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sexta-feira, 20 de maio de 2011

TLC na H-D

TLC é o acrônimo para "Tender and Love Care", expressão americana que equivale ao nosso "tratar com carinho".

No casos das Harleys, indica o cuidado que tevemos ter com nossas motocicletas, para que continuem a nos dar a alegria de pilotá-las por muitos anos.


Desde a primeira motocicleta fabricada em 1903, a H-D sempre usou correias para transmitir a potência do motor para a roda traseira. Claro, naquela época eram feitas de couro, muito diferente do material moderno usado nas correias de transmissão de hoje. As correias são mais eficientes e requerem menos manutenção que correntes ou cardã.

Mas, mesmo assim, a correia não é a prova de balas! Entretanto, com um TLC a correia será usada sem problemas por dezenas de milhares de quilômetros. O importante é verificar periodicamente a tensão da correia e inspecioná-la regularmente. Sempre que possível - quando lavar a motocicleta, por exemplo.

O procedimento é fácil: o mais complicado é tirar a roda traseira do chão, para que possa girar livremente. No meu caso, minha Ultra tem um descanso central que pode ser regulado para isto. A outra solução é utilizar um macaco hidráulico. Mas faça isso com muito cuidado, para não derrubar a motocicleta e nem se machucar.

Com a roda traseira fora do chão, gire-a com cuidado, examinando cada dente da correia, aproveitando para limpá-la com um pano limpo e detergente neutro. Procure por rachaduras, dentes avariados, desgastes excessivos ou pedras/pequenos detritos encravados na correia. Avarias causadas por pedras não são críticas, desde que não tenham ocorrido nas laterais da correia. Neste caso, a correia deve ser trocada. O mesmo acontece se houver rachaduras significativas ou falta de algum dente.

Em caso de dúvida, peça a opinião do seu mecânico de confiança.
Fonte: Revista HOG

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