Em Dezembro
de 2011 a Harley-Davidson recebeu a patente para o sistema de refrigeração do novo
motor Twin-Cooled High Output Twin Cam 103.
Esta
notícia foi postado aqui dias depois da outorga, pelo Departamento de Patentes e
Marcas dos Estados Unidos.
Segundo a
Motor Company, a combinação de arrefecimento a ar e a líquido permite que o
Twin-Cooled High Output 103 mantenha sua potência e torque nas piores condições
de carga e pilotagem, permitindo uma relação de compressão de 10,1:1, aumentando
sua eficiência em 10,7% se comparado com os motores Twin-Cam 103 refrigerados
exclusivamente a ar.
Como funciona:
O motor é equipado com um sistema adicional de arrefecimento a líquido, com trocadores de calor instalado nas carenagens existentes nos modelos Ultra Glide e Tri Glide.
O líquido
de arrefecimento é circulado através dos cabeçote, na área próxima
às válvulas de descarga, diminuindo o calor provocado pelos gases de descarga. O líquido, agora aquecido, é enviado aos trocadores de calor localizados nas carenagens da direita e da esquerda e novamente resfriado.
Vista de frente do sistema de arrefecimento a líquido |
Mesma vista, sem as carenagens |
O sistema é controlado por
termostado e usa uma bomba elétrica para circular o líquido resfriador.
Vista posterior |
O conjunto sistema de arrefecimento/motor |
Como o líquido de arrefecimento circula no cabeçote. |
O sistema completo, mostrando o envio de líquido resfriado (azul) e o retorno do líquido aquecido (vermelho) de volta aos radiadores. |
Ultra Limited 2014, mostrando o trocador de calor na carenagem direita. |
A maior parte da dispersão do calor dos cilindros continuará a ser obtida pelos filetes de refrigeração, com a troca de calor com o ar. A refrigeração adicional a líquido permitirá reduzir a temperatura de operação do motor quando a motocicleta estiver circulando a menos de 40 km/hora.
Com o cabeçote operando em temperaturas mais baixas, caixas de ar com fluxo melhorado e a carenagem redesenhada, a ventilação melhora muito para o piloto e a garupa.
Este sistema deve aumentar o conforto do piloto e do passageiro em condições de temperatura externa elevada, como o encontrado em congestionamentos e no tráfego urbano pesado, durante os meses mais quentes do ano.
Por
enquanto, sómente dois modelos da linha Touring serão equipados com este motor:
Ultra Glide Limited 2014 e o Tri Glide Ultra 2014.
e a CVO Limited Tbm.... no mercado Internacional onde a Ultra Classic ainda é vendida tb terá esta opção...
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