quarta-feira, 12 de março de 2014

O Maior Motor Diesel do Mundo



Trata-se do Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C, o maior motor turbodiesel do mundo em tamanho e capacidade volumétrica.

Ele faz parte da família de motores modulares RT-flex96C, que podem ter entre 6 e 14 cilindros.
O 14 em seu nome indica que ele é o maior desses motores. Eles são usados para mover os maiores navios do mundo, os ULCS (ultra-large container ships). Os navios que usam este motor costumam ter capacidade para carregar até 16 mil contêineres, e podem medir até 400 metros de comprimento. Imagine a potência necessária para movê-los em alto mar.

Medindo 13,5m de altura, 26,6m de comprimento e pesando mais de 2.300 toneladas, o 14RT tem a altura de um prédio de quatro andares. E dá muito mais trabalho para ser construído, também. Dado o seu tamanho, o motor é construído em duas partes (sete cilindros cada) que são posteriormente acopladas:

Virabrequim de uma metade do motor (7 cilindros).
 As pessoas envolvidas no processo de montagem  parecem formigas, enquanto operam os guindastes que colocam os componentes em seus lugares. O virabrequim, por exemplo, é uma versão gigantesca daquele que está no motor de seu carro, só que pesa 300 toneladas .



Desde quando foi lançado, em 2006, o 14RT passou por várias modificações  técnicas para melhorar a durabilidade, a economia de combustível e reduzir a emissão de poluentes. A maior delas foi a adoção de bielas articuladas, que permitem que os pistões se movam continuamente na vertical, diferentemente dos motores automotivos, em que os pistões exercem forças laterais que desgastam as paredes dos cilindros com o passar do tempo. O desgaste dos cilindros do 14RT é de apenas 0,03 mm a cada 1.000 horas de funcionamento. Nada mau para um cilindro de quase um metro de diâmetro.

A alimentação é feita por um sistema common-rail de duas flautas, uma para cada sete cilindros no caso do 14RT, e as válvulas são operadas por um sistema hidráulico comandado por uma central eletrônica — não há comando mecânico de válvulas. Por causa do tamanho e do peso de todos os componentes do motor, seu ritmo de trabalho é bem mais lento — a faixa de giros fica entre 22 a 120 rotações por minuto. Ele opera acoplado a um hélice de 9,5m de diâmetro e pesando 131 toneladas.



Mas mesmo girando em ritmo baixo, o RTA-96C têm números absurdos: 108.878 hp de potência e  775.376 mkgf de torque — o suficiente para fazer um navio gigantesco como o dinamarquês Emma Mærsk, que transporta mais de 150.000 toneladas de carga, navegar a até 27 nós (aproximadamente 50 km/h).


Cada um dos cilindros do 14RT tem 96 centímetros de diâmetro, com curso dos pistões de 2,5 metros. Sozinho, cada cilindro desloca 1.820 litros e desenvolve 7.780 hp — ou mais que dez Ferrari F12Berlinetta, com seu motor V12 de  6,3 litros.

O 14RT consome 6.270 litros de óleo pesado por hora, mas sua eficiência é muito grande. Como comparação, 60% da energia gerada é transformada em propulsão. Um automóvel médio utiliza sómente 30% da energia gerada, para sua movimentação.

1kWh de energia do motor 14RT movimenta o navio por 66 km. A mesma energia, se utilizada em um Boeing 777, por exemplo, movimenta o avião por apenas 500 metros.


Existem mais de 300 exemplares do 14RT-flex96C em serviço no mundo todo. Juntos, eles geram 32.676.000 hp e 232.612.800 mkgf de torque.

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