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quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Chuck Yeager: morreu o primeiro homem a quebrar a barreira do som

 

Charles Elwood Yeager, General de Brigada da USAF (Ret.), internacionalmente conhecido como Chuck Yeager, o histórico piloto de testes interpretado pelo ator Sam Shepard no filme "The Right Stuff", faleceu aos 97 anos, na noite desta segunda-feira, 7/12/2020..

O lendário piloto da Força Aérea dos EUA, foi o primeiro homem a voar mais rápido do que a velocidade do som, em 14 de outubro de 1947.

O vôo no Bell X-1, que voou a 700 milhas por hora (1.126,5 km/h), deu início à Era Espacial. Mas para Yeager, um jovem capitão de 24 anos, era apenas mais um trabalho para um piloto de testes.

O avião com propulsão de foguete foi apelidado de "Glamorous Glennis" em homenagem à primeira esposa de Yeager, que faleceu em 1990.

Mais tarde, ele recebeu amplo reconhecimento por causa do livro de Tom Wolfe, ″The Right Stuff, ″ e do filme baseado nele.

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, classificou sua morte de "uma tremenda perda para os Estados Unidos".

Yeager nasceu em 13 de fevereiro de 1923, em Myra, West Virginia. Sua família mudou-se para Hamlin, uma cidade de 400 habitantes quando ele tinha cinco anos. Ele se formou em 1941 e alistou-se no Army Air Corps em setembro daquele ano, como soldado. Foi posteriormente selecionado para a Escola de Oficiais e tornou-se tenente-aviador em março de 1943.

Em 1987, ele voltou para sua cidade natal para marcar o 40º aniversário de sua façanha na barreira do som.

″ Nunca imaginei, ao deixar esta cidade para ingressar no Army Air Corps em setembro de 1941... que voltaria aqui para ver uma estátua minha em frente à Hamlin High School, onde passei tantos dias difíceis, ″ disse Yeager.

Yeager entrou em combate em 1944 no Teatro de Operações da Europa e abateu uma aeronave alemã, antes de ser abatido, em sua oitava missão de combate, em 5 de março. Conseguiu evitar a captura pelos alemães e voltar para sua unidade na Inglaterra, com a ajuda de membros da resistência francesa.

Yeager sempre demonstrou excelentes habilidades de vôo e liderança em combate. Em 12 de outubro de 1944, ele se tornou o primeiro piloto de seu grupo a fazer o "ás em um dia", derrubando cinco aeronaves inimigas em uma única missão. Duas dessas vitórias aéreas foram marcadas sem disparar um único tiro: quando ele voou em posição de tiro contra um Messerschmitt Bf 109, o piloto da aeronave entrou em pânico, girando bruscamente para a direita e colidindo com seu ala. 

Ele terminou a guerra com 12,5 vitórias oficiais em 64 missões, incluindo uma das primeiras vitórias ar-ar sobre um caça a jato, um Messerschmitt Me 262 que ele abateu quando estava na aproximação final para o pouso.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, continuou a sua carreira na Força Aérea, sendo selecionado para ser um piloto de teste na Base Aérea de Wright-Patterson em Dayton, Ohio.

Posteriormente foi o primeiro comandante da U.S. Air Force Test Pilot School, a primeira escola para pilotos de prova e onde foi feito o treinamento dos primeiros astronautas.

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, classificou sua morte de "uma tremenda perda para os Estados Unidos".

Em 1966, já com a patente de Coronel, Chuck Yeager assumiu o comando  do 405th Tactical Fighter Wing, na Clark Air Base, nas Filipinas. Seu Esquadrão foi enviado para o Vietnãn, onde ele vou 127 missões de combate.

Durante sua carreira, Chuck Yeager voou todos os aviões de combate da frota da Força Aérea americana.

Chuck Yeager foi promovido a General de Brigada da Força Aérea dos EUA em 1969 e foi para a reserva em 1975, tendo passado quase a totalidade de sua carreira militar de 34 anos em unidades de combate ou como piloto de provas.

O X-1 está atualmente em exibição no National Air and Space Museum em Washington, D.C.

“Lamentamos a morte e celebramos a vida e o legado de um piloto que realmente tinha as coisas certas, General Chuck Yeager”, escreveu a administração do Museu Nacional do Ar e Espaço no Twitter. "Em 1947, Yeager quebrou a barreira do som e provou que sempre podemos continuar avançando e mais rápido."

Yeager se aposentou da Força Aérea em 1975 e mudou-se para um rancho em Cedar Ridge, no norte da Califórnia, onde continuou trabalhando como consultor da Força Aérea e da Northrop Corporation. Ele voou por mais de 60 anos, tendo inclusive voado um F-15D supersônico a 1.600 km/h na Edwards Air Force Base, em outubro de 2002, já com 79 anos.

“Viver até uma idade avançada não é um fim em si mesmo. O truque é aproveitar os anos restantes”, disse ele em seu livro autobiográfico: “ Yeager: An Autobiography ”, publicado em 1985.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente artigo sobre essa lenda, importante à ciência e à aviação mundial se me permite, gostaria de fazer uma suave pontuação no que tange à tradução técnica do conteúdo: o texto ressalta a velocidade de voo que quebrou a barreira do som em 1126,5 Km/ ou 700 milhas/h. Uma milha (terrestre) tem a medida de 1.609 metros. É sabido que o som tem velocidade de 340 metros por segundo, aproximadamente, é a sua barreira está por volta dos 1.220 km/h, aproximadamente, dependendo da altitude de voo. Assim, cabe também ressaltar que a velocidade na aviação é medida em "nós" ou knots, ou milhas náuticas por hora. Uma milha náutica corresponde a 1.852 metros. No que tange à navegação, aquática ou aérea, se usa a medida de milhas náuticas por hora e não milhas terrestres. Assim ,se apresentou um erro de cálculo, não correspondendo à real velocidade necessária para quebra da barreira do som: 700 milhas terrestres = 1126,5 km/h, 93,5 km/h a menos que o necessário pelo feito. A conta correta é: 700 milhas náuticas por hora, ou 700 nós = 1.296,4 km/h, 76,4 km/h acima da barreira do som. Segue também o link para consulta de especificações da aeronave voada por Chuck Yeager no grandioso feito: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bell_X-1
    No.mais, parabéns pelo artigo.

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  2. Parabéns pelo excelente artigo sobre essa lenda, importante à ciência e à aviação mundial se me permite, gostaria de fazer uma suave pontuação no que tange à tradução técnica do conteúdo: o texto ressalta a velocidade de voo que quebrou a barreira do som em 1126,5 Km/ ou 700 milhas/h. Uma milha (terrestre) tem a medida de 1.609 metros. É sabido que o som tem velocidade de 340 metros por segundo, aproximadamente, é a sua barreira está por volta dos 1.220 km/h, aproximadamente, dependendo da altitude de voo. Assim, cabe também ressaltar que a velocidade na aviação é medida em "nós" ou knots, ou milhas náuticas por hora. Uma milha náutica corresponde a 1.852 metros. No que tange à navegação, aquática ou aérea, se usa a medida de milhas náuticas por hora e não milhas terrestres. Assim ,se apresentou um erro de cálculo, não correspondendo à real velocidade necessária para quebra da barreira do som: 700 milhas terrestres = 1126,5 km/h, 93,5 km/h a menos que o necessário pelo feito. A conta correta é: 700 milhas náuticas por hora, ou 700 nós = 1.296,4 km/h, 76,4 km/h acima da barreira do som. Segue também o link para consulta de especificações da aeronave voada por Chuck Yeager no grandioso feito: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bell_X-1
    No.mais, parabéns pelo artigo.

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