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quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Harley-Davidson: Muito Além da Lógica

"Se as pessoas agissem só pela lógica, comprariam a motocicleta mais barata do mercado," disse Ken Schmidt, um dos mais requisitados consultores em comunicação corporativa dos Estados Unidos e ex-Diretor de Marketing da Harley-Davidson.

Ken Schmidt
"Afinal, qualquer motocicleta leva você de um ponto a outro, em condições normais. Mas as pessoas não reagem desta maneira, quando se trata de motocicletas. Elas preferem comprar uma Harley-Davidson, não sómente pelo produto em sí, mas por todas as coisas que vem junto com esta motocicleta," conclui.

As pessoas não escolhem uma Harley-Davidson por causa de campanhas de marketing.  As pessoas compram uma Harley-Davidson por que gostam da Harley-Davidson. Ponto.

Ele menciona o que considera uma da maiores mentiras de marketing, existente. É aquela que diz que "tudo que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas."

Segundo Ken, se isto fosse verdade, ninguém visitaria Las Vegas, pois não teria sabido o que acontece por lá.

E é exatamente sabendo da experiência que as pessoas tem com as Harley-Davidson é que outras pessoas passam a gostar da marca, experimentam as motocicletas e tornam-se apaixonados por elas.

Ken conta que encontrou com um hindu durante uma viagem às Ilhas Maldivas, recentemente. O homem usava um turbante, a barba característica e uma camiseta preta com as palavras "Harley-Davidson, Sturgis, 2012.”
"Eu disse a ele; você não esteve em Sturgis! Ele pegou o celular e mostrou a foto, com a família, em frente à revenda H-D de Sturgis. Aí comentou que o melhor da viagem foi ver a banda Lynyrd Skynyrd tocando 'Sweet Home Alabama' e ser convidado para visitar o camarim, depois do show. E pegou o celular novamente para mostrar as fotos. Ficamos conversando por um bom tempo sobre a sua experiência na viagem. Em nenhum momento foi discutido o produto Harley-Davidson. Só a experiência Harley-Davidson."

Rally de Sturgis atrai de 400.000 a 500.000 Harleyros, todos os anos. Discípulos, como os chama Ken Schmidt, afirmando que estas pessoas se sentem bem em poder contar sobre sua experiência Harley-Davidson.

"Isto," diz Ken, "nenhum outro produto manufaturado consegue ter. Isto não é resultado de marketing. É resultado do agregamento humano que a marca Harley-Davidson desenvolve nas pessoas."

Ken Schmidt entrou na HDMC em 1985, quando a companhia lutava para sair da quase falência, trabalhando inicialmente como um especialista em relações com a imprensa. Foi promovido a Diretor Corporativo de Comunicações da Harley-Davidson em 1990 e ficou nesta posição por 10 anos, sendo considerado o responsável pela forte imagem que a Harley-Davidson desfruta no mundo das motocicletas de grande porte.


Ao sair da Harley-Davidson, criou sua própria empresa - Ken Schmidt Company - e dedica-se a fazer palestras sobre comunicação corporativa para empresas, associações e universidades americanas.

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