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terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 4. Inspeção e Cuidado

Final da subida do Tail of the Dragon, Setembro 2011
Há algo de mágico no ato de pilotar uma motocicleta e na maneira como o efeito giroscópico das rodas girando engana a gravidade e permite que você siga em frente, no topo de dois estreitos pneus, sem cair.

De certa maneira, pilotar uma motocicleta é um ato de fé. Fé em que as leis da física vai mantê-lo na vertical nas curvas e no tope das colinas e fé de que sua motocicleta vai continuar rodando sem um defeito ou outros problemas que possam dar por terminado o seu passeio ou viagem.
Uma parte importante no pilotar com segurança é ter confiança de que sua máquina vai levá-lo até o destino, sem incidentes.

Para isto é necessário que você confie na sua motocicleta, sem restrições.  Ao entrar numa curva descendente, deve confiar que o freio motor e os freios dinâmicos serão capazes de diminuir a velocidade da motocicleta, para fazer a curva com segurança. Antes que você acelere para ultrapassar uma carreta bi-trem, você deve confiar de que o motor, a transmissão, a correia/corrente/eixo, não falharão.


Assegurar-se que sua motocicleta está em condições plenas de funcionamento, sem peças desgastadas ou próxima de falharem, é a base desta confiança. Afinal, o que pode ser um pequeno inconveniente numa automóvel, pode transformar-se numa tragédia numa motocicleta.

Assim, é fundamental certificar-se de que todos os componentes de sua máquina estão funcionando como devem. As motocicletas modernas, com toda a tecnologia embarcada, nos dão mais condições de antecipar um problema mecânico, elétrico ou eletrônico, do que nossos pais e avós conseguiriam no século passado.

Manutenção preventiva regular é a melhor maneira de garantir uma viagem sem problemas. Faça uma checagem antes de sair de casa e rode com mais tranquilidade.

Os itens que devem merecer sua atenção estão aqui (P-COLTA):

Pneus/Rodas  -  Controles  -  Óleos e outros fluídos  -  Luzes  -  Transmissão  -  Apoio

Pneus e Rodas

Talvez os componentes mais importantes de sua motocicleta são as rodas e os pneus. Afinal, você está montado neles!

Não subestime sua importância para a segurança na estrada.  Verifique regularmente a pressão dos pneus e mantenha-os calibrados conforme a recomendação do fabricante.  Este item é crucial para a vida útil do pneu e o seu desempenho. Pressão incorreta pode levar a um desgaste irregular, causando sérios problemas de estabilidade.

Um pneu com pressão abaixo do recomendado, aumenta a temperatura de rodagem e pode causar instabilidade em altas velocidades ou com a motocicleta em plena carga (piloto+garupa+bagagem).
Cuidado especial deve ser tomado com as ranhuras do pneu. Assegure-se que o desgaste não atingiu o ponto de substituição. Se isto tiver acontecido, troque os pneus antes de fazer qualquer viagem.

Pressão correta, baixa e alta
Claro, pneus furados são um fato da vida. Apesar de nunca ter tido um pneu de motocicleta furado em toda a minha vida de motociclista (e ponha tempo nisto . . .), já tive vários em automóveis. Sorte? Imagino que sim, em um carro é sempre mais fácil manter a estabilidade do veículo, parar e trocar o pneu.


Meios de verificar a profundidade do sulco do pneu.
Sulco com menos de 2 mm recomenda substituição do pneu.
Se sua motocicleta tiver um descanso central ou se você tiver um macaco de elevação disponível, aproveite para girar as rodas e inspecioná-las. Qualquer indício de rachadura (no caso de rodas de liga leve) ou afrouxamento dos raios, não use a motocicleta. Faça o reparo, correção ou troca, antes de empreender uma viagem. Aproveite para verificar se os rolamentos das rodas em funcionando corretamente e se não há algum movimento irregular ao girar as rodas.

Um elevador hidráulico facilita a inspeção
Está é a melhor hora, também, para uma inspeção nos freios, especialmente a espessura das pastilhas e o estado dos discos.

Controles

Os controles são os canais de comunicação entre você e sua motocicletas.
Verifique que estão firmes e ajustados e movimentando livremente. Veja se os cabos estão livres de serem pressionados pelo funcionamento da suspensão da motocicleta ou do guidão.  Certifique-se se há folga suficiente nos cabos e que não estão indevidamente esticados nos limites de movimento do guidão.


Assegure-se que não há folga excessiva nos cabos, incluindo o do acelerador.  Inspecione os tubos do sistema hidráulico dos freios e da embreagem (se sua motocicleta usar este tipo), assegurando que estão livres e sem compressão inadequada. Um tubo ressecado e com rachaduras indica necessidade de troca imediata. 
Reservatório de fluído, com vazamento
Verifique se há vazamento nos reservatórios do fluido de freio. Caso exista, troque a junta de vedação ou a tampa.

Óleos e outros fluídos

Mantenha sempre o nível de óleo do motor, de acordo com as especificações do manual do proprietário e nos intervalos recomentados. Se não souber qual é a recomendação, use a seguinte indicação:
  • Óleo mineral: troca da cada 4.000 km.
  • Óleo sintético: troca a cada 8.000 km.

Nunca misture dois tipos de óleo.


A troca do óleo lubrificante é muito importante para garantir a longevidade do motor. Depois de alguns milhares de quilômetros rodados, as moléculas do óleo do motor se dividem e este perde sua capacidade de lubrificar corretamente as peças móveis do motor. Isto é muito importante pois em muitas motocicletas o óleo do motor também lubrifica a transmissão e a embreagem. A troca do filtro de óleo deve acontecer a cada duas trocas do fluído.


Filtro de óleo num motor V-Twin Harley-Davidson
A falha nos motores ocorre mais frequentemente em condições de maior exigência mecânica, como em regime de alta rotação, sobrecarga ou falta de lubrificação por níveis baixos do lubrificante ou no caso de lubrificante envelhecido. Felizmente, raramente ocorre sem sintomas anteriores, como dificuldade na partida, falha na aceleração ou ruídos anormais.

Verifique, também, o nível do líquido de arrefecimento, se sua motocicleta tiver este sistema. Manter o motor funcionando na temperatura correta, aumenta seu rendimento e alonga sua vida útil.
Certifique-se que o combustível usado é de boa qualidade e limpe/troque o filtro dentro das especificações do manual do proprietário.

Luzes

Componentes elétricos e eletrônicos são relativamente sensíveis ao clima e a vibrações, por isso é importante inspecioná-los para ter certeza que estão devidamente acondicionados. Falhas elétricas são particularmente difíceis de detectar, especialmente na estrada.


O farol deve estar bem fixado e devidamente alinhado tanto na luz baixa como na luz alta.
Verifique se as setas de indicativas de direção e as luzes de freio (mão e pedal) funcionam devidamente.  Confira também o botão de corte de energia e a buzina.

Os cabos elétricos devem estar bem fixados e sem sofrer atritos do tanque de combustível ou dos bancos.

Mantenha a bateria de sua motocicleta sempre em plena carga. Se não roda com muita frequência, invista em um carregador de bateria com carga de manutenção. São baratos e prestam um grande serviço ao manter a carga da bateria acima de 90%, mesmo com a motocicleta parada por muito tempo.

Tive uma Harley-Davidson Ultra Glide 2007 que foi vendida sete anos e 53.000 km depois, com a bateria original funcionando normalmente. Um carregador inteligente da H-D me ajudou nisto.

Carregador inteligente da Harley-Davidson
Mantenha os terminais da bateria sempre limpos e bem apertados. Coloque um isolante elétrico entre o piso e o descanso da sua motocicleta. Isto ajudará a manter a carga da bateria.


Apoios para o descanso lateral são encontrados em diversas formas
Como o negativo da bateria está conectado ao chassis, haverá uma relativa perda de carga através do contato do descanso com o solo. Uma simples faixa de borracha ou de madeira já será suficiente. Existem no mercado apoios de descanso, feitos em plástico, que se prestam bem para esta função.

Transmissão

Juntamente com a transmissão, deve ser verificado as condições do quadro da motocicleta, especialmente referente a rachaduras ou corrosão. Se possível levante a roda dianteira e verifique se o guidão move livremente para os dois lados, sem ruídos anormais ou “calos”. Aproveite para verificar a suspensão dianteira. Confira se a roda gira livremente e não apresenta anormalidade nos rolamentos.

Depois levante a roda traseira e faça a mesma inspeção, agregando uma checagem da balança e da suspensão traseira. Se sua motocicleta for equipada com suspensão pneumática, confira se está com a pressão recomendada.

Muitas motocicletas ainda usam correntes na transmissão final e demandam um cuidado maior do que aquelas equipados com correia de transmissão ou sistema de eixo cardã. A corrente deve estar sempre lubrificada com produto de boa qualidade.

Tanto nas motocicletas com transmissão por corrente ou por correia, a tensão deve estar dentro da faixa recomendada no manual do proprietário. Verifique e ajuste, se necessário.

Folga máxima da correia dentada da transmissão, numa H-D
Nas motocicletas com transmissão por eixo cardã, verifique se o fluído está no nível correto e se não há vazamentos.

Apoio

Verifique se o apoio lateral e central (se houver) recolhem corretamente e se mantém na posição recolhida durante a movimentação da motocicleta. Um apoio arriado quando rodando pode atingir o pavimento e provocar uma queda, especialmente em curvas.

A motocicletas mais modernas são equipadas com o sistema que corta a ignição se o apoio estiver estendido.

Outras Considerações

A inspeção é mais efetiva se a motocicleta estiver limpa. Sujeira, graxa, lama e outros resíduos da estrada podem esconder deficiências que permanecem sem serem notadas. Lavagem regular não só ajuda em mantê-la com aparência mais nova como também prolonga sua vida. Descarga de motores, especialmente de caminhões pesados, resíduos do asfalto, poeira e outros produtos químicos encontrados nas estradas, atacam a pintura e os cromados da motocicleta, além de penetrar nas partes móveis e aumentar seu desgaste.

Pequenos incidentes também podem ocorrer e criar situações que requerem atenção. Um tombamento da motocicleta na garagem ou no estacionamento, por exemplo, é mais comum do que se pensa, especialmente com as motocicletas mais pesadas. 
Se isto ocorrer, verifique cuidadosamente os comandos instalados no guidão, assim como o pedal de freio e a alavanca de mudança de marcha.

Alguns desalinhamento é suportável, desde que se possa acionar os comandos livremente. Entretanto qualquer problema maior que dificulte a pilotagem, recomenda-se não usar a motocicleta e transportá-la para uma oficina, onde o problema seja corrigido.

Muitos itens de manutenção preventiva ou corretiva são de procedimentos simples e podem ser feitos por você mesmo, se tiver o conhecimento e as ferramentas adequadas. 
Outros requerem um mecânico treinado e com equipamentos especiais. Este fato é cada vez maior nas motocicletas com muita tecnologia instalada.

Conheça seus limites. Se tiver dúvida sobre sua capacidade de executar um trabalho, prefira procurar um profissional competente. Não comprometa a sua segurança para economizar alguns trocados ou ganhar alguns minutos.

A sua pilotagem será melhor na mesma proporção do desempenho da sua motocicleta. E ela terá um desempenho melhor se for devidamente cuidada.

Excelência na pilotagem quer dizer:

  • Inspecionar a motocicleta antes de cada viagem ou passeio
  • Inspecionar e manter a motocicleta com o mesmo desempenho operacional que tinha quando nova
  • Manter a motocicleta de acordo com as recomendações da montadora e observar indícios de que uma manutenção corretiva é necessária
  • Escolher um mecânico competente para reparar e fazer a manutenção de itens que você não tem habilidade ou conhecimento para fazê-lo.

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