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quinta-feira, 25 de abril de 2019

Operação Jato de Areia: a primeira circumnavegação submersa faz 59 anos!


Globo terrestre mostrando a viagem de circumnavegação submerso do USS Triton em 1960.
A Operação Jato de Areia (Sandblast no original) foi o nome dada à primeira viagem de circumnavegação submersa da história, realizada pelo submarino atômico USS Triton (SSRN-586) da Marinha dos Estados Unidos, de 24 de fevereiro a 25 de abril de 1960.

USS Triton (SSRN-586)
Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Edward L Beach Jr, um veterano altamente condecorado da Segunda Guerra Mundial, o USS Tritonfez a circumnavegação submersa em 60 dias e 21 horas, percorrendo o total de 26.723 milhas náuticas (ou 49.491 km) em uma velocidade média de 18 nós (33 km/h).

CMG Edward L. Beach Jr.
No total do cruzeiro, o submarino ficou 89 dias e 9 horas debaixo do nível do mar, um recorde registrado no Guinness World Records e não superado até hoje.

A Operação Jato de Areia foi idealizada no início de 1960 e planejada para terminar antes da reunião agendada para maio (May 1960 Four Power Paris Summit), entre o presidente Dwight D. Eisenhower e o primeiro ministro soviético Nikita Khrushchev. A operação aumentou consideravelmente o prestígio militar americano, ao provar que a frota de submarinos dos EUA poderia chegar a qualquer parte do mundo sem ser detectada.

O USS Triton foi o maior e mais poderoso submarino construído no mundo, na época, sendo o primeiro a ser equipado com dois reatores nucleares, que permitiam ao navio a velocidade média de 25 nós (52 km/h) em qualquer situação, submerso ou na superfície. Nas provas de mar, antes de ser comissionado, o Triton atingiu velocidades “bem acima de 30 nós (56 km/h)”, como registrado no Diário de Bordo. A velocidade máxima nunca foi divulgada, como é praxe nos navios de guerra dos EUA.

A potência de seus reatores produziam 45.000 SHP, mas podiam chegar a 60.000 SHP, se necessário.

O Comandante Edward Beach, seu primeiro comandante, participou da Segunda Guerra Mundial lutando contra os japoneses no Oceano Pacífico. 

Serviu nos submarinos  USS Trigger e USS Tirante, em patrulhas contra os navios inimigos, até ser nomeado comandante do submarino USS Piper, posto que ocupou até o final da guerra. 

Capitão de Fragata Edward L. Beach Jr em 1945, como comandante do USS Piper.
Graduado pela turma de 1939 da Academia Naval de Anápolis, o Comandante Beach serviu no cruzador pesado USS Chester e no contratorpedeiro USS Lea, no período que antecipou a entrada dos Estados Unidos na guerra, a partir dos ataques a Pearl Harbor em 7/12/1941. Em setembro daquele ano o Tenente Beach havia sido voluntário para servir em submarinos e foi enviado para a Escola de Submarinistas na Base Naval de New London. Graduou-se como primeiro aluno da sua turma em dezembro, poucos dias depois dos ataques que levaram os EUA declarar guerra aos países do Eixo.

À bordo do USS Trigger, o então Tenente Beach participou da importante Batalha de Midway. 

Durante a guerra, o Comandante Beach executou  10 patrulhas submarinas nos três navios onde serviu (o último deles, como comandante). Por sua participação nas operações navais, o Comandante Beach recebeu a Cruz Naval, Estrela de Prata, Estrela de Ouro e Medalha de Mérito Naval, entre outras condecorações de guerra.

Características do USS Triton:
  • Classificação: Submarino Nuclear de Ataque (SSN)
  • Comprimento: 136,4 m
  • Boca: 11 m
  • Calado na superfície: 7,16 m
  • Deslocamento na superfício: 6.059 t
  • Deslocamento submerso: 8.898 t
  • Propulsão: 2xS4G reatores nucleares, duas caldeiras, duas turbina e dois hélices de 5 pás.
  • Velocidade: acima de 30 nós na superfície e acima de 27 nós submerso.
  • Autonomia: ilimitada
  • Profundidade máxima de prova: 210 m
  • Profundidade máxima estimada antes de implodir: 320 m
  • Tripulação: 159 Oficiais e Praças
  • Armamento: seis tubos de lançamento e 21 torpedos MK 60.
Na preparação para a missão, os oficiais do USS Triton começaram a suprir o navio, com apenas 12 dias de prazo para executar os preparativos. 

Rancho para alimentar a tripulação por um período de 120 dias e outros suprimentos foram colocados à bordo. 


Além da tripulação, outras técnicos embarcaram no USS Triton durante a Operação Jato de Areia:
  • Joseph B. Roberts, fotógrafo da National Geographic Magazine;
  • Dr. Benjamin b. Weybrew, psicanalista do Laboratório de Pesquisas Médicas da Força de Submarinos;
  • Michal Smalet, geofísico;
  • Gordon E. Wilkes, engenheiro civil;
  • Nicholas R. Mabry, oceanógrafo;
  • Eldon C. Good, engenheiro da Sperry Gyroscopic Company, monitor do Sistema de Navegação Inercial e
  • Frank E. McConnel, engenheiro mecânico e garantia do Estaleiro construtor.

O navio saiu de sua base em New London, no dia 16 de fevereiro para o período de preparação para a missão.
USS Triton deixando a Base Naval de New London em 16/2/1960.

Comandante Beach informando o objetivo da missão, no dia 17/2/1960
Centro de Informação de Combate (CIC) do USS Triton
O Comandante Beach no periscópio do USS Triton
Durante este período, as atividades a bordo do submarino eram marcadas por alguns dias típicos na semana:
  • Segunda e terça-feiras: rotina normal com treinamento e aulas.
  • Quarta-feira: rotina normal de navegação e descanso para os tripulantes de folga.
  • Quinta-feira: rotina normal com treinamento e aulas.
  • Sexta-feira: manutenção e conservação/limpeza do navio.
  • Sábado: rotina normal, com treinamentos na parte da tarde.
  • Domingo: rotina normal de navegação, descanso e atividades religiosas para os tripulantes de folga.
Segundo o relatório do Comandante Beach, o maior desafio para a tripulação eram as fainas normais de bordo, como remoção de lixo e a limpeza do navio. 

"Foram 84 dias de trabalho extenuante, só para manter o navio em condições perfeitas de funcionamento e limpeza," escrevei ele no seu relatório.

 Para a remoção de lixo sem emergir, o Triton era equipado com uma Unidade de Remoção de Lixo, um pequeno tubo de lançamento invertido, que lançava o lixo ensacado pela parte baixa do submarino.

A missão começou oficialmente no dia 24 de fevereiro de 1960, quando o USS Triton cruzou a linha do equador pela primeira vez.

Festividades do Rei Netuno, ao cruzar a linha do Equador.
Durante a Operação Jato de Areia, o USS Triton cruzou a linha do Equador quatro vezes.

No dia 25 de abril de 1960, o USS Triton cruzou a linha do Equador pela última vez nesta missão, encerrando a viagem de circumnavegação submerso.

No dia 10 de maio, navegando no litoral do Estado de Delaware, o Comandante Beach deixou o USS Triton, a bordo de um helicóptero da Marinha, e transportado para a Casa Branca, em Washington.
Na Casa Branca ele acompanhou o Presidente Eisenhower quando este anunciou o feito inédito. Presente ao ato estava o Vice-Almirante Hyman G. Rickover, considerado o “Pai da Marinha Nuclear”.

O Comandante Beach retornando ao USS Triton.
Naquela mesma tarde o Comandante Beach retornou ao USS Triton, também por helicóptero.
No dia seguinte, 11 de maio, o USS Triton atracou no cais da Base Naval de Groton, Connecticut, completando sua missão.

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