Quem sou eu

terça-feira, 19 de outubro de 2010

É Genérico, Sim!

Procurando apurar, com mais detalhes, o que está por trás do anunciado 1º HOG Unificado - Chapters Brasil, previsto para acontecer em Petrópolis em meados de novembro, entrei em contato com a Harley-Davidson do Brasil, enviando-lhes a seguinte mensagem eletrônica: "Recebi um convite para um evento denominado 1º HOG Unificado, a ser realizado na cidade de Petrópolis, RJ, de 12 a 15 de Novembro. Como o endereço para a inscrição é de uma empresa de nome "Executta" e não há nenhuma referencia à H-D do Brasil, favor confirmar se, realmente, é um evento do H.O.G. Obrigado," Recebí a seguinte resposta: "Prezado Sr. Wilson, Obrigado por seu contato e e-mail. Não há nenhum evento HOG internacional Harley-Davidson oficial nesta data. Para confirmar a veracidade de algum evento por gentileza, consulte no site www.harley-davidson.com.br, no icone "Experiência". A Harley-Davidson, mais uma vez, agradece seu contato. Atenciosamente, Central de Relacionamento Cliente Harley-Davidson Harley-Davidson do Brasil sac.hd.brasil@harley-davidson.com 0800-724-1188" Portanto, o evento não é do H.O.G.®, apesar de estar sendo divulgado como tal. Uma das mensagens por mim recebidas mostra, inclusive, a logomarca oficial do H.O.G.®, que é marca registrada de propriedade da Harley-Davidson®. Parece – salvo melhor juízo – publicidade enganosa. Pesquisando na internet, encontrei a seguinte definição de publicidade enganosa, num site jurídico: "A publicidade enganosa está exemplificada no art. 37 do CDC e é aquela que, através da sua veiculação, pode induzir o consumidor em erro. Pode ser por omissão, quando o anunciante omite dados relevantes sobre o que está sendo anunciado e, se o consumidor soubesse esse dado, não compraria o produto ou serviço ou pagaria um preço inferior por ele. A publicidade enganosa por comissão é aquela no qual o fornecedor afirma algo que não é, ou seja, atribui mais qualidades ao produto ou ao serviço do que ele realmente possui.(10)A publicidade enganosa provoca uma distorção na capacidade decisória do consumidor, que se estivesse melhor informado, não adquiriria o que for anunciado. Presume-se a culpa do fornecedor por veicular a publicidade enganosa. Somente se exonerará de sua culpa se demonstrar o caso fortuito, fatos alheios à sua vontade, uma situação externa, imprevisível ou irresistível entre outros." Pelo visto nós, proprietários de motocicleta Harley-Davidson, no Brasil, já bastante desrespeitados pelo péssimo serviço de pós-venda (ou até mesmo de venda, pois esperar 45 dias ou mais para licenciar um veículo não pode ser considerado um bom serviço), agora somos induzidos a comprar "gato por lebre"! Não quero sugerir que o evento não seja bom ou que não mereça ser considerado para participação. Só me incomoda, muito, a mentira. Parece que mentir está se transformando na nova realidade brasileira. Infelizmente.

3 comentários:

  1. eu gostaria que alguns jornalistas tivessem o mesmo compromisso com a verdade que você mostrou neste post e nos dois anteriores.

    Parabéns pela postura.

    Como estava fora não consegui muito mais informações além de resposta a e-mail pedindo informações e aproveitei as tuas informações para o meu post.

    Quem sabe a comunidade do H.O.G. não adota o evento e fazemos uma bela festa.

    ResponderExcluir
  2. Roque e Adelino, recebi hoje um email do grupo izzo (hog-RJ) com o convite do evento. Vou repassar para vocês.

    Abraços,

    Andre

    ResponderExcluir
  3. Aqui no SUL esta no "SITE OFICIAL" como programação. REI

    ResponderExcluir