Símbolo do
Canadá, Tim Hortons ganha fama mundial após fusão.
Quando a
Burger King adquiriu a cadeia canadense de cafés Tim Hortons, por cerca de US$
12,5 bilhões, provavelmente foi a primeira vez que boa parte do mundo fora da
América do Norte, viu a marca da companhia nos jornais.
Mas as
lojas da Tim Hortons são onipresentes no Canadá, com mais de 3.000 unidades
espalhadas por todas as províncias, o dobro do número de restaurantes da rede
McDonald's no país.
A fusão com
o Burger King criará a terceira maior operadora de fast food do planeta,
expandindo o império gerido pela companhia brasileira de investimento 3G
Capital.
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Lanchonete
da rede Tim Hortons na cidade de Toronto, no Canadá |
É
praticamente impossível caminhar mais que alguns quarteirões em qualquer grande
cidade canadense sem ver uma das unidades da franquia, e tomar um café com
donut na Timmy H (o apelido carinhoso que os frequentadores regulares dão à
rede) é considerado um modo essencialmente canadense de começar o dia.
O que
confere à Tim Hortons esse status de ícone da cultura pop no Canadá?
Uma
explicação pode estar nas dificuldades internas do país com relação à
identidade nacional. O Canadá é um país com reputação excepcionalmente boa em
meio à comunidade internacional.
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Loja da H-D em Québec, Canadá. |
Seus
cidadãos, no entanto, enfrentam grande desafio para identificar no que consiste
exatamente a identidade nacional canadense, que parece estabelecida de maneira
vaga.
Os Estados
Unidos têm o rock e três grandes esportes nacionais. A riqueza cultural do
Brasil ganhou a atenção do mundo, principalmente com a música e a comida.
No entanto,
o Canadá também tem especificidades. Poutine, feito à base de batatas fritas,
queijo e um molho cor de caramelo, é um prato delicioso, se preparado do jeito
certo, e é comum esquecer que muitos ícones da cultura pop das últimas décadas
são canadenses, mesmo que tenham feito fama nos EUA. Alguns exemplos: as cantoras Celine Dion, Shania Twain e Diana Krall e os atores Michael J. Fox, Jim Carey e Keanu Reeves, entre outros.
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Na pequena cidade de Sainte-Anne-de-la Pérade (fundada em 1667), no Chemin du Roy, entre Québec e Montreal. |
Mas há uma
coisa que, a despeito de tudo, continua a ser inabalavelmente canadense: o
hóquei sobre o gelo. É, de longe, o esporte mais jogado no país, tanto
profissional quanto amador. A popularidade do hóquei no Canadá pode ser
comparada à obsessão brasileira pelo futebol.
E não é
coincidência que a cadeia Tim Hortons leve o nome de, e tenha entre seus
fundadores, um dos mais famosos atletas do hóquei no século 20, Tim Horton.
Além do
nome emprestado do fundador, a empresa patrocina dez times de hóquei profissional
e a Tim Horton Children's Foundation dá oportunidades a crianças canadenses
carentes.
Mas não é
só a associação com o mais popular esporte canadense que faz da Tim Hortons um
símbolo nacional. O fato de que uma cadeia de lojas de café, fundada em 1964,
tenha conquistado posição tão proeminente na cultura canadense indica a
necessidade que as pessoas têm de um senso consolidado de identidade.
O Canadá é
um país jovem, estabelecido constitucionalmente em 1867 e ainda sofrendo as
dores de desenvolvimento que a formação de um povo coeso envolve.
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Na loja H-D de Montreal. |
Mas a
importância futura de sua presença na comunidade mundial como um país
progressista não pode ser subestimada. E o café e os donuts da Tim Hortons
provavelmente fazem mais bem que um café da manhã cheio de bacon e ovos.
O Canadá tem uma das mais evoluídas sociedades das Américas, com um respeito muito grande com a diversidade.
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Sinalização de trânsito na Province du Québec: só francês. |
Descendentes da maioria de origem britânica convivem tranquilamente com a grande minoria de origem francesa, admitindo, inclusive, que a Província de Quebec tenha o francês como primeiro idioma (o Canadá tem oficialmente dois idiomas: inglês e francês).
As comunidades indígenas, de grandes proporções no país, estão completamente integradas na sociedade, enquanto mantém preservadas sua cultura e seus costumes.