A Moto
Guzzi, apresentou as duas versões do modelo California 1400 para 2015 no Salão de Motos de Milão
(ITA).
Batizadas de Audace e Eldorado, os modelos vem com visuais “muscle bike”
e “retro”, respectivamente.
2015 Moto Guzzi Eldorado |
Com
linhas mais clássicas, a Eldorado é uma homenagem à California 850, modelo que
fez sucesso nos Estados Unidos na década de 1970. Os para-lamas longos e
curvados, bem como as lanternas e piscas redondos, dão aspecto semelhante às
custom de antigamente. Característica reforçada pelas linhas no tanque e nas
laterais e pelas faixas brancas nos pneus aro 16’’. O toque de modernidade da
moto é concedido pelo farol poligonal com LEDs de iluminação diurna, vindo da
atual geração da California 1400.
Mais do
que um modelo retrô, a Eldorado precisava ser a personificação do espírito cruiser, o mais confortável possível. A marca investiu em largas plataformas para
apoiar os pés dos motociclistas, um assento a apenas 724 mm de altura do solo e
um guidão aberto do tipo “chifre de boi”, para que os braços fiquem descansados
na direção. O investimento em ergonomia é para encorajar o piloto a aproveitar
um passeio de, pelo menos, 300 km, autonomia oferecida pelo tanque de 21 litros
de capacidade.
2015 Moto Guzzi Audace |
Na
Audace, o projetista resolveu focar no estilo dark, com muitos adeptos entre os
fãs de custom, principalmente os mais
jovens, com pouco cromado. O mesmo vale para os pneus, com rodas pintadas
totalmente em preto e com medidas maiores na traseira (200/66). Totalmente
pintada na cor preta fosca, a Moto Guzzi Audace abre mão do tom escuro apenas
na opção com o tanque em vermelho.
Um farol
redondo faz a diferença entre outras versões da custom italiana. Já os escapes
mais curtos e um discreto spoiler protegendo o radiador de óleo abaixo do
quadro sugerem um ar mais esportivo ao modelo. Sem preocupação com o retrô, as
lanternas traseiras da Audace são as mesmas modernas e estilosas colunas de LED
da California convencional.
Criada
para os motociclistas que apreciam uma tocada mais agressiva, o modelo de
aspecto sinistro traz pedaleiras esportivas e um guidão no estilo dragbar, que
exige braços esticados ao pilotar e, no caso de pilotos com estatura menor, o
corpo mais inclinado para frente. O assento está na mesma altura (740 mm) do
modelo standard e tem desenho semelhante, mas sem garupa.
Com
propostas diferentes em visual e público, as duas versões utilizam
o mesmo motor de dois cilindros em “V” a 90º de 1.380 cm³ de volume montado transversalmente,
uma marca registrada da Moto Guzzi. O motor com refrigeração mista ar/óleo pode
desenvolver até 96 cv de potência a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 12,3
kgf.m já está disponível nos 2.750 giros. O câmbio é de seis velocidades.
A
transmissão é por eixo-cardã. Ainda que
apresentem algumas diferenças na ergonomia, a ciclística é comum para as duas
motos. Elas estão equipadas com garfo telescópico convencional e balança
bichoque com ajuste na extensão e pré-carga da mola. O curso é de 120 mm nos
dois conjuntos. O chassi é tipo berço duplo feito em aço tubular com o objetivo
de acomodar o motor e reduzir ao máximo a vibração característica da
arquitetura V2.
A frenagem
fica por conta de dois conjuntos Brembo distribuídos em dois discos flutuantes
de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões, na dianteira. Na roda traseira,
o disco único de 282 mm e sua pinça de pistão duplo são responsáveis pelo
serviço.
Os dois
modelos oferecem três modos de pilotagem, controle de tração e piloto
automático (cruise control).
Os
modelos 2015 da Moto Guzzi Audace e Moto Guzzi Eldorado estarão disponíveis
nos revendedores dos EUA a partir de Maio. O preço deve ficar em torno de
US$16.490,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário