Motocicletas tem uma longa jornada neste planeta, desde que Gottlieb Daimler (um dos fundadores da
Mercedes-Benz) e Wilhelm Maybach construíram a primeira na Alemanha, em 1885.
Chamada de reitwagem,
tinha um motor de apenas 0,5 HP e velocidade máxima de 11 km/h.
A Reitwagen de 1885. |
A Hildebrand & Wolfmüller 1894. |
O motor Milwaukee-Eight 107 cu.in. da Harley-Davidson. |
Alguns fatos divulgados recentemente pelo Motorcycle Industry Council dos EUA, são bem interessantes:
As vendas continuam instáveis
Foram vendidas 573.000 motocicletas novas no ultimo ano, mas
o volume teve uma queda de 2,1% sobre o ano anterior.
Harley-Davidson continua na liderança
Considerando todo o Mercado, a Harley-Davidson teve uma
fatia de 29,3% (51% nas motocicletas de grande porte), seguidas pela Honda com
14% e Yamaha com 13%. A Polaris Industries, com as marcas Indian e Victory teve
somente 4,4% do total.
As oito irmãs
Oito montadoras representam 81% das vendas nos Estados
Unidos. HDMC, Honda, Yamaha, Polaris, Kawasaki, KTM, Suzuki e BMW.
A força da Califórnia
O Estado da Califórnia teve a maior venda de motocicletas,
com 78.610 novos emplacamentos ou 13,7% do total nos Estados Unidos. O segundo
colocado foi o Estado da Flórida com 41.720 unidades, seguido pelo Texas com
41.420 motocicletas novas. Apesar de ser a sede do maior encontro de
motocicletas do mundo, em Sturgis, a Dakota do Sul teve somente 2.620 novos
emplacamentos.
California Highway 1 |
Amplo espaço para crescimento
Ainda que a Califórnia tenha sido o estado que mais vendeu
motocicletas novas – ainda mais sendo o estado mais populoso – as vendas
alcançaram apenas 2,9 motos por cada 100 habitantes, abaixo da media nacional
de 3,2 motocicletas/100 habitantes. O frio e montanhoso estado do Wyoming foi
o campeão, com 7 motocicletas por cada 100 habitantes.
O perfil do motociclista está mudando
As mulheres representaram 14% dos compradores de
motocicletas novas, um expressivo crescimento: eram apenas 6% em 1990 e 10% em
2009.
Os tradicionais clientes da Harley-Davidson, os baby-boomers (nascidos entre 1945 e 1964) diminuíram de 94% da
população com habilitação para motocicletas, em 2009, para 86% em 2014.
O
resultado disto foi o desenvolvimento e lançamento da Street 500 e 750 pela HDMC e a Scout e Scout
Sixty pela Polaris, numa estratégia de conquista de jovens motociclistas.
A
Harley-Davidson é a preferida por 60,2% das mulheres que pilotam.
O Mercado está ficando grisalho
A idade media do motociclista típico é de 47 anos, um
aumento comparado aos 32 anos em 1990 e 40 anos em 2009. Ainda que venha enfrentando uma
dura concorrência, a Harley-Davidson ainda mantém 55,1% do mercado de pilotos
acima de 35 anos. A preocupação maior da
indústria, entretanto, são os jovens entre 18 e 24 anos, que eram 16% do mercado
em 1990 e agora representam somente 6%.
Quem comprará motocicletas, no futuro,
se os jovens não estão sendo cativados pelo motociclismo?
Uma folga da patroa ?
Homens casados representam 61% da população sobre duas
rodas, um crescimento sobre os 57%
constatados em 1990.
Pilotos com educação superior
72% dos motociclistas de ambos os sexos tem curso superior
ou pós-graduação. 71% trabalham como empregados. Cerca de 15% já estão
aposentados.
Preferem o asfalto
74% das motocicletas novas vendidas
são para uso urbano ou rodoviário. 8,4 milhões de americanos tem carteira de
habilitação para conduzir motocicletas, mais que o dobro de 1990. Eles
representam 3% do total de condutores habilitados nos Estados Unidos.
Motocicletas contribuem para a economia
A indústria contribuiu com 24,1 bilhões de dólares para a economia dos EUA através de vendas, serviços, impostos e licenças, empregando 81.567 pessoas.
Bela matéria.
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirMuito legal. Parabéns.
ResponderExcluirObrigado, Claudio.
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