Quem sou eu

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Victory Motorcycles - Another one bites the dust


A Polaris Industries, fabricante das motocicletas da marca Indian e Victory, anunciou o encerramento das atividades e o fechamento de todas as concessionárias que comercializam a marca Victory Motorcycles, com efeito imediato.

A Victory Motorcycles lançou seu primeiro modelo em 1998. A diretoria da Polaris indicou a pressão dos concorrentes, as perdas financeiras e a pequena parcela de mercado nos EUA como as razões para o encerramento da marca.

1998 Victory V92C - o primeiro modelo da marca.
O anúncio enfatiza que a decisão não afetará as atividades da Indian Motorcycles, que continuará em operação normal.

“A Victory tem tido muita dificuldade em estabelecer uma parcela significativa de mercado no segmento de motocicletas acima de 600cc, necessário para manter a lucratividade da operação. A pressão dos concorrentes neste mercado de muitos desafios aumentou muito as dificuldades da marca,” disse Scott Wine, principal executivo da Polaris, em uma declaração ao mercado.

A Victory conseguiu apenas 2% do mercado de motocicletas de grande porte, nos EUA, segundo dados da Motorcycle Industry Council, a entidade que congrega os fabricantes de motocicletas dos Estados Unidos.

A Polaris informou também que vai ajudar os revendedores da marca a liquidar seus estoques de motocicletas e garantiu o fornecimento de peças e partes por 10 anos, além de honrar todos os compromissos de garantia.

2017 Victory Cross Country Tour
Quando a primeira motocicleta Victory foi lançada em 1998, o fato jogou a Polaris Industries no desafiante jogo de fabricar e comercializar motocicletas nos EUA, que tem na Harley-Davidson seu líder inconteste há várias décadas.

Quando do lançamento da Victory, a Polaris dizia que o lucrativo mercado dominado pela HDMC tinha espaço para outras marcas e que a Victory estava ali para disputar este espaço. Dezoito anos depois, o projeto se encerrou depois de seguidos períodos de perdas financeiras.

O sucesso inicial da Victory Motorcycles incentivou a Polaris a comprar a marca Indian Motorcycles e atacar mais duramente a fatia de mercado dominado pela Harley-Davidson. Com as duas marcas, a Polaris chegou a faturar US$603 milhões nos primeiros nove meses de 2016. No mesmo período a Harley-Davidson Motor Company faturou US$1,24 bilhão.

A decisão fez com que as ações da Polaris Industries fechassem com queda de 3,4% na Bolsa de Valores de New York, ontem.

Polaris ATV 4x4
O fechamento da marca Victory Motorcycles vem num momento difícil para a Polaris Industries. 

Suas ações perderam 50% do valor, desde fevereiro de 2015, com uma queda substancial no mercado de veículos recreativos – seu carro chefe – e os recalls dos quadriciclos ATV e das motocicletas Indian, por riscos de incêndio. Pesquisa, reparos, garantia e custos legais associados à estes recalls já custaram US$120 milhões, desde então.

Especula-se no mercado que a Polaris deverá concentrar seus esforços na marca Indian, com o objetivo de aumentar sua participação no disputadíssimo mercado norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário