A Província
de Quebec é a maior do Canadá e a única que tem o direito de usar o francês
como idioma oficial. O resto do Canadá é oficialmente bilíngue (inglês e
francês). Sua população é de 7,9 milhões de habitantes.
Québec tem seu nome derivado do idioma dos índios Algonquin, kébec, que significa “onde o rio
estreita”. O nome foi adotado
oficialmente pelo explorador francês Samuel de Champlain em 1608, quando estabeleceu aí o centro administrativo da nova colônia, chamada de “Nova França”.
O território
passou ao domínio inglês pelo Tratado de Paris em 1763, ao final da Guerra dos
Sete Anos.
Por duas
vezes a província efetuou um plebiscito para decidir sua independência (em 1980
e 1995), mas não conseguiu o número de votos necessários para a separação.
Entretanto, a partir de 2006 o Parlamento Canadense reconhece a população de
Québec como uma Nação dentro do Canadá.
Hoje passamos o dia visitando a parte antiga da cidade, conhecida como "La Vieux-Québec", que guarda uma semelhança muito grande com qualquer cidade européia.
Fomos marcar ponto na Harley-Davidson da cidade, a Premont H-D.
A loja é bem grande, com um bom estoque de motocicletas novas, roupas e acessórios. Os preços são salgados, se comparados com os Estados Unidos. E, ainda por cima, o sales tax é 13%, o que salga mais o custo final. Claro, comparado com o Brasil é bem barato.
Aproveitamos para visitar a parte marítima de cidade. Foi bom vê-la, outra vez, já que esta região do mundo fez parte da minha vida profissional na Marinha, por muitos anos.
O
N/T SKS SATILLA, petroleiro norueguês de 158.000 toneladas de porte bruto, 274m
de comprimento e 17m de calado, em operação de atracação em um terminal de Quebec. |
Base de Québec, da Guarda Costeira do Canadá. |
O quebra-gelos
"Martha L. Black", da Guarda Costeira Canadense, na operação de
retirada das bóias de sinalização do Rio São Lourenço, em preparação para o
inverno. As bóias são retiradas para evitar que sejam destruídas pelo
congelamento do rio.
CCGS Martha L. Black, quebra-gelo da Guarda Costeira Canadense. |
O
CCGS Pierre Radisson, quebra-gelos oceânico da Guarda Costeira Canadense. Estes navios prestam um serviço muito importante durante o rigoroso inverno do hemisfério norte, mantendo o Rio São Lourenço navegável, abrindo caminho no rio congelado para que os navios possam navegar.
CCGS Pierre Radisson, quebra-gelo oceânico da Guarda Costeira Canadense. |
Ponte de
Quebec, a maior do mundo em estrutura em balanço (cantilever), inaugurada em 1917.
Três faixas de rolamento, 987 m de comprimento, 29 m de largura, sobre o Rio
São Lourenço. É a última ponte a cruzar o rio. De Quebec até o Oceano
Atlântico, o cruzamento só é possível por água.
Ponte
Pierre Laporte é a segunda ponte sobre o Rio São Lourenço, na região de Québec.
Foi inaugurada em 1969 e é a maior ponte suspensa sem pedágio do mundo, com
1.041m de extensão e seis faixas de rolamento.
Ponte Pierre Laporte, sobre o Rio São Lourenço, Québec. |
A região é muito bonita e tivemos sorte de ter tempo bom, ainda que frio.
Frio? O meu recorde, neste região, foi de 35 graus abaixo de zero!
Foi muito bom rever Québec, depois de tantos anos.
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