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sexta-feira, 29 de outubro de 2021

OktoberFênix 2021

 

O Clube Fênix de Radiomodelismo, de Campo Magro - Região Metropolitana de Curitiba, realizou o primeiro OktoberFênix, um evento aberto a todos os aeromodelistas que quiseram participar, comemorando os 33 anos de criação do Clube, celebrado no dia 12 de outubro.

Originalmente programado para o dia 16/10, o evento foi transferido de data duas vezes, devido às fortes chuvas - extremamente necessárias - que caíram sobre a região leste do Paraná em outubro.

Com a participação de 68 aeromodelistas registrados, originários dos três clubes de aeromodelismo da Região Metropolitana de Curitiba (ASA, CPAER e Fênix), o evento conseguiu angariar 82 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos mais necessitados.

A gincana, com várias provas, foi muito bem organizada e com uma participação muito positiva, que agradou a todos que estavam no Fênix.

A intenção do Clube é realizar o evento anualmente e espera-se a participação de pilotos de outras cidades, na próxima edição.

























Mais fotos e informações:


sábado, 23 de outubro de 2021

Freewing Avanti S - EDF 80mm

 

Freewing Avanti S na pista do Clube Fênix de Radiomodelismo.
Ao fundo, a cidade de Curitiba, PR.
O Avanti S é produzido pela Freewing, equipado com um Electric Ducted Fan (EDF) de 80mm e 12 pás, com motor 3530-1850KV brushless.

Opera com oito micro-servos digitais com engrenagem de metal acionando os ailerons, profundores, flaps e leme. Tem um ESC 100A brushless UBEC 5A. 

Tem sistema de luzes de navegação e trem retrátil elétrico com absorção de impacto.

Comprimeno total 1,3m, envergadura de 1,23m e peso (sem bateria) de 1,92 kg. A carga alar é de somente 95,5 gramas por decímetro quadrado.

Rádio Graupner mz-32 e receptor Graupner GR-18 de nove canais. Bateria CNHL Black Series LiPo 6S 5000 mAh 40C.

O modelo é baseado no turbo jato projetado, construído e voado pelo famoso aeromodelista italiano Sebastiano Silvestri, que compete no circuito de F3A há muitos anos.

É o meu primeiro aeromodelo elétrico e meu primeiro jato.

Agradeço ao meu filho Marcus Roque e aos meus amigos Alexandre Aguirre e Mario Neto pela ajuda na escolha do modelo e no uso e gerenciamento correto de baterias LiPo.

O primeiro voo foi realizado na pista do Clube Fênix de Radiomodelismo, em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba, no final da tarde de 22 de outubro de 2021. Realizei dois voos, com a assistência e ajuda do Alexandre Aguirre, que também fez a foto e os vídeos.


quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Graupner divulga versão 2.0.07 do firmware dos rádios mz-32 e mz-16

 

Esta é uma versão de manutenção que melhora o desempenho e a estabilidade do sistema da GUI e do cartão SD. Ele também apresenta alguns novos recursos e corrige problemas relatados por usuários que fizeram a atualização com a versão 2.0, disponibilizada em julho.

Esta versão oferece a opção de salvar e armazenar a capacidade de carga e o combustível usado entre os voos e também de editar livremente os nomes dos aplicativos (widgets) de acordo com sua preferência.

Esta atualização pode ser feita com nos rádios equipados com WiFi ou usando o programa Graupner firmware upgrade studio.

Observe que a atualização usando WiFi pode levar até 10 minutos para ser concluída, dependendo da velocidade da sua conexão.

Novidades

Capacidade de carga da bateria ou combustível

A capacidade da bateria usada ou o combustível consumido (para aviões equipados com o sensor de combustível) agora podem ser salvos entre voos ou após desligar o rádio.

Isso é útil nas situações em que mais voos são feitos com uma única bateria, como aviões de reboque ou planadores motorizados, onde pode haver energia restante na bateria ou no tanque de combustível para voos adicionais.

O combustível usado ou a capacidade serão adicionados aos valores salvos anteriormente até que os dados no aplicativo sejam apagados ou quando “Limpar dados do aplicativo” for usado para apagar todos os dados no convés.

Você pode habilitar ou desabilitar esta função verificando a inicialização no menu Timer Set para o primeiro cronômetro. Se marcado, os dados de capacidade acumulados serão apagados durante um novo carregamento de modelo ou inicialização do rádio. Você também pode limpar o valor da capacidade no aplicativo Timer One (T1) ou atribuindo um controle de redefinição ao Timer One.


Para garantir avisos de combustível ou capacidade de carga durante o voo, você precisará definir as notificações adequadas. Além disso, certifique-se de verificar o visor de combustível ou capacidade de carga antes de cada voo.

  • Quando um General Air Module (GAM) ou Electric Air Module (EAM) é usado para monitorar a tensão da célula, a capacidade acumulada será redefinida automaticamente se a tensão média da célula for> = 4,15V.
  • Se você usar um GAM e com uma bateria 6S com tensão superior a 24,9 V, a capacidade acumulada será zerada automaticamente.
  • Se você usar um EAM e uma bateria 6S ou> = 12S, a capacidade acumulada será redefinida automaticamente entre 24,9 - 26,4 V ou entre 49,8 V - 52,8 V.
  • Se você usar um ESC e uma bateria 6S ou> = 12S, a capacidade será redefinida automaticamente entre 24,9 - 26,4 V ou acima de 49,8 V.


Nome do Aplicativo (widget)

Agora é possível editar ou mudar o nome dos aplicativos.

Toque no aplicativo para abrir a caixa de diálogo de edição:

Toque no botão Editar para abrir o teclado:


Digite o novo nome do aplicativo e toque em Enter:


Feito!


Melhorias

  • Melhora do som Vario e volume idêntico a um equalizador fixo. A 0,0 m/s, haverá uma saída de tom Vario, portanto, pode ser necessário aumentar sua zona morta em 0,1 m/s para evitar isto.

Correções

  • Ocasionalmente, os anúncios de voz Vario paravam de funcionar, o que agora foi resolvido.
  • Corrigida a função reversa da chave do sensor.
  • Quando o cabo USB é conectado ao computador enquanto o transmissor está ligado, o carregamento será retomado se a voltagem cair abaixo de 4,10 V novamente.
  • Problema resolvido ao fazer capturas de tela durante cargas pesadas do sistema do cartão SD.
  • Corrigido o tempo de atraso no menu Aviso de Voz, que causava um atraso também com o primeiro anúncio, quando uma chave de atraso era usada.
  • Visualização corrigida do trim e anúncios para CH2 e CH4 (polaridade).
  • Adicione anúncios de voz para anúncios de corte 2 e 4 negativos no Menu de Aviso de Voz.
  • Aviso de voz corrigido para o temporizador 1-6, se nenhum arquivo .wav do temporizador for selecionado.
  • Melhora a exibição da porcentagem da bateria.
  • Melhoria geral do sistema e estabilidade das rotinas do cartão SD.

O vídeo abaixo é um tutorial sobre como fazer a atualização de firware nos rádios mz-32 e mz-16.


segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Voos com o Sbach 300 da Peak Models - motor DLE-55RA - 55cc

 

Excelente vídeo do Marcus Roque, publicado no seu canal Happy R/C do YouTube.

Detalhes do aeromodelo:
  • Envergadura: 87" (2209mm)
  • Comprimento :84" (2150mm) com spinner.
  • Área de asa: 1426 sq in (9202 cm²)
  • Peso para voo: 15-16.8lbs (6800-7900g)
  • Motor: DLE 55cc
  • Hélice: 23 x 8 Biela
  • Servos: Hitec 7955
  • Eletrônica: Graupner mz-24 PRO


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Boeing Stearman N2S-1: restauração do PR-ZLU

 

Boeing Stearman A75N1, matrícula brasileira PR-ZLU, no Aeroporto de Campo Largo, Paraná, em 23/9/2021. Foto de Alexandre Aguirre Seixas.
Este é o Boeing Stearman N2S-1 Kaydet, número de série 75-946, originalmente da Marinha dos Estados Unidos, onde teve a matrícula 03169 USN.

A aeronave foi construída em 1940 e serviu como treinamento primário para formação de aviadores navais da Marinha e dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. É equipado com um motor Lycoming R-680-13 de 300 hp.

