Os
proprietários de Harley-Davidson em Cuba formam um clube pequeno e muito exclusivo.
Motocicletas
Harley-Davidson eram importadas regularmente em Cuba, antes da ditadura de
Fidel Castro tomar o poder, em 1959.
A
última revenda H-D foi fechada pelo ditador em 1960. A partir daí nenhuma motocicleta,
peças ou acessórios entrou legalmente no pequeno país do Caribe.
Encontro de harleyros em Havana - 1958 |
Entretanto,
55 anos depois, 75 “harlistas”, como gostam de ser chamados, reparam, recuperam
e mantém rodando as cerca de 100 motocicletas Harley-Davidson, modelos de 1945
a 1959, existentes em Cuba.
Apesar da falta de gasolina e de peças e/ou sobressalentes, eles conseguem manter
suas máquinas antigas em condições de uso, utilizando muita imaginação e elevado
espírito criativo. Além de serem excelentes mecânicos, é claro.
Algumas
fotos falam por sí mesmo.
1 - Adolfo Prieto
Adolfo
Prieto tem uma Harley-Davidson desde 1984. Ele menciona que se lembra delas
patrulhando as ruas, na sua infância. Segundo ele, “uma Harley-Davidson deixa
uma marca indelével em todos nós com estilo único, o som do seu motor, sua elegância
– não importa a idade. Uma vez numa Harley, você nunca olha para trás.”
Adolfo Prieto |
2 - Ernesto
Guevara March
O filho de
Che Guevara não gosta de falar de seu pai ou ser reconhecido por ser seu filho.
Ele tem vida própria e independente como advogado, mas prefere ser reconhecido
como mecânico, atividade de onde tira seu sustento.
Ernesto Guevara March |
3 - Sergio
Morales Esquivel
Sergio Morales Esquivel |
3 - Francisco Brizuela Montejo
A paixão de
Francisco, conhecido como Paco, pela
Harley começou quando era um adolescente. Só conseguiu comprar sua minha
primeira Harley-Davidson em 1979, quando já tinha 32 anos. Foi uma Harley
1200cc, fabricada em 1950. Ele comprou um quadro e um escapamento e restaurou a
motocicleta para ficar como queria. Desde então é sua única forma de transporte,
na ilha.
Francisco Brizuela Montejo, o Paco. |
4 - Adriana
Dominguez León
Única
harleyra de Cuba, Adriana é advogada. “Eu sempre estive envolvida com motocicletas,
desde a adolescência,” conta ela. “Minha Harley é uma 750cc, de 1945. Foi presente do meu marido. No
princípio as pessoas duvidavam se eu teria a habilidade para pilotá-la, mas aos
poucos fui ganhando o respeito dos outros harlistas.”
Adriana Dominguez León |
5 - Leonid Ferrer Naranjo
Nas palavras de Leonid, "Deus criou o mundo em seis dias e
descansou no sétimo. No oitavo dia, contente e descansado, criou as
Harley-Davidson." Como a maioria das outras Harleys em existência no país, a motocicleta de Leonid foi restaurada e mantida por ele mesmo, que a usa como seu transporte, no dia-a-dia.
Leonid Ferrer e sua "criação de Deus," como ele a chama. |
Com o estabelecimento das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba e o provável cancelamento do embargo econômico, é possível que a Harley-Davidson volte a participar da vida dos harleyros cubanos, como acontecia no país, antes da sangrenta ditadura comunista.
Isso me lembrou dos posts do OldDog e do Wolfmann, na parte sobre o combustível. Levando em conta toda a questão da qualidade da gasolina no Brasil.
ResponderExcluirMesmo levando em conta que motores antigos eram mais simples.