"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
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terça-feira, 30 de março de 2010
Desabafos
O excelente blog do Wolmann publicou a postagem que um harleyro fez no forum do Motonline.
Achei muito bom, apesar de não concordar, necessariamente, com tudo o que este harleyro diz.
Mas vale a pena compartilhar com vocês, aquí:
Um post publicado no fórum do Motonline (www.motonline.com.br) feito por um grande amigo capixaba que usa o nick de LMAD conseguiu resumir com perfeição o meu pensamento sobre essa situação. O título do tópico é BMW G 650 GS, e um proprietário de HD que comprou e recebeu sua motocicleta, mas encontra-se impedido de licenciar a moto pergunta sobre o novo modelo da BMW dentro do tópicos HDs como forma de protestar contra a prática do revendedor autorizado.
Vale a pena ler esse post do LMAD, transcrito na íntegra:
Amigos, Deve ter mais de ano que não posto nada aqui. Pra falar a verdade, pra acertar a senha foi um parto... Tenho andado afastado dos fóruns e dos amigos que fiz aqui, um pouco por falta de tempo, um pouco por querer ficar mais com minha filha, um pouco por ficar irritado (sem razão) com muita discussão infrutífera. Tenho acompanhado (lido) o fórum dos meus amigos biduzidos, dos meus amigos DSR, dos meus amigos FHD, e os amigos desses fóruns que acabam por se reunir de certa forma aqui no Motonline.
Mas queria dar uma contribuição aqui: com relação a esses questionamentos que surgiram nesse tópico, queria dizer que:
- Gosto de Harley justamente porque é atrasada tecnologicamente. E rezo para que continue o mais atrasada possível. Qualquer mecânico que tenha alguma experiência em fusca, trator, Feneme, acaba conseguindo trabalhar nela.
- Ferrugem aparece porque é de metal. Quer plástico, compra uma japa.
- É pesada porque é de aço. Novamente, quer moto leve, compra japa.
- Esse lance da suspensão traseira da 883, me dá nos "nelvos". Parece até que a moto foi desenvolvida pra rodar nesse terreno lunar que é o Brasil. Ou pra carregar piloto com 120 kg e mais garupa. Reclamar disso é a mesma coisa que comprar um Smart e reclamar do porta-malas... Só aqui no Brasil mesmo, é que a proposta do veículo não é levada em consideração quando se faz uma compra. O que tem de gente que compra picape e nunca vai carregar nada na caçamba, que compra perua e nem filho tem, que compra um Celta e coloca 8 pessoas dentro, não tá no gibi.
- Tenho visto um monte de gente que compra HD pelos motivos errados: porque teoricamente dá status, porque tá barato, porque financia em 835 vezes sem juros, porque tá o mesmo preço da Shadow e da Boulevard, porque um amigo comprou, porque acha que é o Terminator, sei lá. Daí compra, sem saber o que está comprando. Sem saber que esquenta, que é pesada, etc. E sai falando que HD é um lixo, que bom mesmo é a Shadow, a Drag ou a Boulevard. Beleza. Venda e compre uma japa. E vá ser feliz, sem calor nos ovos, sem ter que se misturar com harleyro metido a besta, sem ter que se preocupar com ferrugem, etc. Mas por favor, não saia por aí falando que uma moto que tem 107 anos de história, que é referência e fonte de inspiração / cópia pra qualquer outra fábrica de moto custom no mundo, é um lixo. Admita que fez caca em comprar sem saber o que é. Que comprou porque o carnê cabia no seu salário. Que comprou porque queria pagar de gatão na Faria Lima no sábado de tarde. Admita seu erro, mude, e siga em frente.
- Não confundam Harley-Davidson com RIZZO. - Eu queria (podem me bater a vontade), que das duas uma: ou HD voltasse a custar os olhos da cara, ou a marca ficasse sem representante no Brasil, vindo só por importação direta. Quem gosta, ama Harley, ia se dar mal. Mas muito mais gente incauta ia deixar de se dar mal. Porque ver uma propaganda na Veja, dizendo que você com vinte poucos contos, em 24x sem juros, pode andar por aí de HD pagando de gatão, é difícil resistir. Mesmo pra quem não tem a menor idéia do que seja HD, como a imensa maioria que compra. Ia evitar esse mar de usadas com menos de um ano, com menos de 1000 km. Ia evitar esse mar de gente falando mal de uma coisa que compraram sem saber o que é. Você não vê ninguém que pagou 100 mil nos antigamente, reclamando da moto. Geralmente ama a moto, tá com ela até hoje, e não vende nem a pau. Porque antes de meter a mão no bolso pra pagar 100 conto numa moto, o cara vai querer saber o que é. Mas pra pagar 25 dividido sem juros, compra sem ter nem idéia. Como dizia meu pai: Quem não tem cabelo, não carrega trança! (Isso porque ele não conheceu meu amigo Celestino, hehehe.
- Rizzo, Diniz (não meu amigo planaltino, nesse eu confio), Ford, Dafra, Brastemp, Nestlé. Tô pouco me phoden** pra quem vai ficar com a representação. Acho que vai continuar um lixo (talvez um lixo melhor, porque ser mais lixo que o atual, demandaria um esforço que acho que poucos teriam capacidade).
- Resumindo: quer ter uma Harley? Acha legal? Viu Easy Rider e desde então sonha com um "Bar and Shield"? Quer impressionar o mala do seu vizinho? Beleza. ENTÃO VAI PROCURAR SABER O QUE É HARLEY-DAVIDSON ANTES DE COMPRAR.
Não vou entrar nessa discussão de VROD e Revolution, porque o risco de eu ter um troço é grande...
É, não tem jeito: quem gosta de Harley, gosta. Quem não gosta jamais vai entender.
Uma das análises mais corretas que já lí por esse mundão de Internet. Assino embaixo e feliz com a dor no traseiro que a minha Sportster me causa.
ResponderExcluirChamem de mazoquismo, eu chamo de identificação com um estilo. E não uso coletes de couro, ou bandanas. Só admiro marcas com história e me identifico com essa filosofia.
Uma Harley mudou significativamente a minha vida não por sua tecnologia mas por seu valor, intangível.
Duvido que uma BMW faria o mesmo. Parabéns novamente pelo texto.