Quem sou eu

domingo, 30 de novembro de 2014

"CSCL Globe": o maior do mundo

M/V "CSCL Globe".

Hyundai Heavy Industries Co. de Ulsan, Coréia do Sul acabou de batizar o novo gigante dos mares, o maior navio porta-containers do mundo: o “CSCL Globe”, com capacidade de carregar 19.000 TEU, construído para o armador China Shipping Container Lines (CSCL).

O “CSCL Globe” tem 400 m de comprimento, 58,6 m de boca (largura), 30,5 m de pontal e calado máximo de 16 m. Será empregado no tráfego Asia-Europa, quando for incorporado à frota do armador dentro de poucas semanas. O deslocamento leve do “CSCL Globe” é de 188.800 toneladas e seu porte-bruto (carga, tripulação, combustível e água) é de 155.200 ton. Seu deslocamento a plena carga é equivalente a 344.400 toneladas.

O navio foi encomendado em Maio de 2013, com mais quatro navios do mesmo porte, por um custo total de US$700 milhões.

Para comparação, os navios considerados os maiores do mundo, até então, eram os Triple-E do armador dinamarquês Maersk Line, com capacidade para 18.000 TEU, 400 m de comprimento e 59 m de boca. A Maersk encomendou um total de 20 navios desta série aos estaleiros Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, também da Coréia do Sul, com previsão de entrega até 2015 a um custo individual de US$185 milhões.
M/V "Maersk McKinney Moller".
A Hyunday informa que o “CSCL Globe” é propulsionado por um motor MAN B&W de 12-cilindros e 94.790 HP, eletronicamente controlado para melhorar a eficiência no consumo de combustível, proporcionando uma economia de até 20%, comparado a navios similiares de até 10.000 TEU.

O navio é equipado com dois sistemas EcoBallast de tratamento da água do mar, com capacidade de purificar até 3.000 m³ de água por hora, utilizando um sistema de filtragem e esterilização com raios ultravioletas.

Após sua entrada em operação, o CSCL Globe tomará o título de maior do mundo, atualmente com o “Maersk McKinney Moller”, entregue em Julho de 2013. 

Antes dele, o título ficou por algum tempo com o navio francês “CMA CMG Marco Polo”, de 16.020 TEU, entrado em operação em Novembro de 2012.

M/V "CMA CGM Marco Polo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário