"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
Quem sou eu
▼
sexta-feira, 12 de junho de 2009
O Mercado das Motocicletas “Custom” em 2009 – Janeiro a Maio.
A crise mundial, que atingiu o Brasil com força bem maior que a “marolinha” prevista pelo Lula, teve reflexos marcantes na venda de motocicletas de grande porte, da mesma forma como aconteceu nos Estados Unidos e Europa.
A Harley-Davidson do Brasil, que tinha alcançado números significativos em 2008 (6.250 motocicletas produzidas e 5.153 vendidas), foi bastante impactada durante os cinco primeiros meses de 2009.
A produção de motocicletas na linha de montagem de Manaus foi de 2.146 unidades, para um volume de vendas de apenas 801 unidades, de Janeiro a Maio de 2009.
Mas os números já mostram uma marcante recuperação nas vendas, com a chegada dos modelos 2009 nas lojas: 401 motocicletas foram vendidas em Maio, quando a média mensal de vendas de Janeiro a Abril foi de 100 motocicletas/mês.
A decisão de segurar em Manaus os modelos 2009, pode ter ajudado a desovar o estoque dos modelos 2008, mas com um preço bem alto.
Imaginem manter uma loja de revenda, com todo o custo fixo, para vender menos de 2 motocicletas por dia.
Talvez não fôsse mais lógico introduzir os modelos novos, já no início do ano e oferecer descontos significativos para os modelos 2008, como fazem os fabricantes da carros?
Mas os outros fabricantes também sentiram a crise.
A Honda, por exemplo, vendeu 2.777 Shadows in 2008, para uma produção de 3.044. Em 2009, produziu sómente 525 unidades, tendo vendido 618 motocicletas. Anualizando estes números, representa uma queda de 47% nas vendas.
Já a Yamaha XVS 650 DragStar, que vendeu 1.807 unidades em 2008 (para uma produção de 2.700 unidades), não produziu nenhuma unidade em 2009. Usando o estoque, vendeu 670 motocicletas desse modelo, uma redução de apenas 11% nas vendas, tornando-se a marca menos atingida pela crise, nas motocicletas tipo “custom”.
Os dados são da ABRACICLO.
A crise é mundial, em passagem por Portugal, Espanha e França pude comprovar que as vendas estão com nível bem baixo, chegando mesmo a fechar algumas lojas, como a HD de Braga - Portugal que não conseguiu vender 20 motos em um ano.
ResponderExcluir