Um dos mais elegantes e mortíferos aviões de caça da Segunda
Guerra Mundial, fez seu primero vôo no dia de hoje, em 1940.
Pilotos aliados operando o P-51 derrubaram 4.950 aviões do
Eixo, tendo o segundo maior índice de aviões abatidos a seu crédito, logo
depois do Grumman F6F Hellcat, utilizado pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais
americanos.
Originalmente desenvolvido para atender um projeto da
Comissão Britânica de Compras (os EUA ainda não estavam em guerra), o P-51 foi inicialmente projetado para utlizar o motor Allison v-1710, que tinha limitações de
desempenho a grande altitude.
No início de sua carreira foi utilizado pelos ingleses como avião tático e de
reconhecimento, sendo depois empregado também como caça-bombardeiro.
Com a mudança do motor para o possante Rolls-Royce Merlin no
modelo P-51B, o avião transformou-se num poderoso caça capaz de operar em
grandes altitudes. Outras mudanças foram feitas até chegar ao modelo
definitivo, o P-51D, equipado com o motor Packard V-1650-7, uma versão
americana do Rolls-Royce Merlin 60, utilizando um superturbo de dois estágios e
duas velocidades e armado com seis metralhadoras M2 Browning de calibre .50
(12,7 mm).
Durante todo o decorrer da Segunda Guerra Mundial e até o
início da Guerra da Coréia, o P-51 foi o caça padrão dos países signatários do Tratado
do Atlantico Norte (OTAN).
Um total de 16.766 caças P-51 Mustang foram construídos em
suas diversas versões e utilizados por Forças Aéreas de 23 países, além dos
Estados Unidos.
Suas principais especificações são:
Tripulação: 1
Comprimento: 9,83 m Envergadura:
11,28 m Peso total: 4.175kg Peso máximo de decolagem: 5.490 kg Motor: Packard V-1650-7, arrefecido a
líquido, superturbo, 12 cilindros em V, 1.490 HP.
Desempenho: Velocidade máxima: 703 km/h a 25.000 pés. Velocidade de
cruzeiro: 580 km/h. Autonomia: 2.755 km com tanques externos. Teto máximo:
41.900 pés.
Armamento: Seis metralhadoras Browning M2 calibre .50 (12,7
mm), 1.880 cartuchos. Dois pontos duros para bombas de até 907 kg. Seis ou dez
foguetes HVAR de 127 mm.
Milhares de P-51 foram vendidos como excesso de frota,
depois da Segunda Guerra Mundial, alguns por um preço tão baixo como mil
dólares. Muitos foram modificados e utilizados em corridas aéreas nos EUA e na
Europa. Existem 204 P-51 em condições de vôo nos Estados Unidos, a
grande maioria de propriedade particular.
Atualmente um P-51 pode ter um preço de venda de até um
milhão de dólares, mesmo que não esteja licenciado para vôo.
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