"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede."
Quem sou eu
▼
terça-feira, 3 de junho de 2008
Músicas em MP3 no GPS Garmin Zumo 550
O Garmin Zumo 550 tem uma porta para um cartão de memória do tipo SD.
O tamanho máximo permitido é de 8 GB. Porém, o Zumo 550 só reconhece um máximo de 1000 músicas em MP3, independente do espaço total de memória utilizado.
Outra característica do Zumo 550 é identificar vários parâmetros das músicas, como artista, gênero musical, etc.
Enquanto o Zumo está fazendo esta classificação, nenhuma música poderá ser ouvida e, o que é pior, também não mostrará nenhum mapa. A velocidade e o rumo, serão indicados, mas o mapa fica mostrando (no canto superior esquerdo) a palavra “desenhando . . .” ou “drawing . . .” (se estiver usando o inglês como idioma), até que o processo de classificação termine.
Como o Zumo 550 faz esta classificação todas as vezes que é ligado, este processo tomará muito tempo (cerca de 10-12 minutos, para 1.000 músicas), se as músicas não forem distribuídas em vários pastas (folders). O ideal é que cada pasta não tenha mais que 25 músicas.
No meu Zumo 550 eu uso um cartão SDHD (high density) de 8 GB e coloquei 650 músicas, ocupando cerca da metade da capacidade do cartão. Com isto eu deixo ainda 4 GB para mapas.
Criei uma pasta com o nome “MP3” e subdividí com várias pastas em ordem alfabética, pelo nome dos artistas. Como há mais de 25 artistas com a mesma letra inicial nos nomes, subdividí, de novo, criando pastas numeradas para cada letra. Assim, para os artistas com a letra “A” eu criei duas pastas (A2 e A2). Já na pasta “B” tive que criar 6 sub-pastas (de B1 a B6), e assim por diante.
Claro que esta subdivisão pode ser feita pelo nome do artista (como eu fiz) ou pelo nome da música, etc.
Com isto, meu Zumo 550 leva menos de 1 minuto para fazer a classificação e estar preparado, tanto para navegar como para tocar as músicas.
O interessante é que não há qualquer menção a este detalhe, no manual de instrução. Descobrí o problema – e a solução – na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário