sexta-feira, 15 de julho de 2011

Suporte para o GPS Zumo 660 em Harley-Davidson alugadas

Estou me preparando para uma viagem "solo" nos Estados Unidos, utilizando uma Harley-Davidson alugada.
Em 2010, quando cruzei o país de New York a Los Angeles, eu participei de um grupo que teve a excelente organização da Harley Tours, de Curitiba, que planejou toda a viagem e nos deu apoio logístico e de navegação durante a viagem.

Desta vez, eu mesmo fiz o planejamento e vou utilizar meu GPS Zumo 660 para a navegação. O problema era como prendê-lo na motocicleta alugada. O suporte para motocicleta do Zumo 660 vem com o cabeamento para uma ligação direta no sistema elétrico, debaixo do banco. Claro que eu não posso fazer isto numa motocicleta alugada. Assim a solução é utilizar o suporte para automóveis, com a fonte de energia sendo provida pelo ponto existente (acendedor de cigarros) na Ultra Classic Electra Glide que usarei na viagem.

Depois de pensar bastante, decidi utilizar parte do suporte existente para motocicletas, com algumas adaptações. Os passos são os seguintes:
  • Primeiro temos que desprender a conexão elétrica à prova dágua, que faz parte do suporte e que não poderemos utilizar. Utilizaremos a placa provida da bola ajustável, que se prende ao guidão pelo braço ajustável.
  • Preparei uma base para o suporte do automóvel. Utilizei um perfil vazado de alumínio que usei na construção de um dos meus aeromodelos rádio-controlados. Mas pode ser qualquer chapa de alumínio com rigidez suficiente. Sugiro que tenha, no mínimo, 3 mm de espessura.
  • Foi feito um orifício no centro desta base, para acomodar a embocadura do suporte.
  • Utilizei velcros industriais de alta adesão para  prender o suporte de automóvel à base construída por mim. A 3M fabrica velcros com estas especificações. 
  • Foram feitos furos na parte traseira para aparafusá-la na placa suporte.
  • Na dúvida de que o velcro seja suficiente para suportar toda a vibração, resolví fazer um reforço com cordas elásticas, que darão mais firmeza ao conjunto. 
  • As cintas plásticas ajustáveis foram usadas para evitar que as cordas elásticas se desprendam do GPS durante o uso.
  • O suporte de automóvel do Zumo 660 não é impermeável. Portanto, em caso de chuva a solução é usar um Zip-Loc para proteger o conjunto. Ainda assim, dá para ver perfeitamente o mapa.
Conjunto protegido da chuva com Zip-Loc
Pintei a base de alumínio com tinta preta fosca e o novo suporte ficou pronto.

Vejam como ficou instalada na minha Ultra:


Fiz um "test-ride" hoje e funcionou muito bem.

3 comentários:

  1. Ficou de primeira Cmte!
    Sugiro patentear a idéia (rs).
    Desejo que tudo corra bem com vcs na viagem, e que voltem com muitas fotos e histórias para contar.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Wilson. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Imagino que sejam horas e horas de dedicação para postar as matérias e tentar responder a todos. Há pouco fui para a Califórnia e comprei lá um Garmin 2555. Não entendia NADA sobre GPSs e seu blog me ajudou muuuito! É uma pena que os recursos que temos lá nos USA são tão pobres aqui no Brasil (com o mesmo GPS!). Ainda não sei bem como contribuir com dados para atualizar os mapas, mas ainda chego lá. Outra coisa, percebi que alguns aparelhos 2555 citados pelos internautas têm entrada de cartão SD e o meu não tem (ou não achei). Estou gostando do aparelho, mas acho os desenhos das ruas muito grossas e dá um visual poluído à tela. Teria como mudar isso? (Mapas originais Garmin e Tracksource). Outra; não sei bem para que servem as camadas do GPS. Não entendi como se usa este recurso. Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, obrigado por acompanhar o blog. O Nuvi 2555 tem entrada para uma cartão microSD, na lateral esquerda do dispositivo. O cartão não vem com o aparelho. Camadas são imagens que podem ser obtidas (no Google Earth, por exemplo) e incorporadas nos mapas. Veja aqui para entender: http://www.geosaber.com.br/2013/03/basecamp-como-carregar-mapas-e-imagens.html. No 2555 as camadas são definidas pelo usuário, utilizando-se do ícone que está na parte inferior direita da tela. A largura das vias está diretamente relacionada ao zoom empregado. Quando estiver vendo o mapa, aparecerá dois ícones + e - para aumentar ou diminuir o zoom. O manual do Nuvi 2555 em português pode ser encontrado aqui:http://static.garmincdn.com/pumac/nuvi_24x5_25x5_OM_PT.pdf.
      Boa sorte e um abraço.

      Excluir