domingo, 23 de outubro de 2016

Outubro Rosa Curitiba 2016


Curitiba virou a capital da Harley-Davidson neste fim de semana, por uma causa nobre.

Mais de mil motocicletas da lendária marca, vindos de 90 municípios de 9 estados do Brasil, participaram do Outubro Rosa Curitiba, em uma grande festa em prol da saúde da mulher e da prevenção contra o câncer de mama.

A ação beneficente foi em prol do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba - referência no país no tratamento do câncer - e começou na sexta-feira com um evento no Hard Rock Café que contou com shows musicais e pratos clássicos da gastronomia americana.


No sábado foi a vez de um gigantesco desfile pelas ruas de Curitiba. A concentração, aberta a todo o público, foi no estacionamento em frente ao Palácio Iguaçu - sede do Governo do Paraná, no Centro Cívico – e começou às 9 horas da manhã, com apresentações da Banda da Polícia Militar e a presença de food trucks.


Foto de Darwin Toassi


Foto: Fabiano Guma










Às 11:00 horas, após a apresentação do Hino Nacional pela Banda da PMPR, o governador Beto Richa e sua esposa acompanharam - na sua Harley-Davidson Fat Boy - o trajeto dos motociclistas até o Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, onde foram recepcionados com música e um show de fogos de artifício.

Governador Beto Richa, do Paraná, recebe informações de um dos organizadores do evento.
O desfile de 16 km foi escoltados por batetores da Polícia Militar, registrado e acompanhado por um helicóptero do Governo do Paraná.


Foto: Fabiano Guma
“Vamos mobilizar toda a cidade de Curitiba a favor do Erasto Gaertner. Será o maior desfile beneficente com harleys no mundo”, diz Rafael Magosso, organizador e idealizador do Outubro Rosa Curitiba, poucos minutos antes do início do desfile.





A iniciativa está em sua 3.ª edição. No ano passado, foram arrecadados R$ 58 mil, com a participação de 400 pessoas, com recurso utilizado para a reforma da ala de endoscopia do hospital. “Com isso, o número de atendimento saltou de 50 para 300 endoscopias/mês”, ressalta Magosso.

Na edição de 2016, quase R$500 mil foram obtidos com a venda de ingressos e doações espontâneas, com a participação registrada de 1.078 motociclistas.

O valor terá como destino a reforma e ampliação da Central de Materiais Esterilizados, obra necessária para a implantação do Sistema Cirúrgico Robótico (o primeiro do Paraná e de Santa Catarina).

O Outubro Rosa Curitiba contou com a colaboração das Rosas da Harley, um grupo de 60 Harleyras que realizam diversas ações durante todo ano dentro do hospital, para minimizar o sofrimento dos pacientes. 


O evento recebeu apoio significativo do H.O.G Curitiba Chapter, das Ladies of Harley (LOH) e da The One Harley-Davidson, concessionária da marca em Curitiba.



O motociclista Rafael Magosso, organizador do encontro, contou que o HOG promove eventos de apoio ao Erasto Gaertner desde 2014, e que a cada ano o grupo vem ampliando as ações.

"Por admirar muito a gestão do hospital, a organização e a dedicação aos pacientes, resolvemos encarar um projeto maior nesta 3ª edição do evento. Neste ano o foco é ampliar a Central de Materiais Esterilizados, que hoje é o coração do hospital”, explicou Rafael.

A reforma e ampliação da Central de Materiais Esterilizados do Hospital Erasto Gaertner é necessária para a implantação do Sistema Cirúrgico Robótico (o primeiro do Paraná e Santa Catarina), viabilizado por meio do Programa Nacional de Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde.

O robô foi adquirido pelo hospital com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, que autorizou a isenção tributária para sua importação, e de empresas públicas do Estado, que fizeram aportes para o projeto. O equipamento será utilizado para cirurgias de urologia, ginecologia, cabeça e pescoço.

“A campanha Outubro Rosa e a mobilização do evento são de suma importância, já que é uma maneira que temos de movimentar e de conscientizar a sociedade sobre a questão da prevenção do câncer feminino e ainda captar novos recursos que serão destinados à reforma e ampliação da nossa Central de Material Esterilizado”, disse o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.

A Polícia Militar do Paraná apoia diversas iniciativas sociais que influenciam na qualidade de vida dos paranaenses. No evento deste sábado, a corporação contribuiu com a presença maciça de policiais militares na exposição de viaturas e na segurança durante o passeio dos motociclistas com a escolta dos batedores do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).







O Corpo de Bombeiros também esteve no encontro com equipes e ambulâncias para prestar atendimentos de emergência, além de apresentar equipamentos e serviços ao público presente na concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário