segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Harley-Davidson 2014 - Onde Nasceram

A nova linha 2014 da Harley-Davidson foi concebida no Willie G. Davidson Product Developmen Center (Centro de Desenvolvimento do Produto Willie G. Davidson), uma instalação de 35.000 m² situada em Milwaukee, WI.

Willie G. Davidson Product Development Center, Milwaukee, WI.
Criado pelo legendário Willie G., o Centro reúne os departamentos de Engenharia de Produtos Originais e Estilo e Desenvolvimento, numa localização única. 

Dentro do PDC, como é conhecido, estão instaladas as funções de Estilo, Engenharia, Finanças, Fabricação, Serviço de Informações, Responsabilidade do Produto, Compras, Marketing, Homologação, Vendas, Serviços e provedores chaves. Cerca de 300 pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos (de motocicletas a jaquetas, passando por acessórios, entre outros), testes, estilo e desenvolvimento de compras.

Willie G., na frente do prédio do Product Development Center, criado por ele.
No início de 1997 engenheiros, projetistas, técnicos e outros especialistas da Harley-Davidson passaram a ocupar o Centro de Desenvolvimento. O novo PDC é muito mais que um prédio. É um ambiente que suporta uma centena de atividades, combinando sinergias voltadas ao resultado de novos e melhores produtos da marca que simboliza "motocicleta" no mundo.

De fora, a curvatura do telhado lembra as linhas de um tanque de combustível. Dentro, projetistas sonham, engenheiros testam e mecânicos constroem novos protótipos, que são testados e avaliados em laboratórios de alta tecnologia. Há, até, um juri que se reúne para julgar o som de cada nova motocicleta!

Dentro do PDC há 15 células importantes de testes, incluíndo dez unidades de dinamômetros para verificar o desempenho e resistência dos motores, três laboratórios dinâmicos para avaliação de quadros e chassis, laboratório para testes de emissão de gases e uma câmara livre de ecos (anechoic e hemianechoic), para testes de ruído, vibração e suas influências nos pilotos e passageiros das motocicletas.

Laboratório Anechoic.

Laboratório de Teste de Motores
Outras áreas do complexo testam os equipamentos eletrônicos, a estrutura da motocicletas e seus componentes, como o comando de válvulas, injeção eletrônica e transmissões.

Testes exaustivos da suspensão.
Dinamômetro.
Cada célula de testes tem suas necessidades específicas de espaço, arranjo de equipamentos, controle climático, combustível, água, eletricidade, prevenção de incêndio, controle de teste, aquisição de dados e comunicação virtual.

Além das instalações em Milwaukee, o PDC também é responsável pelo Campo de Provas no Deserto do Arizona e pelo Centro de Avaliação de Produtos, na Flórida.

O Campo de Provas do Arizona (Arizona Proving Ground), em Yucca, AZ (200 km ao sul de Las Vegas), foi criado em 1955 pela Ford Motor Company e vendida para a Chrysler em 2007.

Campo de Provas do Arizona.
A Harley-Davidson aluga parte das instalações e pistas e tem vários prédios e facilidades de teste na área.
O Campo de Provas tem mais de 80 km de pistas de concreto, asfalto e terra, numa área total de 15,5 km². Isto inclui uma pista de alta velocidade de 8 km em forma oval e dezenas de outros tipos de piso, para todo tipo de teste necessário. O terreno tem altitudes variando de 150 a 1.980 m, com temperaturas variando de 1°C negativo até 49°C, permitindo testar as motocicletas em quase todas as condições.


O Centro de Avaliação da Flórida (Florida Evaluation Center), em Naples, FL, ocupa uma área de 2,1 km², com 10 km de pistas de teste. Na Flórida são feitos testes de rodovia, mudança de faixa, pilotagem e ruído. As motocicletas são também testadas no desempenho e pilotagem em temperatura elevada.

Os especialistas da Harley-Davidson estão acostumados com a crítica rotineira, que afirma ser a H-D demasiadamente apegada às suas tradições. De certa forma, isto é verdade. Nenhum motocicleta sai do PDC e segue para a linha de produção sem que milhares de homens/hora tenham sido investidos na avaliação e teste de cada um dos seus componentes. A qualidade é sua principal meta. Na mais pura tradição Harley-Davidson.

Afinal, a responsabilidade destes homens e mulheres é muito grande: projetar, analisar e testar a melhor motocicleta do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário