"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
Quem sou eu
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Final da Novela? Pode ser . . .
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
HDPoint e MB Pimenta Unem Forças
Com o falecimento do Ivens Branco, em maio, o mercado do sul do Brasil estava curioso em saber qual rumo a HDPoint tomaria.
O sócio majoritário da empresa, Adilson Altrão, tinha planos ambiciosos para a HDPoint, com vistas à consolidação da marca na região Sul/Sudeste.
O herdeiro do Ivens, seu filho Diego, por outro lado, tinha planos de investir em outra atividade e pretendia sair da sociedade.
Esta decisão permitiu ao Adilson Altrão procurar um sócio de renome e de peso, para alavancar o crescimento da HDPoint. O novo sócio revelou ser a MB Pimenta, de São Paulo, um peso-pesado no mercado especializado em motocicletas Harley-Davidson, com uma reputação elevada na capital paulista. As negociações duraram várias semanas, entre o Altrão e o Antonio Pimenta e seus sócios no empreendimento paulistano. Procurando os pontos de vista em comum e as sinergias possíveis, HDPoint e MB Pimenta chegaram à conclusão que a associação era o caminho a seguir. Recentemente formalizada e tornada pública hoje, através do nosso blog, a parceria HDPoint-MB Pimenta promete fazer muito ronco nas estradas do Brasil.
domingo, 19 de setembro de 2010
Excesso de Velocidade
- Pavimentação impecável
- Sinalização perfeita
- Acesso limitado
O que chamamos de “sinalização perfeita”, além do óbvio?
Uma sinalização inteligente, onde a necessidade de redução da velocidade seja avisada MUITO ANTES de se chegar ao local. Não é uma pequena placa dizendo “reduza a velocidade” ou “obras a 100 metros” ou, pior ainda, um pobre operário de empreiteira balançando uma suja bandeira vermelha.
Naqueles países que mencionei, 1 a 2 quilômetros antes do evento já há painéis luminosos, de tamanho considerável, indicando a necessidade de redução de velocidade.
No nosso país, quando a sinalização está 200 metros antes, já é um feito considerável. Muitas vezes a sinalização está junto com o obstáculo (obra, falha na estrada, acidente, etc.).
O acesso limitado (veja as rodovias estaduais de alta velocidade de São Paulo, como os únicos exemplos corretos no Brasil) evita a entrada de veículos em baixa velocidade, num fluxo de tráfego de alta velocidade.E os limites de 40 km/h em frente dos postos das Polícias Rodoviárias (Federal ou Estadual)?
Quantas vezes você vê, realmente, um policial de pé, ao lado da pista, olhando os carros que passam e, eventualmente, parando um deles para fiscalização? Não sei no resto do Brasil, mas no Sul e no Sudeste, quase nunca.
Muito mais importante e de maior resultado, seria a construção de balanças para controlar o excesso de peso nos caminhões. Na Serra do Mar, sentido Sul, no Paraná, quase todos os dias há acidentes com caminhões que não conseguem fazer certas curvas (sempre as mesmas). Por que? Porque a curva é mal construída e os caminhões estão com excesso de peso e não conseguem diminuir a velocidade e completar a curva! Dois problemas, única e exclusivamente de responsabilidade das autoridades (leia-se DENIT e ANTT). E as balanças continuam fechadas ou operando precáriamente.
Mas, toda vez que há um grande acidente, o Inspetor da PRF ou o Oficial responsável da Polícia Rodoviária Militar sempre apresenta o condutor como o único responsável pelo acidente, por não ter “respeitado a sinalização”.
Sinalização?
Seja nas rodovias ou nos centros urbanos, sinalização viária no Brasil (horizontal ou vertical), é uma piada. De mau gosto.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Mais Um Motivo Para Ir a Gramado
O evento tem uma programação bastante atraente, como pode ser verificado no site HDPOINT Eventos.
O mês de Outubro é uma época excelente para visitar a Serra Gaúcha, pois as temperaturas são muito amenas, com pouco frio e ainda sem o calor do verão.
Muitos motociclistas vão aproveitar o evento e chegar mais cedo, para poder visitar todas as atrações que a região oferece.
domingo, 12 de setembro de 2010
Os 5 Maiores Erros de Pilotagem
- Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo. A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à velocidade e posicionamento na pista.
2 – Frenagem excessiva da roda traseira
- Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios disponível? As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros. Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte, provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também.
- Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de aderência e de tração.
- Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e não no ponto à sua frente.
- Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa da curva.
- Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em que se encontra a motocicleta.
- Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa, ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito próximos da mesma faixa.
4 – Direção
5 – Falta de treinamento
- A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h. Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados. Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito sérios.
A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou habilidade.
Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.