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domingo, 20 de março de 2011

Fim do Verão

Hoje, exatamente às 20:21 horas, acabará o verão e iniciará o outono de 2011. A declinação do Sol será de zero graus, ao se posicionar sobre o equador terrestre, iniciando logo a seguir  sua caminhada para o hemisfério norte.

Aqui no sul do Brasil, inicia-se uma das melhores épocas do ano para se andar de motocicleta. Mas, às vezes, temos surpresas com temperaturas muito baixas, já no início da estação. Apesar de estarmos na transição entre as duas estações, as temperaturas mínimas já se registram abaixo dos 20°C no litoral. Imagine como deve estar nas serras.
Assim como no verão temos que tomar cuidados com a inclemência do sol e do calor, no outono já temos que nos preocupar em nos defender das temperaturas mais baixas, agravadas pela sensação térmica provocada pela vento na estrada.

Os nossos meteorologistas não são conhecidos por suas previsões acuradas, resultado dos baixos investimentos governamentais em equipamentos e pessoal. Por isso mesmo, mesmo que a previsão seja de bom tempo, com temperaturas acima dos 25°C, é bom estar prevenido.

Para se ter uma idéia, o Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos indica que numa velocidade de 100 km/h, a sensação térmica pode estar até 9 graus abaixo da temperatura mostrada no termômetro. E esta diferença sensorial aumenta à medida que a temperatura ambiente cai. Numa temperatura de 10°C, bastante comum nas serras catarinenses e gaúchas durante o outono, à uma velocidade de 80 km/h, a sensação térmica será de 3°C negativos!
Jaquetas de couro – ou de materiais sintéticos, como cordura – são excelentes para nos proteger do vento e da abrasão, mas não são suficientes para nos proteger do frio, a não ser que sejam equipadas com protetor térmico.

O que se recomenda é o uso de duas camadas de roupas, além da jaqueta. Pode ser uma camiseta, com uma camisa de manga comprida por cima. Ou até uma “segunda-pele”, aquelas roupas feitas com tecido sintético especial, que retém a temperatura corporal ao mesmo tempo que permitem a transpiração normal.
É muito importante manter os pés e mãos bem protegidos e aquecidos. É importante o uso de botas resistentes à chuva, com meias de algodão do tipo desportivo, para permitir a circulação do ar e a absorção de uma eventual transpiração. Nas mãos, luvas apropriadas para o clima são fundamentais. Se puder, instale um sistema de aquecimento nas manoplas de sua motocicleta. Depois de uma surpresa climática em Maio de 2007 – que causou um trauma nervoso em um dos dedos da minha mão esquerda, pelo frio que passei – instalei um aquecedor de manoplas e nunca mais sofri com as baixas temperaturas.

Se você for pego de surpresa com queda bruscas de temperatura numa viagem, ainda tem uma solução antiga para enfrentar o problema: jornais. Forrar as botas com jornais e usar esses periódicos para proteger o tórax, são medidas que foram adotadas pelos pioneiros do motociclismo. Mas dão resultado até hoje. Jornais são excelentes isoladores térmico. 
Proteger o rosto com um capacete fechado, com uma máscara facial, cachecol ou lenço mais espesso é outra recomendação, para diminuir a sensação de frio.

Pilotar desconfortavelmente em caso de temperatura extrema – calor ou frio – diminui sua concentração e sua capacidade de reagir às eventuais situações de emergência na estrada. É muito importante que você esteja bem equipado.

Pilote sempre com segurança.

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