Numa
tentativa de diminuir o número de mortes no trânsito, a Companhia de Engenharia
de Tráfego (CET) de São Paulo informou que vai reduzir a velocidade máxima na
Marginal do Tietê e na Marginal Pinheiros, na capital paulista, no primeiro
semestre de 2015.
Mas nos Estados Unidos, uma atitude inversa deu resultado.
Alguns estados norte-americanos tiveram os
limites de velocidade das estradas aumentados ao longo dos últimos anos
e o saldo é surpreendente.
No estado de Utah, por exemplo, houve uma queda
de 20% no índice de condutores que ultrapassam o limite estipulado, de 128
km/h. Dentro dessa margem, houve queda de 11% nos acidentes relacionados a
excesso de velocidade.
Até
agora, além de Utah, os estados do Idaho e Wyoming têm rodovias em que é legal a
condução até os 128 km/h - ou 80 milhas por hora. Para o diretor de trânsito e
segurança do Departamento de Transportes de Utah, Robert Hull, as pessoas estão
dirigindo na velocidade com que eles se sentem confortáveis. "E eles estão
fazendo isso com segurança e prudência", disse.
Todos os estados do sudoeste e do meio-oeste americano (cor cinza, no mapa acima) tem o limite de 120 km/h nas rodovias (75 mph)
No Texas, a maioria das rodovias duplicadas e triplicadas tem 85 mph (137 km/h) como velocidade máxima.
Eu observei isto na nossa estada na área metropolitana de Dallas-Ft.Worth, em outubro.
De volta a São Paulo, a CET informa que nas vias com velocidade máxima de 90 km/h, o limite será
reduzido para 70 km/h. Já em trechos onde o limite é de 70 km/h, passa a valer
a velocidade limitada a 60 km/h.
A entidade diz que o objetivo da alteração é
também aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas.
Veja também: Limite de Velocidade – Imposto Disfarçado
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