Quem sou eu

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A USAF compra o novo F-15EX da Boeing

Boeing F-15EX
A Força Aérea dos EUA encomendou oito unidades do caça F-15, versão EX, num negócio de US$1,1 bilhão. A notícia foi divulgada pela Boeing, nesta semana.

O modelo EX é a quarta geração da aeronave, desenvolvida originalmente pela McDonnell Douglas no final dos anos 1960. A MD foi absorvida pela Boeing em 1997.

Protótipo do F-15 Eagle, que voou pela primeira vez em 27/7/1972
O pedido inicial da USAF pode ser ampliado para 144 caças.

O site da Boeing informa que em apoio à Estratégia de Defesa Nacional, a Força Aérea dos Estados Unidos deve comprar 24 aeronaves de combate adicionais por ano. O F-15EX é a única maneira de atender rápida e economicamente aos requisitos críticos da Força Aérea.

Segundo o fabricante, a nova versão EX do F-15 Eagle incorpora uma série de novas tecnologias e suporta uma maior carga bélica já proposta para um avião de caça.

O F-15EX será capaz de transportar 22 mísseis ar-ar AIM-9X Sidwinder de curto alcance e AMRAAM de médio alcance, em suportes externos.

“O F-15EX da Boeing é a solução avançada, econômica e pronta para atender aos requisitos de capacidade da Força Aérea dos EUA e adicionar capacidade à frota. Impulsionado pela linha de produção ativa da Boeing, o jato de última geração permite que pilotos e mecânicos façam a transição em questão de dias, em vez de anos, ao mesmo tempo em que oferece custos de ciclo de vida total incomparáveis.”

Cada unidade é avaliada em US$138 milhões e a Boeing ainda não tem definida a data de entrega dos primeiros aviões..

A USAF opera cerca de 235 unidades do F-15 Eagle nas versões C e D, considerado um dos melhores caças em serviço, pelos pilotos da Força Aérea. É ainda mais veloz que o avançado F-35, apesar de não ter as características furtivas e possui características mais admiradas do que o moderníssimo F-22 Raptor, produzido pela Lockheed Martin.

Em 2017 a força aérea do Catar encomendou 36 caças F-15QA à Boeing. Os aviões serão entregues em 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário