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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dicas da Dunlop Sobre Pneus de Motocicleta

Durante o verão, os pneus das nossas motocicletas são expostos a condições extremas de temperatura. 
Além disso, as chuvas da estação nos forçam a pilotar em condições de piso molhado, o que é outra condição extrema. Assim é o melhor assegurar-se de que seus pneus estejam em boas condições antes de partir para sua viagem de férias.

Mike Manning, Gerente de Produto da Dunlop Motorcycle Tires, dos Estados Unidos, dá algumas dicas a respeito da manutenção de pneus.

“Para pilotagem em pista molhada é especialmente importante estar ciente que pneus gastos diminuem a habilidade de dissipar a água e igualmente diminuem a capacidade de tração e aderência,  tornam-se mais suscetíveis à furos; assim sempre substitua os pneus antes que atinjam os indicadores de desgaste.”

Outras dicas sobre o cuidado com os pneus da sua motocicleta:
  • Regularmente verifique as condições dos pneus fazendo uma inspeção detalhada. Gire ambos os pneus completamente e verifique se há algum prego ou outro objeto penetrando no pneu. Se você encontrar qualquer coisa, não pilote até que o pneu tenha sido inspecionado por um profissional. Substitua, se for necessário. Verifique as laterais do pneu para ver se há sinais do rachamento e nunca use produtos para limpeza de pneus, pois esta prática pode acelerar o processo de rachaduras.
  • Verificar a pressão adequada dos pneus, de acordo com o peso em que vai trafegar, é a função mais importante na correta manutenção do pneu. Manter a pressão de ar correta é fundamental para eficiência de rodagem, direção, aderência, tração e capacidade de suportar carga do pneu. Para cada 4 lbs/in. abaixo da pressão recomendada, você perde até 40 kg de capacidade de carga.
  • Você não está montado somente em seus pneus, você também está montando no ar dentro deles. Assim, verifique a pressão (com o pneu frio) sempre que possível, com um calibre de boa qualidade.
  • Se pretende deixar sua  motocicleta parada durante as férias, evite variações extremas de temperatura durante o tempo em que não for usá-la. Mantenha os pneus longe de fontes de calor.
  • Não armazene pneus onde haja motores elétricos em funcionamento; a concentração elevada de ozônio acelerará o rachamento do pneu.
  • Quando comprar pneus novos certifique-se de que os pneus podem carregar a carga prevista, incluindo o peso total da motocicleta, piloto e garupa, bagagem e o todo o seu equipamento. Use sempre pneus dianteiros e traseiros da mesma marca, se possível.
  • Após a instalação de pneus novos, verifique se as setas indicativas nas laterais estão apontando no sentido correto da rotação e que o ponto amarelo, indicador do contrapeso do pneu, está alinhado com a haste de válvula.

A Dunlop é o maior fornecedor de pneus como equipamento original e de reposição para motocicletas, nos Estados Unidos. É, também, o único fabricante de pneus para motocicletas na América do Norte. 

Sua fábrica, instalada em Buffalo, NY, fabrica e vende pneus de alta qualidade nos EUA desde 1923.

Para mais informações, visite

2 comentários:

  1. Excelente artigo. Posso reproduzir no blog, Wilson? (com os devidos créditos, claro)

    Rômulo

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  2. Com certeza, Rômulo, fique à vontade.

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