações sobre a Envision Virgin Racing, visite
https://envisionvirginracing.com/,
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
sábado, 20 de abril de 2019
CAAB: Visitando o Clube de Aeromodelismo Alberto Bertelli
O CAAB-Clube de Aeromodelismo Alberto Bertelli é uma entidade de prática de aeromodelismo rádio-controlado, situado na cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Originalmente fundado em Maricá nos anos 1970, foi alguns anos depois transferido para a sua atual localização, às margens da rodovia BR-101 no trecho conhecido como Niterói-Manilha.
O CAAB tem uma pista asfaltada de 140 m x 10 m, com ampla área de escape gramada.
CAAB-Clube de Aeromodelismo Alberto Bertelli |
Arno Vath, eu e meu filho Marcus. |
Com minha querida Rô, filho, nora, netos e amigos, novos e antigos! |
Fly Baby, modelo em escala do avião experimental projetado por Peter M. Bowers em 1962. |
O aeromodelo tem 2,13 m de envergadura, pesa 5 kg e é acionado por um motor DLE 20cc. |
Com certeza voltarei a visitá-los!
quarta-feira, 10 de abril de 2019
McDonnell Douglas F-4 Phantom : O adeus do último esquadrão operacional
McDonnell Douglas F-4 Phantom II - United States Air Force |
Entrou em
serviço em 1960.
Demonstrando
sua adaptabilidade para vários tipos de missões, foi adotado também pelo Corpo
de Fuzileiros Navais e pela Força Aérea dos Estados Unidos. Em meados dos anos
1960 já era o avião militar mais importante do arsenal americano.
O F-4
Phantom é um caça bem grande com velocidade acima de Mach 2.2. Carrega mais de
8 toneladas em armas em nove pontos externos, incluindo mísseis ar-ar e
ar-solo, além de vários tipos de bombas.
Inicialmente,
como outros interceptadores daquela época, foi desenvolvido sem um canhão
interno. Mais tarde teve incorporado um canhão rotativo M61 Vulcan. A partir do
início de sua carreira, em 1959, registrou 15 recordes mundiais de desempenho
em voo, incluindo máxima velocidade absoluta e máxima altitude absoluta.
Características gerais:
·
Tripulação: 2
·
Comprimento: 19.2 m
·
Envergadura: 11.7 m
·
Altura: 5 m
·
Peso
vazio: 13,757 kg
·
Peso
máximo: 18,824 kg
·
Peso máximo de decolagem: 28,030 kg
·
Maximum
landing weight: 36,831 lb
(16,706 kg)
·
Propulsão: 2 turbojatos General
Electric J79-GE-17A
Desempenho
·
Velocidade máxima: Mach 2.23 (2,370 km/h) a
40,000 pés (12,000 m)
·
Velocidade de cruzeiro: 508 nós (940 km/h)
·
Alcance em combate: 367 milhas
náuticas (680 km)
·
Alcance em deslocamento: 1,457 milhas
náuticas (2,699 km)
·
Teto de serviço: 60,000 ft
(18,000 m)
·
Razão de subida: 41,300 ft/min
(210 m/s)
·
Razão
de planeio: 8.58
·
Distância de decolagem: 4,490 pés
(1,370 m) com 53,814 libras (24,410 kg)
·
Distância de pouso: 3,680 pés
(1,120 m) com 36,831 libras (16,706 kg)
O F-4 foi
usado intensivamente durante a Guerra do Vietnã. Durante sua carreira foi utilizado como caça principal
para a Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais e tornou-se muito importante
nas missões de ataque ao solo e reconhecimento aéreo.
O F-4
Phantom continuou a fazer parte do poder aéreo dos Estados Unidos nas décadas
de 1970 e 1980, sendo gradualmente substituído por aeronaves mais modernas, na década de 1990: F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon na U.S.Air Force e F-14
Tomcat e F/A-18 Hornet na U.S.Navy e no U.S.Marine Corps.
Atuou como avião de reconhecimento e de ataque a defesas anti-aéreas
durante a Guerra do Golfo em 1991, deixando o serviço ativos nos EUA em 1996.
Foi o único avião a ser usado simultaneamente pelos dois esquadrões de
demonstração aérea americanos: USAF Thunderbirds (F-4E) e o U.S.Navy Blue
Angels (F-4J).
O F-4 foi
operado também pelas forças armadas de outras 11 nações.
A produção
do F-4 Phantom durou de 1958 a 1981, com 5.195 aeronaves fabricadas e
entregues.
Durante o
ano de 2018 o já idoso F-4 ainda era usado em serviço ativo no Irã, Japão, Coréia
do Sul, Grécia e Turquia. Recentemente o F-4 foi usado contra as forças do
Estado Islâmico, no Oriente Médio.
O último esquadrão a operá-lo, o 352 Squadron, fez uma demonstração
ao público numa base aérea ao norte de Tóquio, como uma cerimônia de
despedida.
Vale a pena ver o vídeo:
O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é, sem a menor dúvida, um dos mais bonitos caças da era do jato.
terça-feira, 9 de abril de 2019
Ministério oficializa proposta de 10 anos de validade para CNH
O governo oficializou a decisão de mudar o prazo de validade da carteira do motorista, atualmente em cinco anos, e também de aumentar a quantidade de pontos para que o motorista perca a habilitação por excesso de infrações.
Será proposto o aumento de 5 para 10 anos no prazo de validade para a renovação da CNH, para motoristas até 50 anos. A partir daí a renovação voltará a ser feita de 5 em 5 anos.
