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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Primeiro pouso por instrumentos da história da aviação

 

Boeing 247D, matrícula DZ203 da Real Força Aérea

A primeira aproximação e pouso totalmente automático foi realizado no dia de 16 de janeiro de 1945 na Base Aérea da Real Força Aérea em Defford, Inglaterra.

A aeronave utilizada foi um Boeing 247D - número de série 1726 - que voou comercialmente na United Airlines de 1934 até Agosto de 1940 (matrícula NC13344), quando foi adquirida pela Real Força Aérea do Canadá.

Boeing 247 da United Airlines

Em Julho de 1941 o avião foi desmontado e enviado para a Inglaterra, entrando em serviço na RAF com a identificação DZ203, como parte do Special Duty Flight, um esquadrão empregado em voos de teste do Telecommunications Research Establisment (TRE) da Real Força Aérea, nas bases de Christchurch e Hurn.

O DZ203 foi utilizado durante os anos de 1942 e 1943 como plataforma de testes do radar X Band Air-to-Surface, desenvolvido pelos EUA em conjunto com a RAF.

Em Setembro de 1943 o DZ203 começou a ser utilizado como aeronave de teste para o sistema automático de pouso às cegas, que estava sendo desenvolvido pelo TRE, baseado no projeto  SCS-51, um sistema de pouso cego introduzido pelos EUA em 1942.

O SCS-51 formou a base para o moderno sistema de pouso por instrumentos (ILS), que oferece precisão suficiente para trazer a aeronave até uma altitude de 200 pés (61 m) e meia milha antes da cabeceira. Nessa "altura de decisão" a pista deve ser visível ou o piloto aborta o pouso.

Embora o SCS-51 fosse preciso o suficiente para pousar em um clima bastante ruim, não era suficiente para um verdadeiro sistema de pouso automático. Para fazer esse trabalho, a equipe do TRE adicionou um rádio-altímetro para avaliar o momento adequado para o arrendontamento e um cabo magnético no solo, antes da cabeceira, para fornecer orientação lateral precisa ao longo da linha central da pista de aterrissagem.

O primeiro pouso totalmente automático, em 16/1/1945, foi feito sob o comando do Tenente-Aviador Frank Griffiths, que repetiu a operação em 21 de Fevereiro à noite e sob forte nevoeiro, tornando-se o primeiro pouso totalmente às cegas realizado na história da aviação.

O DZ203 foi dado baixa do serviço ativo da RAF em Agosto de 1947 e sucateado.

O Boeing 247 é considerado a primeira aeronave comercial a incorporar uma construção semimonocoque totalmente em alumínio anodizado, com asa em balanço e trem de pouso retrátil.

O primeiro vôo foi realizado em 8/2/1933 e entrou em serviço comercial no final do mesmo ano pela Boeing Air Transport, que se tornou parte da United Airlines.


O 247 foi o primeiro bimotor comercial capaz de voar com apenas um motor funcionando. 

Equipado com dois Pratt & Whitney R-1690 Hornet 9-cilindros de 700 hp e hélice de passo controlado, podia manter o nível de vôo de 11.500 pés (3.500 m) com o peso máximo de decolagem, transportando 14 passageiros numa cabine com ar-condicionado e isolamento acústico, novidades na época.

Pratt & Whitney R-1690 Hornet

No Brasil o Boeing 247 foi operado com apenas uma unidade pela Viação Aérea Bahiana.

Especificações:

  • Tripulação: 3
  • Comprimento: 15,72 m
  • Envergadura: 22,58 m
  • Altura: 3,7 m
  • Peso vazio: 4.046 kg
  • Peso máximo de decolagem: 6.192 kg
  • Velocidade máxim: 200 mph (320 km/h)
  • Velocidade de cruzeiro: 189 mph (304 km/h)
  • Autonomia: 745 milhas (1.200 km)
  • Teto de serviço: 25.400 pés (7.700 m)
  • Teto máximo: 27.200 pés (6.290 m)
  • Unidades fabricadas: 75

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