Yakolev Yak-130 "Mitten" |
O desenvolvimento da aeronave começou em 1991 e o voo inaugural foi realizado em 25 de abril de 1996.
Em 2002, o Yak-130 ganhou uma
licitação do governo russo para aeronaves de treinamento e em 2009 entrou em serviço na Força Aérea Russa. Como uma aeronave de treinamento
avançado, o Yak-130 é capaz de replicar as características de vários caças de
quarta geração, bem como do Sukhoi Su-57 de quinta geração.
A aeronave é capaz de executar missões de ataque leve e
reconhecimento, podendo levar uma carga de combate de até 3.000 kg.
Características gerais
- Tripulação: 2
- Comprimento: 11,49 m
- Envergadura: 9,84 m
- Peso vazio: 4.600 kg
- Peso máximo de decolagem: 10.290 kg
- Propulsão: 2 × turbofan Ivchenko-Progress AI-222-25
- Velocidade máxima: 1.060 km/h
- Alcance: 2.100 km
- Autonomia em combate: 555 km
- Teto de serviço: 12.500 m (41.000 pés)
Um total de 177 unidades foram construídas e estão em operação nas Forças Aéreas da Rússia, Algéria, Bangladesh e Bielo-Rússia.
BVM/JetLegend Yak-130 do Michel Gonchorovski |
O aeromodelo foi construído e é pilotado pelo Michel Gonchorovski, de Curitiba.
É um kit 1/4 Escala da BVM/JetLegend com turbina Mammoth 250SE. O Sistema de radiocontrole é Powerbox Systems, da JetModel.
Envergadura: 2 m – Comprimento: 2,38 m – Peso, sem combustível: 15 kg
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