O Ministério da Infraestrutura enviará ao Palácio do Planalto uma proposta de projeto de lei que trata dessas alterações. De lá, o documento seguirá até a próxima sexta-feira para a avaliação do Congresso.
O governo pretende aumentar para 40 pontos o limite que define a suspensão do documento para dirigir. Atualmente o condutor pode perder a carteira se acumular 20 pontos ou mais ao longo de 12 meses, conforme o peso das infrações cometidas no trânsito.
O ministro informou que a medida também acelerará o processo de suspensão em casos de infrações mais graves, como dirigir sob o efeito de álcool.
domingo, 7 de abril de 2019
Imperial War Museum Duxford - 2019 Flying Legends Airshow Trailer
Supermarine Spitfire Mk Ia - N3200-QV -19-Sqn.-RAF |
Os museus
são: IWM London, IWM North em Manchester e o IWM Duxford em Cambridgeshire. Além desses, há duas
experiências históricas em Londres. A Sala de Guerra de Churchill no Whitehall
e o HMS Belfast, permanentemente atracado no rio Tamisa.
O Imperial
War Museum foi fundado durante a Primeira Guerra Mundial para preservar e
relatar as histórias do todos os povos, não somente da Grã-Bretanha, mas de
todas as nações do Império Britânico. O trabalho continua até os dias de hoje,
cobrindo 100 anos de experiência através da Comunidade Britânica de Nações.
O IWM Duxford está preparando um grande evento para 2019: The 2019 Flying Legends Airshow.
O vídeo a seguir é uma pequena amostra do que poderá ser visto em Duxford:
sábado, 6 de abril de 2019
Harley-Davidson: novos motores serão lançados
Novo motor Harley-Davidson, totalmente arrefecido a líquido. |
A
Harley-Davidson está trabalhando no projeto de um novo motor com arrefecimento
líquido, que deve equipar uma nova família de motocicletas médias, incluindo a
versão de linha da Harley-Davidson Pan America, Harley-Davidson Custom 1250 e a
Harley-Davidson Streetfighter.
O desenho
do motor, arquivado no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia
(European Union Intellectual Property Office), revela bastante detalhes sobre o
novo motor, que deve equipar vários modelos a serem lançados entre 2020 e 2022.
O novo motor é um V-Twin de 60°, totalmente refrigerado a líquido, compacto e
com a transmissão acoplada.
As imagens
arquivadas mostram pontos de fixação atrás da transmissão e nos dois lados dos
cabeçotes, sugerindo que o motor faça parte da estrutura do chassi. Os desenhos
não indicam o volume cilíndrico, mas a H-D já anunciou que o tamanho dos motores
vai variar entre 500 cc e 1250 cc. Eles não mostram os tradicionais tuchos e
terão duplo comando de válvulas.
Harley-Davidson Pan America, deve ser lançada no mercado em 2020 |
Desenho da Harley-Davidson Streetfigher |
Harley-Davidson Custom 1250, no estilo bobber. |
A Custom 1250, por exemplo, terá cabeçote em dois tons. Já a Streetfighter 975 também virá em dois tons, mas com cores diferentes.
Pelo o que se deduz, pelo menos três novos modelos de motocicletas estão sendo finalizadas. A primeira será a Harley-Davidson Pan America Adventure Tourer, provavelmente lançada no segundo semestre do próximo ano, como sendo modelo 2021. A seguir virá a Streetfighter e depois a Custom 1250.
sexta-feira, 5 de abril de 2019
Warbirds RC Forever 2019
O evento foi realizado na pista da ALA - Associação Limeirense de Aeromodelismo, em Limeira, SP, entre os dias 28 e 31 de Março.
Foi minha primeira participação no evento e, com certeza, participarei da próxima edição, em 2020.
Apesar da distância (535 km), a viagem é bem tranquila em rodovias duplicadas por todo o percurso.
Eu e minha querida co-piloto Rô Roque, saímos de Curitiba no dia 27/3 às 08:00 e às 15:30 já estávamos na pista.
O clube estava muito bem preparado para receber os aeromodelistas, que vieram do Sul, de Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outras origens, além do estado de São Paulo, é claro.
O pit de pilotagem fica muito próximo à pista, o que deveria ser modificado, na minha opinião. |
As duas áreas de montagem e pernoite dos aviões são bastante amplas. |
A pista (220x18m) fica orientada quase no sentido norte-sul geográfico, o que cria o inconveniente do sol nos olhos no final da tarde. Mas isto, com certeza, não inibiu os pilotos!
A oportunidade foi excelente para rever amigos antigos e fazer novas amizades:
Eduardo Diniz - Belo Horizonte, MG |
Eu e Dino diGiorgio, Fort Pierce, Florida |
Dino e Rogério Araújo - S. J. dos Campos, SP |
Fernando Garbo (Americana, SP) e Mario Knoll (Valinhos, SP) |
Flademir Cesarin, São Carlos, SP, um dos organizadores. |
Fernando Caveira, São Paulo, SP |
Rogério Araújo, Túlio Brandão, eu, Rô, Rodrigo Costa e Manuela Melo |
Eu e Túlio Brandão, analisando o novo Graupner mz-16 |
Estes excelentes vídeos do canal Aeromodelismo é Assim, demonstram bem a amplitude do evento.
Esta foi a quarta edição do Warbirds RC Forecer (o primeiro foi em 2016).
Segundo os organizadores, mais de 100 pilotos e acima de 150 aeromodelos participaram.
Para quem gosta de aeromodelismo escala militar, é um grande evento. Recomendo.