Voando meu deHavilland DH-1 Chipmunk, no evento Warbirds RC Forever, em Limeira, SP - Março 2019 (foto de Marcelo Vieira). |
deHavilland DH-1 Chipmunk, nas cores da Real Força Aérea do Canadá. |
Eu tinha menos de 8 anos e já gostava muito de aviões, segundo relato dos meus pais.
Era construído com varetas de madeira balsa, cola à base de óleo de banana e coberto com papel de seda japonês. Sua propulsão era a elástico.
Dentro da caixa com as partes do aeromodelo vinha também um catálogo da Casa Aerobrás. Foi o início de tudo!
Shoji Ueno (com "o"), proprietário da Casa Aerobrás e seus auxiliares |
Casa Aerobrás, na Rua Major Sertório 192, São Paulo. |
Motor WB 1,5cc, diesel |
O aeromodelismo foi interrompido pelo tempo de formação acadêmica-militar e os anos em que vivia mais no mar do que em terra!!!
Por volta de 1976, quando podia, voava meus aeromodelos VCC nas pistas do Aterro do Flamengo e na Associação Carioca de Aeromodelismo, em Jacarepaguá. Fui associado da ACA desde 1959, quando ainda estava instalada na área do Aeroclube do Brasil, em Manguinhos (hoje transformada na favela do João, no complexo da Maré!).
Veja minha postagem sobre isto, aqui: https://wilsonroque.blogspot.com/2019/06/aeroporto-de-manguinhos-lembrancas-da.html
A partir de 1977, com ajuda do meu amigo Isaac Gonçalves, iniciei a prática do aeromodelismo rádio-controlado, também na pista da ACA, ao lado do autódromo de Jacarepaguá.
Meus primeiros aeromodelos rádio-controlados foram um Pilot 20 e um Young 3. Com este dois aviões eu e meu filho Marcus aprendemos a voar.
Young 3 - O.S. 25, da Casa Aerobrás. |
Pilot 20 - O.S. 25, controlado por um rádio Futaba FM de 5 canais. |
Continua . . .
Vc sabe diser se primeiro veio o motor a diesel ou o glow,e quanto tempo depois veio o glow estou com um himbler e o dono anterior falou que ele tem 56 anos funcionei está perfeito me encantei caso saiba algo chama no email por favor.
ResponderExcluirLamentavelmente não tenho esta informação.
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