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segunda-feira, 22 de junho de 2015

Motocicletas rodando pelo “corredor” nos EUA?


Na nossa recente estadia na região de San Francisco, Califórnia, fiquei surpreendido ao ver motociclistas rodando no “corredor“ formado entre as faixas de rolamento das rodovias, nas áreas urbanas da região metropolitana.

Havia lido algumas notícias sobre esta experiência, proposta ao Departamento de Transito do Estado da Califórnia, mas não sabia que já estava em curso.

As faixas de rolamento nas estradas americanas, em geral, são mais largas das que vemos no Brasil. 

O U.S. Interstate Highway System, o equivalente americano às nossas BRs, usa o padrão de 3,7m em cada faixa de rolamento. Em trechos de maior volume de tráfego, a largura das faixas são aumentadas para 3,8m e até 4m, em alguns casos.

Largura mínimas nas estradas dos EUA
No Brasil, o máximo que se observa nas rodovias federais são faixas com 3,6m de largura, em rodovias com velocidade máxima de 100km/h ou mais.



Nas rodovias de faixa simples (mão dupla), a largura pode ser reduzida para até 2,5m.

Nos EUA a largura mínima aprovada pelo D.O.T. (Ministério dos Transportes) é de 2,7m.

Dados de estudos conduzidos pelo D.O.T. revelam, ainda, que o número de acidentes em estradas aumenta em até 50% quando a largura da faixa de rolamento é reduzida de 3,6m para 2,7m.



Recentemente a Universidade da Califórnia-Berkeley publicou um estudo sobre acidentes envolvendo motocicletas em estradas, rodovias e nas áreas urbanas do Estado.

O estudo concluiu que motocicletas trafegando no “corredor” em velocidades abaixo de 80 km/h são menos propensos a sofrer acidentes do que trafegando em faixas de rolamento em velocidades maiores.

No estudo, a Universidade constatou que somente 9% dos motociclistas acidentados em “corredores” sofreram danos na região do crânio e 19% sofreram ferimentos no torso.

Em decorrência das conclusões do estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, a Assembléia Legislativa aprovou a legalização do uso dos “corredores”, que lá é chamada de “compartilhamento de faixa”(lane-split, em inglês). A legislação precisa ser confirmada pelo Senado Estadual e ser assinada pelo governador, para entrar em vigor. Se isto acontecer, é possível que outros Estados adotem a mesma legislação.

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