A
companhia de navegação japonesa Mitsui O.S.K. Line (MOL) assinou contrato com a
coreana Samsung Heavy Industries, para a construção de quatro navios
porta-containers da classe Ultra Large Container Carriers, com capacidade
nominal de transportar 20.150 TEU (container padrão de 20 pés).
No
anúncio foi incluído a assinatura de um Memorando de Entendimento com a japonesa Shoei Kisen Kaisha, para o
afretamento a longo prazo de mais dois ULCCs, também com 20.150 TEU de
capacidade.
Comparação no tamanho entre 3 classes de navios porta-container. |
Segundo
a MOL os seis navios são os maiores do mundo em construção ou encomendados.
Estes gigantes terão 400m de comprimento, 58,8m de boca (largura) e calado
máximo de 16m. Os navios receberão motores MAN B&W G95ME (8 cilindros - 73.700 HP), com especificações que permitirão o uso de gás natural liquefeito
(LNG) como combustível, no futuro. Os navio serão empregados no tráfego entre a
Europa e a Ásia.
MAN B&W G95ME (8 cilindros - 73.700 HP) |
O custo
total dos quatro navios encomendados é de US$619,6 milhões ou US$154,9 milhões
cada.
A
recuperação econômica mundial está levando as grandes empresas de navegação a
investir em navios cada vez maiores, com o objetivo de diminuir o custo do
transporte por container nos tráfegos mais sofisticados (Ásia-USA e
Ásia-Europa).
Grandes armadores como a Maersk, CMA CGM, MSC, CSCL e outras, já operam ULCCs com capacidade acima de 18.000 TEU.
Veja
mais aqui.
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