Pratt & Whitney R-1830 Twin Wasp |
"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
Quem sou eu
▼
sexta-feira, 28 de junho de 2019
quinta-feira, 27 de junho de 2019
H-D Heritage Classic 2016 à venda
Estou vendendo minha H-D Heritage Softail Classic 2016, com apenas 8.000 km rodados.
Com acessórios H-D (plataforma para garupa, bagageiro, espelhos, cabo de velas Screamin Eagle) e ponteiras Customer Performance.
Interessados entrar em contato;
email: roquewj@gmail.com
(41) 98773-5757
quarta-feira, 26 de junho de 2019
Aeroporto de Manguinhos: lembranças da juventude
Aeroporto de Manguinhos, Rio de Janeiro. Ao fundo o prédio do Instituto Osvaldo Cruz. |
Em Três Rios encontrei um grupo de aeromodelistas bastante participativo, que praticava voo circular controlado (VCC ou U-Control como chamávamos na época). Como não havia pista de aeromodelismo em Três Rios, voávamos no campo do Entrerriense Futebol Clube.
Mas a meca do aeromodelismo estava 150 km mais ao sul, pela antiga Estrada União-Indústria, no Rio de Janeiro. Era o Aeroporto de Manguinhos - Aeroclube do Brasil, sede da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA), o mais antigo clube de aeromodelismo do Brasil.
Vista aérea de Manguihos. Atrás do hangar, a pista circular da ACA. |
É assim que funciona o voo circular controlado, VCC. |
Voando na modalidade VCC |
Ao comprar a passagem de ida, já comprava a passagem de volta, no ônibus que saía de Praça Mauá às 16:00 horas e que passava em frente ao Aeroclube por voltas das 16:15/16:20.
Alguns ônibus da Viação Salutaris, nos anos 1960. |
Conseguia fazer isto quase uma vez por mês com o dinheiro que economizava da merenda na escola. Meu pai não nos dava mesada e eu não tinha coragem de ficar pedindo dinheiro. Assim, economizava na merenda, vendia jornal velho, fazia qualquer trabalho que pudesse me render alguns trocados para comprar querosene, éter e óleo de rícino e preparar o combustível que o motor WB 1,5cc Diesel precisava.
Às vezes ia com o meu saudoso amigo Pojuca (Narciso da Costa Mattos), 16 anos mais velho do que eu, que era o líder do grupo de aeromodelistas de Três Rios. Neste caso ele até bancava a passagem do ônibus e o lanche na cantina do Aeroclube, pois havia me "adotado" como seu pupilo no aeromodelismo.
O Pojuca é o primeiro à esquerda, nesta foto de 1989, na União Fluminense de Aeromodelismo. Os demais são Marcus Roque, eu, Emílio Celso e Arno Vath. |
Numa destas idas, havia uma competição de acrobacia e eu fui inscrito pelo Pojuca para competir na Classe Juvenil. Para isto fizeram minha inscrição como atleta e recebi o PT-125.
Infelizmente a antiga ABA - Associação Brasileira de Aeromodelismo, recém fundada, acabou transferindo meu PT para outro aeromodelista (regra então válida, se você deixava de competir por mais de 5 anos seguidos). Quando retornei ao circuito competitivo no final dos anos 1970 recebi o PT-2458 (l BRA 2458), que usei até março de 2024, quando a Confederação Brasileira de Aeromodelismo, a meu pedido, reconheceu meu registro original e emitiu minha Licença Desportivo como BRA 125.
Bons tempos. Lembro muito bem dos aviões de via por lá.
Já desativado o aeroporto, este DC-3 sem as asas aguarda transporte para outro aeródromo. |
Curtis C-46 Commando |
Algumas pistas famosas de VCC no Brasil:
Pistas de VCC no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro |
Pistas de VCC no Parque Barigüi, em Curitiba |
Pistas de VCC no Parque Ibirapuera, São Paulo |
sábado, 15 de junho de 2019
Aeroparque Aldeia da Serra: novo aeródromo na Região de Curitiba
Aeródromo Jorge Luiz Stocco, Palmeira, PR |
A construção do aeródromo teve inicio em 2015 e é um empreendimento privado de sócios apaixonados pela aviação.
Os proprietários de aviões executivos, pilotos desportivos, pilotos proprietários e empresas de táxi aéreo poderão utilizar do espaço para pousos, decolagens e hangaragem de aeronaves.
Para colocar em prática a ideia, os investidores adquiriram uma área de 700 mil metros quadrados, próximo da BR 376, que liga Curitiba a Ponta Grossa.
Foto do Aeroparque em construção. A pista fica paralela à BR-376, na Colônia Witmarsum. |
A designação aeródromo é dada a uma área que possui infraestrutura e instalações adequadas para aterrissagem e decolagem de aeronaves. Geralmente chama-se de aeródromo por ser de caráter privado. Os aeroportos são espaços públicos.
Foi designado Aeródromo Jorge Luiz Stocco, em homenagem aoconhecido mecânico restaurador de aeronaves, falecido em 2013.
A pista tem 1500 metros de comprimento e 23 metros de largura, suportando aeronaves com peso de pouso até 22 toneladas e funcionará 24 horas por dia.
Para a manutenção do Aeródromo Jorge Luiz Stocco, o planejamento prevê a comercialização de espaços para a construção de hangares.
Já foram comercializados 37 espaços e 15 hangares estão em pleno funcionamento. Cada espaço tem 600 metros quadrados. Na primeira fase do projeto espera-se comercializar 62 áreas e no final da segunda fase serão 124 hangares.
Futuramente será oferecido opção de transporte por helicóptero do aeródromo para outros pontos em Curitiba e Ponta Grossa.
Fonte: Rádio Ipiranga
segunda-feira, 3 de junho de 2019
8º Dia de Voo - Aeromodelismo de primeira linha em Santa Catarina
A Associação Modelismo Amurel, de Pescaria Brava, Santa Catarina, realizou a oitava edição do seu "Dia de Voo", no último fim de semana de maio
A previsão do tempo era assustadora, em função de uma frente fria muito atuante no Sul do Brasil
Na realidade, choveu "cobras & lagartos" na sexta-feira, dia 24/5 e alguns até pensaram que o evento ia ser cancelado. Mas São Pedro ajudou e no sábado e domingo tiveram dias perfeitos para voar.
Eu não pude comparecer, apesar do convite feito pelo Oscar "Batata" Hoffmann - o piloto do sistema de som do evento. Tínhamos um evento familiar importante, que não podia faltar.
Mas através do Batata recebi fotos (feitas pelo Hilton Noyr Facchin) e vídeos (de autoria do Márcio Franklin Moraes) dos três dias e compartilho com vocês, aqui.
Algumas fotos:
Com certeza vou me programar para participar no ano que vem!