tag:blogger.com,1999:blog-2550909175816705623.post1274001370390478720..comments2024-03-14T14:22:11.087-03:00Comments on Blog do Wilson Roque: Cretinice institucionalizadaRoquehttp://www.blogger.com/profile/00064399370505897877noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2550909175816705623.post-21835782804855696272018-10-12T07:57:22.265-03:002018-10-12T07:57:22.265-03:00Obrigado pelos esclarecimentos.Obrigado pelos esclarecimentos.Roquehttps://www.blogger.com/profile/00064399370505897877noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2550909175816705623.post-73349209942817096542018-10-12T00:02:36.259-03:002018-10-12T00:02:36.259-03:00só para corrigir seu texto: a lei não permite carr...só para corrigir seu texto: a lei não permite carregar 5% a mais de peso no bruto e 10% a mais no eixo. A pesagem é feita em equipamento de fiscalização em movimento, com fatores físicos que afetam a precisão. Esses 5% e 10% são para compensar erro de equipamento, pequeno erro de carregamento/cálculo da carga, combustível, motorista. A lei é clara em informar que a tolerância não deve ser incorporada ao peso do veículo.<br />Sobre o eixo suspenso: apenas os eixos que tocam o solo transferem peso e danificam o pavimento. Se rodar com todos os eixos no chão mas vazio, um eixo que transfere uns 6.000 kg ao pavimento passa a transferir pouca coisa a menos, mas em contrapartida economiza combustível, pneu e pedágio, reduzindo o custo de transporte e por tabela o preço da mercadoria.<br />Trabalho em fiscalização de peso há mais de 10 anos e te garanto que faz todo o sentido.<br />Só de curiosidade, na Dutra cerca de 2% dos veículos pesados de carga e passageiros que rodam apresentam excesso e são autuados.::cleber::https://www.blogger.com/profile/06832251078443600501noreply@blogger.com