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sexta-feira, 13 de maio de 2011

Limpar e Inspecionar

Há um ditado que diz: "Uma motocicleta limpa roda melhor".
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Claro que há muitos motociclistas que acham que a motocicleta só será lavada quando chover forte. Como sempre, é uma questão de opção pessoal e eu respeito.
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Entretando, segundo Chris Tribbey, Gerente de Serviços da Harley-Davidson Motor Co., uma motocicleta limpa vai dar menos problemas na estrada. E explica: "quando você limpa a poeira de lugares como as manetes e o disco de freio, por exemplo, você melhora o desempenho dessas importantes partes e aumenta sua vida útil". E continua, "e o mais importante é que quando você lava sua motocicleta, tem a oportunidade perfeita de fazer uma inspeção completa," finaliza.
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A inspeção completa, chamada de T-CLOCS por suas iniciais em inglês, é uma sugestão da Motorcycle Safety Foundation, para que os motociclistas façam uma inspeção completa de sua máquina, antes de sair para uma viagem ou passeio.

"Quando você lava sua moto, tem a oportunidade de tocar e manusear muitas partes que, de outra forma, ficam esquecidas," continua Tribbey. "É fácil, neste momento, ver se há alguma coisa solta, como uma manete ou pedaleira. Quando está limpando os cromados, poderá sentir se há algum ponto de oxidação. Lavando os pneus é uma excelente oportunidade para verificar o estado dos raios, o desgaste dos pneus ou uma válvula de ar perdida."
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Estes são apenas alguns exemplos de que lavar sua motocicleta não sómente melhora seu desempenho na estrada, mas também prolonga sua vida útil.
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Os pontos básicos do T-CLOCS são:
Pneus e rodas: profundidade dos sulcos, desgaste, objetos presos nos sulcos, raios soltos.
Controles: pedais, cabos, mangotes, acelerador, etc.
Luzes: farol, luz de freio e de ré, sinaleiras, conjunto ótico.
Óleos e fluídos: nível, vazamentos, etc.
Chassis: situação do quadro, suspensão, correia, etc.
Descanso: rachaduras, empeno, tensão da mola.
Pilote sempre com segurança.

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