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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Carros novos obrigados a ter airbags
A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (18/2), um projeto que inclui o airbag frontal para motorista e passageiro na lista de itens obrigatórios de carros, caminhonetes e picapes.
A medida vai para sanção presidencial. Se ratificada, os veículos sairão de fábrica já com o equipamento (importados também estão sujeitos à medida).
Carros em circulação não necessitarão fazer a adequação.O texto prevê um cronograma de adaptação, ainda a ser definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Diz que os airbags deveriam começar a ser instalados no primeiro ano após a regulamentação do conselho em novos projetos de veículos ainda não desenvolvidos e no quinto ano em projetos já existentes.
O próprio conselho já discutia a obrigatoriedade do airbag e do freio ABS, que seria adotada por meio de regulamentação do órgão.
Segundo Alfredo Peres da Silva, presidente do conselho e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a ideia é que a produção de veículos com airbags seja gradativa até 2014, quando todos deverão sair de fábrica com o item.
Novos projetos podem ter de se adaptar até 2012.A proposta do airbag constava no Código Brasileiro de Trânsito, mas foi vetada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) sob o argumento de que o equipamento seria obsoleto no futuro.
Menos de 25% dos carros têm o equipamento no paísEspecialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no país tenham o item. Entre os carros populares, o índice cai para menos de 5%.
A escala pequena de produção torna o preço do equipamento alto. Como opcional, o airbag sai por R$ 2.070 em uma marca de carro popular, enquanto outra marca diz oferecê-lo num pacote com freio ABS por R$ 2,8 mil.
Em larga escala, o preço poderia cair de 8% a 10% – disse Ronaldo Ferreira, gerente de engenharia e desenvolvimento da Autoliv, uma das três companhias do ramo no Brasil.
Estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) aponta que, de 2001 a 2007, o uso do airbag poderia ter evitado 3.426 mortes de condutores de automóveis, vans e utilitários esportivos.
Fonte: Diário Catarinense
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