sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Farol baixo: a lei é boa ou ruim para o motociclista?

Nas últimas semanas tem se discutido muito sobre a lei que obriga os veículos a trafegar com os faróis baixos ligados, nas rodovias.

Eu, particularmente, apoio a medida por considerar que aumenta a segurança nas estradas.

Um amigo que segue o nosso blog, mas que não é motociclista, levantou a seguinte questão: será que as motocicletas ficaram "perdidas" com todos os veículos com o farol acesso?

A pergunta tem seu mérito. Uma das formas de ter sua motocicleta mais visível para os demais veículos numa rodovia é exatamente o fato de circularmos com os faróis ligados.

A motocicleta se destaca, com os faróis acessos.
Será que agora, com todo mundo com a luz acessa, perderemos o destaque nas rodovias e estradas?

Prestei atenção ao que acontecia, na semana passada, quando fui e voltei entre Curitiba e Balneário Camboriú pela BR-101. Normalmente cruzamos, ultrapassamos ou somos ultrapassados por muitas motocicletas, neste trecho.

E a conclusão que cheguei não foi muito boa para os motociclistas: voltamos a ser só mais um no retrovisor. Já não chamamos a atenção, como acontecia anteriormente.

Entendam bem, eu acho excelente que os carros trafeguem com o farol baixo acendido. Prefiro ver um carro à distância, vindo na minha direção e dar passagem, do que ser surpreendido com um automóvel conduzido agressivamente, a poucos metros da traseira da minha motocicleta!

Mas o fato é que, para o motorista de um carro ou caminhão, nós, motociclistas, já não somos o ponto de atenção. Com exceção das motocicletas que tem os faróis auxiliares (além do farol principal) acessos, as motocicletas, em geral, se perdem na visão do condutor.

Com todos os veículos com os faróis ligados, a motocicleta se destaca? Não mais!
Espero que isto não tenha um impacto negativo na segurança dos motociclistas nas rodovias.

5 comentários:

  1. Wilson, realmente é um ponto interessante, usar o farol ligado, inclusive os auxiliares (quando tem) faz diferença.
    Mas acho que o motociclista ter mais capacidade de avaliar o fluxo ainda é mais importante do que ser visto.

    É uma "vaca de dois legumes".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Rodrigo. Nunca se consegue o melhor de dois mundos. Mas concordo com você, acho a lei de uso do farol baixo por todos os veículos é muito boa para a segurança nas rodovias.

      Excluir
  2. Eu já não vejo tanta eficácia nesta lei. E também acredito que seremos "mais um" nas rodovias quando estivermos em nossas motos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua posição, Levi. Seria ótimo se houvesse uma debate mais amplo na sociedade, antes de se implantar esta lei.

      Excluir
  3. Quando estou dirigindo meu carro não consigo mais encontrar com facilidade as motos que se aproximam. É como se fosse à noite , quando todos estão com os faróis acesos. Agora as buzinas , apesar de irritantes é que serão as aliadas nas visualizações, principalmente nas estradas que cortam grandes cidades. Abraço!

    ResponderExcluir