O Boeing Stearman Modelo 75 é um biplano usado no treinamento militar primário durante as décadas de 1930 e 1940, com 10.626 unidades construídas nos Estados Unidos. 

O primeiro voo foi realizado em 26/11/1934 e entrou em serviço ativo na USAAF e na USN em 1936.

Amplamente conhecido como Stearman, o Boeing Stearman PT-17 ou Kaydet, serviu como treinador principal para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (como PT-17), para a Marinha dos Estados Unidos (como NS e N2S) e para a Real Força Aérea do Canadá (como Kaydet) durante a Segunda Guerra Mundial. No total, 21 países utilizaram a aeronave em várias funções, inclusive a Força Aérea Brasileira.

Depois que o conflito terminou, milhares de aeronaves excedentes foram vendidas no mercado civil. Nos anos imediatamente após a guerra, elas se tornaram populares como pulverizadores agrícolas, aviões esportivos e utilizados em acrobacias e em shows aéreos. Até hoje fazem muito sucesso nos eventos da EAA - Experimental Aircraft Association em Oshkosh, Wisconsin e no Sun 'n Fun, em Lakeland, Flórida, entre muitos outros, inclusive no Brasil.

O 03169 USN foi dado baixa do serviço ativo da U.S. Navy em 1964 e registrado como aeronave civil com a matrícula americana N50065.

Em Dezembro de 2012 foi trazida para o Brasil, onde recebeu a matrícula PR-ZLU.

O PR-ZLU foi adquirido pelo meu amigo Comandante Marcelo Venancio Brito em 2019. No início de março de 2020, pouca antes do início da pandemia, tive oportunidade de fazer um voo no N2S-1, no Aeroporto de Campo Largo, PR.


Logo depois o Comandante Marcelo decidiu restaurar o Stearman para as cores originais com que foi entregue para a Marinha dos Estados Unidos em 1940. Entretanto, durante o processo o avião teve uma restauração muita mais ampla, como mostram as fotos a seguir.

Como estava antes da restauração :
















Vejam os detalhes da restauração:
















Já nos detalhes finais:







A vistoria mais rigorosa, feita pelas Inspetoras Laura e Cecília, filhas do Comandante Marcelo!


Missão cumprida!









Virando o motor pela primeira vez depois da restauração:


Registro em vídeo do primeiro voo, feito pelo canal Plane Spotter HD Curitiba, no YouTube. A decolagem foi do Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba e o pouso no Aeroporto de Campo Largo, na região metropolitana da capital paranaense:


O Comandante Marcelo teve a ajuda de vários profissionais na restauração do Stearman, mas, com destaque, para o Carlinhos, Eraclis, Faco, Marcos, Marcio e Marquinhos.

No dia 23 de setembro de 2021 tive o prazer de voar o Stearman PR-ZLU mais uma vez:



Aeroporto de Campo Largo, Paraná.
O Boeing A75N1 Kaydet é um biplano convencional de construção robusta, com trem de pouso fixo e bequilha convencional e acomodação para o aluno e o instrutor em nacele aberta. O motor radial geralmente fica exposto, sem capô.

Características Gerais:

  • Tripulação: 2
  • Comprimento: 24 ft 9 in (7.54 m)
  • Envergadura: 32 ft 2 in (9.80 m)
  • Altura: 9 ft 8 in (2.95 m)
  • Área alar: 298 sq ft (27.7 m2)
  • Peso vazio: 1,931 lb (876 kg)
  • Peso máximo de decolagem: 2,635 lb (1,195 kg)
  • Combustível: 46 US gal (170 l)
  • Velocidade máxima: 124 mph (200 km/h, 108 nós)
  • Velocidade de cruzeiro: 96 mph (154 km/h, 83 nós)
  • Teto de serviço: 13,200 ft (4,000 m)
  • Primeiro vôo: 1934
  • Serviço ativo: a partir de 1936
  • Propulsão: Lycoming R-680, Continental R-670, Jacobs R-755 e Wright R-790

O Boeing Stearman é um protótipo muito utilizado para a construção de aeromodelos rádio-controlados Escala.

Este é o meu, construído em 1997. Planta de Nick Ziroli, escala 1/4, equipado com um motor radial Saito 3000 5-cylinder de 30 cc.


Outros exemplos, em escala maior: